SóProvas


ID
2825329
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Winnicott chama a atenção para o desenvolvimento psíquico da criança e aponta a importância da promoção de um ambiente facilitador para que o processo de maturação possa acontecer. Nesse sentido, o autor enfatiza a relevância

Alternativas
Comentários
  • Resp: A

    Para que o potencial hereditário do sujeito venha a ter uma oportunidade de atualizar-se, no sentido que venha manifestar-se no indivíduo, é necessário que as condições ambientais sejam adequadas, que haja uma "maternagem suficientemente boa". Nos primeiros meses do bebê, a "mãe suficientemente boa" tem 3 funções: 1- HOLDING (sustentação); 2- HANDLING (manejo) e 3- APRESENTAÇÃO DOS OBJETOS.

  • Não entendi por que a letra a.

  • A ) Ampla (correta)

    b) Restritiva

    c) Restritiva

    d) Restritiva

    e) Restritiva

  • Processo Maturativo

    --> faz parte do potencial herdado do bebê

    --> pode se revelar desde que os determinantes ambientais sejam adequados

    --> se o ambiente de facilitação for suficientemente bom, as tendências hereditárias de crescimento do bebê podem alcançar resultados favoráveis, como a integração.

    --> é com o bom holding que o bebê é capaz de desenvolver a capacidade de integrar suas experiências e desenvolver o senso de " eu sou".

    "Winnicott chama a atenção para o desenvolvimento psíquico da criança e aponta a importância da promoção de um ambiente facilitador para que o processo de maturação possa acontecer. Nesse sentido, o autor enfatiza a relevância das tendências hereditárias e sua relação com o desenvolvimento psíquico."

  • Marquei a B só por citar os objetos transicionais mas não me atentei à segunda parte da alternativa. Não encontrei material que descrevesse o processo de simbolização para Winicott, mas eu supus que, em sendo o objeto transicional algo de que se faz uso da separação do ego da criança do da mãe, quando principalmente da relação com o peito e o colo se produz em falta e lá estará o objeto transicional como algo que se possa manter, alcançar, cultivar e atacar, não podendo prescindir aí de uma postura representativa - simbólica (efeito mesmo da ausência com que se tem que lidar).

    Por outro lado, excluí justamente a alternativa A pela estranheza ao "tendências hereditárias". Sobre isso, encontrei:

    “Todos nascem com tendências hereditárias para a maturação, mas para que elas se concretizem é necessário que exista um ambiente facilitador satisfatório. Isso significa uma adaptação inicial sensível da parte de um ser humano. Esse ser humano é a mulher e, geralmente, a mãe” (1986g, p. 192).

    Também encontrei quem descrevesse essas tendências hereditárias como "um impulso biológico para o desenvolvimento."

  • De acordo com vários materiais que citam a Teoria do Amadurecimento de Winnicott, o indivíduo tem um potencial INATO para desenvolvimento e integração, onde podemos relacionar com TENDÊNCIAS HEREDITÁRIAS (afirmativa letra a); desde que possa contar com um ambiente facilitador.

    Quanto mais estudo sobre Winnicott, mais dúvidas surgem.