-
Indicador Analítico: constituído de uma unica variável, por exemplo, taxa de alfabetização.
Indicador Sintético: resultante de uma composição de variáveis, por exemplo, o IDH.
-
Altern. D
Os indicadores podem ser classificados quanto à forma, à valoração, à objetividade, à natureza das variáveis e suas relações.
1.3.1 Quanto à forma
Analítico (simples)
Permite avaliar aspectos diretos da realidade.
Ex.: População de 15 anos ou mais alfabetizada.
Sintético (complexo)
É constituído por indicadores analíticos ou por muitas variáveis, e permite verificar
comparabilidades pela construção de rankings.
Ex.: Índice de Condições de Qualidade de Vida - ICQV.
FONTE: MANUAL DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES – 2016 – SEPLAN – GOV. EST. MATO GROSSO
-
Indicadores direcionadores (drivers), que monitoram a causa antes do efeito e caracterizam-se pela possibilidade de alterar o curso para o alcance de um resultado.
Indicadores de resultados (outcome), que monitoram o efeito e não permitem mais alterar um dado resultado
Fonte: http://blog.iprocess.com.br/2014/05/medidas-metricas-e-indicadores/; Acessado em 16/04/2019
-
Indicadores de resultado/resultante (indicadores lag): são indicadores que apontam um resultado alcançado, como o valor de vendas por vendedor. Eles olham para resultados alcançados com base em esforços passados, não tendo como gerar insumos para que o tomador de decisões interfira nos resultados atuais. Com os dados dos indicadores de resultado, é possível avaliar se os esforços anteriores foram direcionados no sentido correto e modificar os esforços apenas para o próximo ciclo de planejamento, e não mais para o atual.
Indicadores de tendência/direcionador (lead): são os indicadores que apontam uma tendência para o resultado buscado pela organização, sendo verdadeiros direcionadores do desempenho. Por exemplo, o indicador "número de horas dedicadas pelos funcionários às atividades de vendas com os clientes" pode ser um indicador de que, no futuro, o resultado das vendas irá subir. Note que o indicador de tendência mostra como outro indicador deverá se comportar no futuro. Este tipo de indicador é muito importante para a gestão, para que se possa gerenciar os recursos disponíveis rumo a um resultado futuro. Isso acontece porque não é necessário esperar o futuro acontecer para, só depois dos resultados, poder medir o desempenho e realizar ações de melhoria.