-
A
os seguintes tópicos devem constar do projeto: identificação, delimitação e justificativa do objeto da ação, especificação das refrações da questão social que serão objetos de intervenção e daquilo que ele, como profissional, se propõe a atender com a sua atuação.
B
os princípios ético-políticos da profissão do/da assistente social devem ser colocados em segundo plano frente ao projeto institucional dos empregadores.
C
o projeto de trabalho deve ser entendido como um instrumento, um manual estritamente normativo a ser seguido.
D
dispensa explicitações escritas, bastando, para a realização de seu trabalho, que o profissional tenha memorizado as informações fundamentais.
E
o/a assistente social deve acatar o conjunto das demandas institucionais, não sendo necessário que explicite as de sua competência ao empregador.
-
GABARITO A - os seguintes tópicos devem constar do projeto: identificação, delimitação e justificativa do objeto da ação, especificação das refrações da questão social que serão objetos de intervenção e daquilo que ele, como profissional, se propõe a atender com a sua atuação (CORRETA)
Justificativa Letra A:
Elementos fundamentais do Projeto de Trabalho
1) identificação, a delimitação e a justificativa, claras, do objeto da ação: o que o assistente social, com seu trabalho, se propõe a atender, que refrações da questão social serão objetos de sua intervenção
2) definição de seus objetivos com esse trabalho;
3) a identificação das metas;
4) apontamento dos recursos;
5) indicação dos mecanismos de controle social de seu trabalho.
Fonte: Formulação de projeto de trabalho profissional. Berenice Rojas Couto. Disponível em: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/429f4p9h466ylSR97U4f.pdf
-
GABARITO: LETRA A
A) os seguintes tópicos devem constar do projeto: identificação, delimitação e justificativa do objeto da ação, especificação das refrações da questão social que serão objetos de intervenção e daquilo que ele, como profissional, se propõe a atender com a sua atuação. → correto, são tópicos essenciais.
B) os princípios ético-políticos da profissão do/da assistente social devem ser colocados em segundo plano frente ao projeto institucional dos empregadores. → de forma alguma devem ser colocados em segundo plano, visto que são a "base", algo que nos norteia em nossa atuação, sendo primordiais para uma atuação crítica e de qualidade.
C) o projeto de trabalho deve ser entendido como um instrumento, um manual estritamente normativo a ser seguido. → não há manual, não há receita,cada demanda irá impor diferentes imposições de atuação.
D) dispensa explicitações escritas, bastando, para a realização de seu trabalho, que o profissional tenha memorizado as informações fundamentais. → não dispensa explicitações escritas, tanto que existem os laudos, os pareceres.
E) o/a assistente social deve acatar o conjunto das demandas institucionais, não sendo necessário que explicite as de sua competência ao empregador. → o assistente social não deve acatar as decisões institucionais, devendo colocar, de forma crítica, suas intenções e buscando desburocratizar as suas relações com os usuários na busca de efetivação de direitos.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺