SóProvas


ID
2825857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

     Visto que a virtude se relaciona com paixões e ações, e é às paixões e ações voluntárias que se dispensa louvor e censura, enquanto as involuntárias merecem perdão e às vezes piedade, é talvez necessário a quem estuda a natureza da virtude distinguir o voluntário do involuntário. Tal distinção terá também utilidade para o legislador no que tange à distribuição de honras e castigos. São, pois, consideradas involuntárias aquelas coisas que ocorrem sob compulsão ou por ignorância; e é compulsório ou forçado aquilo cujo princípio motor se encontra fora de nós e para o qual em nada contribui a pessoa que age e que sente a paixão — por exemplo, se tal pessoa fosse levada a alguma parte pelo vento ou por homens que dela se houvessem apoderado.

      (...)

      No que tange a dar ou receber dinheiro, a mediania é a generosidade; o excesso é a prodigalidade, e a deficiência, a mesquinhez, mas o indivíduo pródigo e o mesquinho são excessivos e carentes de maneiras opostas entre si; o pródigo se excede em dar e é deficiente em obter, enquanto o mesquinho se excede em obter e é deficiente em dar.

Aristóteles. Ética a Nicômaco. In: Os pensadores. (Org.) José A. M. Pessanha. 4.ª ed. Vol. 2. São Paulo: Nova Cultural, 1991 (com adaptações).

A partir do fragmento de texto antecedente, julgue o item a seguir.


Segundo Aristóteles, a prodigalidade e a mesquinhez correspondem a vícios, marcados pelo excesso e pela falta respectivamente, ao passo que a generosidade corresponde a uma virtude a ser buscada voluntariamente para se encontrar a mediania.

Alternativas
Comentários
  • Estou resolvendo agora todas as questões dessa prova, imagina a minha felicidade quando acerto uma questão.


  • Porra de Aristóteles! Quero que ele se exploda!!

  • GAB.: CERTO


    [...] No que tange a dar ou receber dinheiro, a mediania é a generosidade; o excesso é a prodigalidade, e a deficiência, a mesquinhez, mas o indivíduo pródigo e o mesquinho são excessivos e carentes de maneiras opostas entre si; o pródigo se excede em dar e é deficiente em obter, enquanto o mesquinho se excede em obter e é deficiente em dar.

    • Prodigalidade: excesso. É um vício;

    • Mesquinhez: falta. Também é um vício;

    Generosidade: É a mediania (equilibro) entre a prodigalidade e a mesquinhez. A generosidade é uma virtude a ser buscada voluntariamente.


    HAIL IRMÃOS!

  • Mais uma vez trago um questionamento: em qual parte do texto diz que a generosidade é uma virtude a ser buscada voluntariamente para se encontrar a mediana? O texto apenas explica que a generosidade é a Mediana, não fala nada sobre ela ser uma virtude a ser buscada pelo individuo. O cespe geralmente se atenta tanto ao que está estritamente expresso no texto, por isso marquei errado. Alguém poderia comentar esse meu pensamento?

  • Esse Aristóteles traumatizou minha vidaaa!

  • questões de ética Cespe tem que fazer com um cachimbo da paz

  • "indivíduo pródigo e o mesquinho são excessivos e carentes de maneiras opostas entre si"



    Do trecho se entende que ambos são excessivos. Por isso o gabarito é duvidoso, em minha opinião.


    "a prodigalidade e a mesquinhez correspondem a vícios, marcados pelo excesso e pela falta respectivamente"


    A alternativa dá a ideia de um é excessivo e outro tem falta.

  • Nessa questão achei que o Cespe foi injusto com o gab. (GAB: certo), pois ele não fala em vícios, muito menos que a generosidade deve ser buscada voluntariamente. Marquei errado por entender que extrapolou o texto.

     

    Vejamos o segundo parágrafo:

    No que tange a dar ou receber dinheiro, a mediania é a genesosidade; o excesso é a prodigalidade, e a deficiência, a mesquinhez, mas o indivíduo pródigo e o mesquinho são excessivos e carentes de maneiras opostas entre si; o pródigo se excede em dar e é deficiente em obter, enquanto o mesquinho se excede em obter e é deficiente em dar.

     

    questão:

    Segundo Aristóteles, a prodigalidade e a mesquinhez correspondem a vícios, marcados pelo excesso e pela falta respectivamente, ao passo que a generosidade corresponde a uma virtude a ser buscada voluntariamente para se encontrar a mediania. 

  • Essa questão é complicada, eu achei que a resposta estava extrapolando ao dizer que " uma virtude a ser buscada voluntariamente", pois o texto diz apenas que "é às paixões e ações voluntárias que se dispensa louvor e censura" mas enfim....

  • Excesso é vício? Quem disse?

  • Textinho bem complicado, mas não impossível, Parabéns para o CEBRASPE (Cespe).


    GABARITO "CERTO"


    "No que tange a dar ou receber dinheiro, a mediania é a generosidadeo excesso é a prodigalidade, e a deficiência, a mesquinhez, mas o indivíduo pródigo e o mesquinho são excessivos e carentes de maneiras opostas entre si; o pródigo se excede em dar e é deficiente em obter, enquanto o mesquinho se excede em obter e é deficiente em dar."

    • Prodigalidade: excesso. É um vício;

    • Mesquinhez: falta. Também é um vício;

    • Generosidade: É a mediania (equilibro) entre a prodigalidade e a mesquinhez. A generosidade é uma virtude a ser buscada voluntariamente.


    Também é comentado que a Generosidade é uma virtude, podemos comprovar isso no primeiro parágrafo:


    "Visto que a virtude se relaciona com paixões e ações, e é às paixões e ações voluntárias que se dispensa louvor e censura, enquanto as involuntárias merecem perdão e às vezes piedade, é talvez necessário a quem estuda a natureza da virtude distinguir o voluntário do involuntário."


    OU SEJA


    A Generosidade corresponde a uma virtude a ser buscada voluntariamente para se encontrar a mediania.

  • Pelo que percebi nessa prova, quando se tratar de Ética você interpreta (extrapola) além do que vier no texto e quando se tratar de Português você julga estritamente (sem extrapolação) pelo que vier escrito. Só assim pra acertar.

  • Minha dúvida tbm, Matheus Silva.

     

    "indivíduo pródigo e o mesquinho são excessivos e carentes de maneiras opostas entre si"

     

    Do trecho se entende que ambos são excessivos. Por isso o gabarito é duvidoso, em minha opinião.

     

    "a prodigalidade e a mesquinhez correspondem a vícios, marcados pelo excesso e pela falta respectivamente"

     

    A alternativa dá a ideia de um é excessivo e outro tem falta.

  • Minha opinião.

    Questão super estranha e bem complexa. Errei na prova e aqui também.

  • Quem se importa com o que esse fulano pensa? qual o sentido em cobrar isso numa prova? Qual o benéfico que o serviço público vai ter em conseguir um servidor que sabe o que esse maluco pensava?

    Deviam cair questões sobre o que o cara vai enfrentar no dia a dia do serviço público e não essas coisas ridículas, fala sério!

  • Pessoal pensa que a prova eh pra pegar os capacitados para o cargo. Errado.

    a prova eh pra selecionar quem acerta a questao. Esse eh o jogo.

  • Questão de alto nível. Porém muito boa pra avaliar os candidatos que gostam da área de humanas.

  • Questão boa. Quem não tem uma boa leitura acaba se perdendo.

  • Acertei porque analisei que vícios corresponde prodigalidade e a mesquinhez e virtudes corresponde a generosidade  .

  • Gabarito: Certo.


    Qual a diferença entre princípios, valores e virtudes?


    Valores são normas ou padrões sociais geralmente aceitos por determinado indivíduo ou sociedade, dependendo assim do contexto cultural no quais estão inseridos. Os valores são, portanto, pessoais, subjetivo e relativos.

    Por outro lado, os princípios são mandamentos universais, comuns a todos os indivíduos e grupos. Os princípios também podem ser definidos por uma perspectiva diferente, segundo a qual são juízos abstratos de valor, mandamentos de otimização que orientam a interpretação e a aplicação das regras. 

    Por fim, as virtudes são disposições constantes do espírito, as quais, por um esforço da vontade, inclinam à prática do bem. Para Aristóteles, há duas espécies de virtudes: a intelectual e a moral. A virtude intelectual é adquirida por meio do ensino e, assim, necessita de experiência e tempo. A virtude moral é adquirida como resultado do hábito, que determina nosso comportamento como bom ou ruim.

    (Fonte: Passo Estratégico - Estratégia Concursos)

  • Quando li: SEGUNDO ARISTÓTELES, detive-me a observar estritamente o exposto no texto, o qual não menciona que a GENEROSIDADE É UMA VIRTUDE QUE DEVE SER BUSCADA.

    Caso tivesse lido, podemos INFERIR, certamente teria marcado o gabarito CERTO.

    Assim fica difícil, não basta ter uma boa leitura, precisa ter boa intuição para inferir o que propõe o examinador.

  • No dia da prova pensei que ainda estava resolvendo questões de português. Isso é interpretação de texto...

    Bons Estudos!!!

  • Essa questão tava num bafafá só.... todo mundo achando que era de Ética, mas alguns falaram que era de Português.

  • Se fosse português ia estar errada por extrapolação.

  • ERREI NA PROVA E ERREI AQUI!  Moral: Aristóteles é O cara da filosofia, ética, e português. 

  • CESPE SENDO CESPE. PENSEI QUE ESTAVA NA PROVA DE COMPREENSÃO DE TEXTO. KKKKKKK 

  • FÁCIL: Se qualquer questão diz: - Segundo Aristóteles,...

    SENTA QUE LA VEM HISTORIA KKK

    Filosofia pura. O cérebro de uma pessoa comum nunca entende 10% do que ele diz e o que realmente quis dizer.

  • pulei kkkkkk

  • Totalmente absurda essa questão, falou, falou e não disse nada. Ou seja eliminou gente boa por uma coisa que não faz sentindo nenhum na execução do cargo e no julgamento da capacidade do candidato

  • Onde é que o texto afirma que " que a generosidade corresponde a uma virtude a ser buscada voluntariamente"? Porque até onde vejo não há nada que corrobore essa afirmação dada como certa pela questão. Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

  • Gabarito: Certo

    Assertiva:

    1) Segundo Aristóteles, a prodigalidade e a mesquinhez correspondem a vícios, marcados pelo excesso e pela falta respectivamente: no último parágrafo do texto, Aristóteles "dá um exemplo" de como a sua teoria da mediania se aplicaria em relação ao dinheiro. Para entender melhor, imagine uma linha que vá de 0% a 100%. Segundo Aristóteles, tanto o 0% quanto o 100% corresponderiam a vícios, pois representam excessos, para menos ou para mais. A virtude, para ele, corresponderia ao equilíbrio entre esses extremos (ou seja, ao 50% em nossa linha imaginária). Para ele, a prodigalidade (ou seja, a dilapidação do patrimônio, gastando tudo o que se tem) é um vício, pois representa um excesso para mais (estaria no 100% de nossa linha). Por outro lado, a mesquinhez (ou seja, a avareza, não gastando nada - ou muito pouco - do que se ganha) também é um vício, pois representa um excesso para menos - isto é, falta (estaria no 0% de nossa linha). O equilíbrio entre essas duas posturas (que é a virtude para Aristóteles) seria a generosidade, já que ela representa o meio termo, o uso dos recursos com parcimônia (equivaleria aos 50% de nossa linha). Por isso, a primeira parte da assertiva está correta.

    2) ao passo que a generosidade corresponde a uma virtude a ser buscada voluntariamente para se encontrar a mediania: conforme explicado acima, a generosidade é justamente o meio termo (mediania) entre a prodigalidade e a mesquinhez, e é esse equilíbrio que caracteriza a virtude para Aristóteles. Ela deve ser buscada voluntariamente porque, como explicado no primeiro parágrafo do texto, apenas as paixões e ações voluntárias são passíveis de avaliação do ponto de vista ético (não há como analisar eticamente uma ação que não foi realizada intencionalmente pelo agente). Por isso, a segunda parte da assertiva também está correta.

    Comentário do Prof. Paulo Guimarães, do Estratégia Concursos:

    A mediania aristotélica consiste na busca pelo equilíbrio. A virtude está no meio, enquanto os extremos são os vícios. No exemplo dado no texto, a mesquinhez e a prodigalidade são dois extremos no que se refere à maneira como o indivíduo lida com seus bens materiais, ao passo que a generosidade está no equilíbrio, e por isso é uma virtude.

    Comentário do Prof. Diogo Surdi, do Gran Cursos:

    De acordo com Aristóteles, a prodigalidade e a mesquinhez correspondem a vícios. Ao passo que a prodigalidade está relacionada com os excessos, a mesquinhez liga-se à falta. A generosidade, em sentido oposto aos demais conceitos, corresponde à virtude, que deve ser utilizada de forma voluntária (com intenção) com o objetivo de alcançar a mediania. 

    Comentário da Prof. Priscila Ferreira, do Alfacon:

    A prodigalidade seria um extremo, portanto um vício. Portanto, o equilíbrio seria entre a prodigalidade e a mesquinhez. É preciso observar que a base das virtudes é a moderação e o contrário das virtudes são os vícios, isto é, os extremos.

  • o cara as vezes está louco de drogas

  • "Olha aqui tal de Aristóteles, nem te conheço minha amigo!"

    -Didico

  • são vícios porque são excessos? é isso?

  • No que uma questão dessas avalia um candidato?

  • quem respondeu interpretando o texto, se rodou..

  • Mas a virtude não é algo intrínseco ao ser? Algo que não pode ser buscando, vez que já nasce com o indivíduo?

  • Vícios e Virtudes - Música 03 do Charlie Brown Jr. Acústico MTV.

    Vícios = qualidade Negativa

    Virtudes = qualidade Positiva

    Questão: Segundo Aristóteles, a prodigalidade e a mesquinhez correspondem a vícios, marcados pelo excesso e pela falta respectivamente, ao passo que a generosidade corresponde a uma virtude a ser buscada voluntariamente para se encontrar a mediania.

  • Ano: 2019 Banca: CESPE Órgão: PRF Prova: Policial Rodoviário Federal

    A respeito de ética no serviço público, julgue o item a seguir.

    Servidor público que se apresenta habitualmente embriagado no serviço ou até mesmo fora dele poderá ser submetido à Comissão de Ética, a qual poderá aplicar-lhe a pena de censura.???

     

    AÍ VC PEGA ESSAS QUESTÕES DE ÉTICA DA PROVA DO MPU E VER QUE O AVALIADOR ESTAVA USANDO UMA DROGA BEM PESADA AO FAZER AS QUESTÕES...

    ESPERO QUE NAO SEJA O MSM AVALIADOR NA PROVA DO PG-DF/2020.

  • Procurem direto o comentário do M FS. Foi o melhor.

  • Agora vou ter que saber até o que ZÉ DA PIPOCA falou sobre ética e moral é brincadeira isso

  • Gabarito: Certo

    Se quiser, leia os comentários, se não, passe para apróxima e esqueça para sempre essa questão!

  • Interpretação de texto seria imprescindível nessa questão.

    Gabarito: Certo

  • Só lembrando que é o Cespe a banca da prova do TJ-RJ.

    Então, questões como essa de Ética podem cair na prova.

  • Essa questão não tem lógica, errei hoje, errei no dia da prova e vou errar de novo se resolver ela de novo.

    gab. c

  • Aristóteles ,em sua ética, fala do meio termo , da justa medida.Portanto,aquilo que for excesso ou falta é considerado vício por ele.A humildade na visão dele,por exemplo,é um vício por falta

  • Achei que tinha colocado no filtro ética e não interpretação de texto.

  • A banca devia colocar no edital: Filosofia.

  • ARISTÓTELES OU ARISFÓDELES, EIS A QUESTÃO...

  • Quando volto aqui e faço questões de ética, lembro o quanto me desconcentrei no dia da prova ao ver essas questões. Saí odiando a banca. rsrs

  • Aristóteles>Dialética>Lógica

  • Eis uma questão excelente para anexarem o comentário do professor, mas o QC insiste em comentar somente questões fáceis. Juro que tento entender.

  • Eis uma questão excelente para anexarem o comentário do professor, mas o QC insiste em comentar somente questões fáceis. Juro que tento entender.

  • Quando a questão vem falando de um conhecimento de algum autor geralmente a questão esta correta!

  • CERTO, FELIPE DIA 26/05/2020 NA LUTA.

  • Tem que estar muito fumado p responder questões de ética.

  • Infelizmente o Q.concursos está cada vez mais parecido com rede social, cheio de comentários inúteis.

  • A mediania aristotélica consiste na busca pelo equilíbrio. A virtude está no meio, enquanto os extremos são os vícios. No exemplo dado no texto, a mesquinhez e a prodigalidade são dois extremos no que se refere à maneira como o indivíduo lida com seus bens materiais, ao passo que a generosidade está no equilíbrio, e por isso é uma virtude.

    ARISTÓTELES diz que somente existe virtude quando há vontade. Se alguém faz algo involuntariamente (seja por uma compulsão ou uma doença, por exemplo), essa ação não pode ser julgada sob o ponto de vista ético. 

    (ESTRATÉGIA)

  • Para responder essa questão seria necessário conhecer o significado de "Prodigalidade", que nesse caso denota Gastos Exagerados. Sem precisar necessariamente de conhecimentos dos "contos de carochinha" desses filósofos (minha opinião!)

    Bons estudos!!!

  • Acho que Aristóteles fumou muita maconha estragada ou deu um cheiro no cú de um bode.....

  • Até entendo a complexidade da questão. Só que, no texto, está exatamente a resposta a respeito do que se foi dito:

    "o que tange a dar ou receber dinheiro, a mediania é a generosidade; o excesso é a prodigalidade, e a deficiência, a mesquinhez, mas o indivíduo pródigo e o mesquinho são excessivos e carentes de maneiras opostas entre si; o pródigo se excede em dar e é deficiente em obter, enquanto o mesquinho se excede em obter e é deficiente em dar."

    Vamos à questão:

     a prodigalidade e a mesquinhez correspondem a vícios, marcados pelo excesso e pela falta respectivamente, ao passo que a generosidade corresponde a uma virtude a ser buscada voluntariamente para se encontrar a mediania.

  • Não desistam, todos podemos.

  • Técnico do MPU agora vai filosofar para a população em seu atendimento.

  • Para responder as perguntas de ética que envolvem Aristóteles, tenha este conceito em mente: as pessoas devem buscar o meio termo e que os vícios e paixões vem dos excessos ou faltas;

  • Para responder as perguntas de ética que envolvem Aristóteles, tenha este conceito em mente: as pessoas devem buscar o meio termo e que os vícios e paixões vem dos excessos ou faltas;

  • Conforme o enunciado, é possível identificar que o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da diferença entre vício e virtude segundo a ética aristotélica.

    Destaca-se, no entanto, que essa diferença não está explícita de maneira direta no texto. De acordo com o extrato do texto Ética a Nicômaco tem-se que “o excesso é a prodigalidade, e a deficiência, a mesquinhez" e que “a mediana é a generosidade".

    Sendo assim e conforme a ética aristotélica de relacionar os vícios às paixões e sentimentos involuntários que impedem o crescimento do homem e a virtude às atividades e atitudes voluntárias que superam os vícios, é possível inferir que a assertiva está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Gabarito Certo

    Leitura recomendada para entender esse viés Aristotélico: 11 lições sobre a virtude de São Tomás de Aquino.

  • questão absurda para nível médio

  • Segundo o filósofo, havia uma mediania (uma espécie de justa medida) entre dois extremos morais, que eram considerados viciosos (ruins): um por excesso de algo e outro por falta de algo. A justa medida seria a moderação da ação entre os dois vícios, o que resultaria na virtude. Por exemplo, a coragem seria a virtude por justa medida, compreendida entre o vício da temeridade (excesso de coragem) e covardia (falta de coragem).

    Fonte:

  • Eu, com a cabeça lá em interpretação textual, pensei em extrapolação e errei.

  • vícios--->prodigalidade e avareza/mesquinhez

  • Tantas questões bacana pra eles elaborarem, eles insistem em aristóteles... ai ai ai ai ai

  • Só sei porque estudei Filosofia como cadeira na Administração Pública! Bom de ler e de refletir, mas é coisa de piripac!

  • Só sei porque estudei Filosofia como cadeira na Administração Pública! Bom de ler e de refletir, mas é coisa de piripac!

  • É simples de acordo com Aristóteles deve sempre buscar o equilíbrio...

    Ser muito mesquinho é ruim, também é ruim dar tudo pra todos...

    Deve-se buscar o equilíbrio...

  • ✅Gabarito Certo.

    Uma dica que acredito que irá ajudar vcs a resolverem questões sobre Ética:

    Na grande parte das vezes em que a assertiva vier transcrevendo um fato, historicidade da conduta Ética (frequentemente, segundo 'fulano', é marcado...) é batata ela estar correta. Perceba que não há afirmação nem negação, apenas uma informação. Veja:

    "Segundo Aristóteles, a prodigalidade e a mesquinhez correspondem a vícios, marcados pelo excesso e pela falta respectivamente, ao passo que a generosidade corresponde a uma virtude a ser buscada voluntariamente para se encontrar a mediania."

    Espero ter ajudado!!!

    _________

    Bons Estudos.

  • saudades daquela época que só caia o 1171 nos concursos. quem gabarita ética hj não passa no toxicológico.
  • Perfeito, magnífico, esplêndido! Em síntese, Aristóteles diz que a virtude é a busca por bons hábitos e a mediania é saber equilibrar os vícios que estão nos extremos (o excesso e a escassez) através do uso da razão. Assim, para o filósofo, saber equilibrar os vícios é ser virtuoso. A exemplo, podemos citar a coragem, meio termo entre a covardia e a temeridade. Esses assuntos não são conhecimentos apenas para passar em concurso, mas também para a vida.

  • Fiquei drogado só d ler...

  • Tava muito bonita para estar errada!

  • Chega a dar medo de responder essas pestes! Subjetividade ao extremo. PQP. Aí, um dia... um dia ainda vou rir tanto disso tudo!

  • De acordo com o extrato do texto Ética a Nicômaco tem-se que “o excesso é a prodigalidade, e a deficiência, a mesquinhez" e que “a mediana é a generosidade".

    Sendo assim e conforme a ética aristotélica de relacionar a virtude às atividades e atitude voluntárias, é possível inferir que a assertiva está correta.

  • TIVE QUE RECORRER AO PAI DOS BURROS! PRODIGALIDADE?

    CESPE É OSSO!

    ESTUDA QUE DOI MENOS!

    A ENXADA ESTÁ PARA SER APOSENTADA :) :) :)

  • eu errei essa pois há um trecho em que consta que "...o indivíduo pródigo e o mesquinho são excessivos e carentes à sua maneira...", então interpretei como se a alternativa estivesse errada na parte em que diz que "a prodigalidade e a mesquinhez correspondem a vícios, marcados pelo excesso e pela falta respectivamente", posto que no próprio texto consta que ambos são marcados pelo excesso e pela falta.

  • Uma boa interpretação de texto facilita em acertar ou não...

  • Textinho chato do car%*$*l*o!

  • Nesse contexto PRODIGALIDADE = Generosidade e dadivosidade.

    Conhecimento nunca é demais.

    Seja forte!

  • PQ diabos alguém tem que saber isso?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????/

  • Que viagem é essa, Jesus

  • Aristóteles diz que é preciso buscar a moderação, ou seja, o meio termo entre Avareza e o Pródigo. Assim, portanto, alcançando a Moderação= Generoso

  • Perfeito!

    CERTO

  • mesquinhez = FALTA??????????????????????????????????????????????????

  • A questão está muito linda, por isso acertei!

    Cada questão uma viagem...

  • GAB: CERTO

    Questão de gente que transcendeu...

  • MEDIANIA ARISTOTÉLICA

    Avareza ou Mesquinhez <------------Generosidade----------------->Prodigalidade

    Avareza: vício pela falta

    Prodigalidade: vício pelo excesso

    Generosidade: é a mediana; equilíbrio a ser atingido; virtude que deve ser buscada.

  • Mesquinhez é a falta de generosidade. Por outro lado, prodigalidade é o excesso de generosidade. Ambos são vícios, já que, para Aristóteles, o ser humanos deve buscar a mediana aristotélica, nem tanta bondade, nem tão pouca.

  • Que questão linda!

  • profundo

  • A questão estava tão linda que eu não teria como marcar errada. Se eu demoro mais 2 minutos relendo a questão, volto até com a minha ex. Aquela ingrata!!

  • A partir do fragmento de texto antecedente, julgue o item a seguir.

    Segundo Aristóteles, a prodigalidade e a mesquinhez correspondem a vícios, marcados pelo excesso e pela falta respectivamente, ao passo que a generosidade corresponde a uma virtude a ser buscada voluntariamente para se encontrar a mediania.

    Conforme o texto em tela, a Ética a Nicômaco (obra mais conhecida de Aristóteles de «Ética») tem-se que “o excesso é a prodigalidade (abundância, fartura), e a deficiência, a mesquinhez e que a mediana é a generosidade”.

    Relacionando à ética aristotélica, vícios às paixões e sentimentos involuntários impedem o crescimento do homem e a virtude às atividades e atitudes voluntárias superam os vícios.

  • Até choro

  • A resposta está no próprio texto da questão, é mais interpretação do que conhecimento sobre a matéria.