SóProvas


ID
2826796
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Conchas - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Sobre os princípios contábeis assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gab A


    Os Princípios Contábeis, por sua vez, definem as diretrizes essenciais sobre atos e fatos agraciados pela Contabilidade. Tais fatos são oriundos das análises e observações da realidade econômica, social e institucional .

    Entretanto, verificada alguma alteração significativa nas características que subsidiaram a formação dos primeiros Princípios, o observador deverá realizar uma nova análise da realidade e alterar, adaptar ou substituir os Princípios inicialmente formados por novos Princípios que traduzam as situações observadas. O papel do observador pode ser exercido por comissões especiais de conferências e convenções internacionais, pelos comitês especialmente designados e pelas entidades de classe .

    De acordo com a equipe de professores da FEA/USP, a aceitação de um Princípio requer dois requisitos básicos para que este seja incorporado à doutrina e prática contábil:

    1-Deve ser considerado objetivo e praticável;

    2-Deve ser útil.

    Alguns observadores, com poder de decisão, principalmente, na classe contábil, imputam mais importância ao Princípio ser praticável que a sua utilidade inerente. Sendo assim, para que um Princípio seja aceito, além de representar a realidade econômica, deverá também ser considerado praticável. Os Princípios podem ser apresentados por duas correntes: a acadêmica, formada pelos estudiosos da Contabilidade, que estabelece os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos; e a oficial, representada pelo Conselho Federal de Contabilidade, que estabelece os Princípios de Contabilidade.

  • Os princípios contábeis constituem as “vigas-mestras” da ciência contábil, revestindo-se dos atributos de universalidade e veracidade, conservando validade sob qualquer circunstância. Esses princípios, na condição de verdades primeiras (axiomas) de uma ciência, jamais serão diretivas de natureza operacional, característica essencial das normas, que a partir dos princípios, estabelecem ordenamentos sobre o “como fazer”, isto é, técnicas, procedimentos, métodos, critérios, etc., tanto nos aspectos substantivos, quanto nos formais.

    Atenção!

    as normas de contabilidade estabelecem como os procedimentos devem ser realizados, enquanto os princípios estabelecem o que será feito em dada situação.