SóProvas


ID
2825506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

      Está, pois, suficientemente esclarecido que a virtude moral é um meio-termo entre dois vícios, um dos quais envolve excesso e o outro, deficiência, e isso porque a sua natureza é visar à mediania nas paixões e nos atos.

      Do que acabamos de dizer segue-se que não é fácil ser bom, pois em todas as coisas é difícil encontrar o meio-termo.

      (...)

      A justiça corretiva será o intermediário entre a perda e o ganho. Eis aí por que as pessoas em disputa recorrem ao juiz; e recorrer ao juiz é recorrer à justiça, pois a natureza do juiz é ser uma espécie de justiça animada; e procuram o juiz como um intermediário, e em alguns Estados os juízes são chamados mediadores, na convicção de que, se os litigantes conseguirem o meio-termo, conseguirão o que é justo. O justo, pois, é um meio-termo, já que o juiz o é. Ora, o juiz restabelece a igualdade.

Aristóteles. Ética a Nicômaco. In: Os pensadores. (Org.) José A. M. Pessanha. 4.ª ed., v. 2, São Paulo: Nova Cultural, 1991 (com adaptações).

A partir das ideias constantes nesse fragmento de texto, julgue o item a seguir.


Conforme a ética aristotélica, o meio-termo deve ser buscado por todas as pessoas como principal caminho para uma vida virtuosa, tanto nas ações como nas paixões humanas, a fim de se equilibrarem os vícios, tanto os decorrentes do excesso como aqueles que resultam da falta.

Alternativas
Comentários
  • o juiz não é bom ele é justo

  • "Do que acabamos de dizer segue-se que não é fácil ser bom, pois em todas as coisas é difícil encontrar o meio-termo."

    Levando em consideração essa frase, ser bom é alcançar o meio-termo, já que o conectivo "pois" trás a ideia de consequência na oração. Ainda segundo o texto, conseguir o meio-termo é ser justo: "O justo, pois, é um meio-termo". Se o juiz restabelece a igualdade, logo, o meio-termo, seu trabalho é a bondade, que é ser justo e, com isso, alcançar o meio-termo.


  • Conforme a ética aristotélica, o meio-termo deve ser buscado por todas as pessoas como principal caminho para uma vida virtuosa, tanto nas ações como nas paixões humanas, a fim de se equilibrarem os vícios, tanto os decorrentes do excesso como aqueles que resultam da falta.

    Não entendi o porque de está certo. Poderia alguem me ajudar por favor.

  • Pontos importantes para achar a resposta:

    "Está, pois, suficientemente esclarecido que a virtude moral é um meio-termo entre dois vícios";

    "Do que acabamos de dizer segue-se que não é fácil ser bom, pois em todas as coisas é difícil encontrar o meio-termo.".

    Os dois pontos acima estão no texto.

  • Querida amiga @CatianeBarreto,

    Quando diz-se (tanto os decorrentes do excesso como aqueles que resultam da falta)

    entendo como a procura da medida ''certa para cada ação'', nem muito excesso e nem a falta, mas tudo na equidade.

    me corrijam se eu estiver equivocada!!!!

  • Certo

    meio-termo de Aristóteles é uma doutrina criada pelo filósofo grego. O meio-termo para o pensador seria o estado ideal de vida em sociedade, onde os extremos são condenáveis (são vícios), e deve-se viver para buscar o equilíbrio.

  • Gabarito: Certo

    Comentário do Prof. Paulo Guimarães, do Estratégia Concursos:

    Agora sim estamos diante de uma definição consistente da mediania aristotélica.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/analista-mpu-gabarito-extraoficial-etica-direito-penal-militar-e-direito-processual-penal-militar/

  • "deve ser buscado por todas as pessoas" procurei algo relativo a isto no texto e não encontrei, no máximo um trecho que pode confundir: "sua natureza é visar à mediania", mas esta frase diz respeito ao conceito de virtude moral, enquanto o enunciado se refere a um dever das pessoas. Enfim... vamos dançando conforme a música.

  • Aristóteles relacionava um fato com sua causa final, cujo fim precípuo é a felicidade, realizável pela prática da virtude, identificada como o meio termo de toda ação.  

     

  • Pensando sobre o texto

    VIRTUDE MORAL = meio-termo

    virtude moral = meio-termo / mediania / intermediário

    entre

    excesso e deficiência/falta

    paixões e atos

    perda e ganho

    está entre o vício do excesso e o vício da deficiência/falta.

    natureza: mediania (meio termo) -> nas paixões E atos

    não é fácil ser bom

    é difícil encontrar o meio-termo / mediania

    justiça corretiva: intermediário

    Recorrer ao Juiz é = recorrer à Justiça

    o Juiz ( é = mediador, intermediário) É UM MEIO-TERMO, RESTABELECE a igualdade.

    Tem natureza de justiça animada) = justiça

    Em alguns Estados são chamados de mediadores, na convicção de que, se os litigantes conseguem o meio-termo, conseguirão o que é justo.

    .

    Está, pois, suficientemente esclarecido que a virtude moral é um meio-termo entre dois vícios, um dos quais envolve excesso e o outro, deficiência, e isso porque a sua natureza é visar à mediania nas paixões e nos atos.

       Do que acabamos de dizer segue-se que não é fácil ser bom, pois em todas as coisas é difícil encontrar o meio-termo.

       (...)

      A justiça corretiva será o intermediário entre a perda e o ganho. Eis aí por que as pessoas em disputa recorrem ao juiz; e recorrer ao juiz é recorrer à justiça, pois a natureza do juiz é ser uma espécie de justiça animada; e procuram o juiz como um intermediário, e em alguns Estados os juízes são chamados mediadores, na convicção de que, se os litigantes conseguirem o meio-termo, conseguirão o que é justo. O justo, pois, é um meio-termo, já que o juiz o é. Ora, o juiz restabelece a igualdade.

    Aristóteles. Ética a Nicômaco. In: Os pensadores. (Org.) José A. M. Pessanha. 4.ª ed., v. 2, São Paulo: Nova Cultural, 1991 (com adaptações).

    A partir das ideias constantes nesse fragmento de texto, julgue o item a seguir.

    questão - CERTA -

    Conforme a ética aristotélica, o meio-termo deve ser buscado por todas as pessoas como principal caminho para uma vida virtuosa, tanto nas ações como nas paixões humanas, a fim de se equilibrarem os vícios, tanto os decorrentes do excesso como aqueles que resultam da falta.

  • O FOCO

    BUSCAR ALCANÇAR A

    MEDIANA

    C

  • A citação estilisticamente também é linda: "o meio-termo deve ser buscado por todas as pessoas como principal caminho para uma vida virtuosa, tanto nas ações como nas paixões humanas, a fim de se equilibrarem os vícios, tanto os decorrentes do excesso como aqueles que resultam da falta."

    CORRETO O ITEM

  • Para responder as perguntas de ética que envolvem Aristóteles, tenha este conceito em mente: as pessoas devem buscar o meio termo e que os vícios e paixões vem dos excessos ou faltas;

  • Definição consistente da mediania aristotélica.

  • Uma das ideias presentes na ética aristotélica é a mediania. Segundo ela, a virtude consiste no meio-termo, ou seja, na justa medida de equilíbrio entre a falta e o excesso de quaisquer atributos ou características.


    Para Aristóteles, o ser humano para ter uma existência virtuosa deve viver de acordo com sua essência, ou seja, seguindo sua racionalidade e sua consciência reflexiva.


    Gabarito do professor: CERTO.

  • tô percebendo que tooda questão que cai Aristóteles vejo que a resposta mais correta vai ser a que ESTÁ LIGADA AO EQUILÍBRIO, MEIO-TERMO...SEM EXTREMISMOS

  • numa hora dessas que faz falta questoes da grande pensadora conteporanea: Valeska popozuda

  • A mediania aristotélica consiste na noção de que a virtude deve ser encontrada no comportamento equilibrado, enquanto o vício estaria nos extremos.

  • Tome café e leia a Bíblia e estude muito, Deus está vendo seu esforço, porém, está vendo vc na rede social sem estudar tbm.

    Estudar é uma benção, uma delicia, uma arma nas mãos dos inteligentes e uma tortura para os ignorantes.

    Fé no pai que a aprovação sai.

  • Questões que envolvam Aristóteles é 99% CORRETO! Mesmo parecendo estranho. kkkkk

  • Só interpretar o texto...não precisa saber o que essa disgrama pensa kkkkk

  • é só ouvir FUNK que a disciplina fica fácil.

  • GABARITO CERTO

    O meio termo era a concepção aristotélica de que a virtude estaria entre dois extremos (que ele considerava vícios), sendo sempre o resultado da prudência e da temperança. Deste modo, para agir virtuosamente - da maneira que era mais desejável - o sujeito precisaria saber se colocar entre os extremos.

    "O homem que tudo teme é um covarde, mas o homem que nada teme é precipitado".

    bizu: quem sonha com depen, e de extrema importância ler a obra Ética a nicomaco, o orgão ama tirar questões que envolve, ética, filosofia, moral, bons costumes , modos ..

  • GABARITO: CERTO!

    A virtude, segundo a ética aristotélica, é encontrada no meio-termo, sendo que qualquer extremo pode ser caracterizado como um vício.

  • achei que poderia ser errado por causa disso: meio termo das ações (ok) e meio termo das paixões (errado), paixão é sempre ruim, errado, nao tem meio termo. enfim, segue o jogo

  • Fica uma dica, na maiorias das vezes que a ética aristotélica falar coisas bonitas a questão está correta, tem exceções logico.

  • O TEXTO DÁ A RESPOSTA!

    "e procuram o juiz como um intermediário, e em alguns Estados os juízes são chamados mediadores, na convicção de que, se os litigantes conseguirem o meio-termo, conseguirão o que é justo. O justo, pois, é um meio-termo, já que o juiz o é. Ora, o juiz restabelece a igualdade".

    Seja forte!

  • Quase caio nessa por ser fiel à língua portuguesa: "deficiência" jamais será o mesmo que "falta".

    Segue o jogo!

  • Virtus in medium est - A virtude está no meio.

  • O equilibro é uma virtude que poucos obtêm

  • A virtude é uma ideia que foi muito discutida pelos filósofos gregos da Antiguidade. Ela representa o conjunto ideal de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem . Esse homem de bem, portanto, seria o homem virtuoso.

     

     

    Aristóteles valorizava bastante a vontade humana. Ele dizia que a virtude era uma “disposição adquirida de fazer o bem”, e que ela se aperfeiçoa com o hábito, pois mesmo o homem virtuoso poderia buscar a entronização de outros valores.

     

    Uma noção que merece ser destacada em relação a Aristóteles é a chamada mediania aristotélica . Basicamente Aristóteles considera que os impulsos humanos podem levar o indivíduo a extremos em termos de comportamento, e esses extremos representam o vício (o contrário da virtude). Por outro lado, a virtude estaria no equilíbrio, no controle sobre esses impulsos na busca pelo ideal de equilíbrio.

  • Questão bonita demais pra está errada kkkkkk

  • É a mediana aristotélica, ou seja, a virtude fica entre os extremos, pois o que está em exagero é vício.

  • ANOTE ESSAS AFIRMAÇÕES E SONHE COM O FINADO ARISTÓTELES :

    • Ética aristotélica existe a necessidade de ser identificada a intenção (ou o caráter voluntário) das atividades e atitudes para que de fato seja reconhecido seu aspecto ético.

    • Segundo Aristóteles, é preciso identificar entre as ações e as paixões as que sejam voluntárias, ou seja, aquelas que dependem da vontade, a fim de se reconhecer seu aspecto ético.

     

    • De acordo com o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.- 322 a.C.), a política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana por meio da formação moral dos cidadãos e o conjunto dos meios necessários para isso. Segundo o filósofo a ética é a doutrina moral individual do homem na Cidade-Estado (polis).

    • Conforme a ética aristotélica, o meio-termo deve ser buscado por todas as pessoas como principal caminho para uma vida virtuosa, tanto nas ações como nas paixões humanas, a fim de se equilibrarem os vícios, tanto os decorrentes do excesso como aqueles que resultam da falta.
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  • “Virtus in medium est”