SóProvas


ID
2827066
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Utilize o texto abaixo para responder a questão.

      O Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, foi a data escolhida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) para o lançamento de uma campanha pela humanização da Medicina. Com o mote “O calor humano também cura”, a ação pretende enaltecer a vocação humanitária do médico e fortalecer a relação entre esses profissionais e seus pacientes, um dos pilares da Medicina.
       As peças da campanha ressaltam, por meio de filmes, anúncios e banners, que o médico é especialista em pessoas e que o toque, o olhar e a conversa são tão essenciais para a Medicina quanto a evolução tecnológica.
(No Dia do Médico, Cremesp lança campanha pela humanização da Medicina. Disponível em: www.cremesp.org.br)

Levando em conta a linguagem, o formato e a finalidade do texto, conclui-se que se trata de

Alternativas
Comentários
  • Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.

    As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:

    - Texto de cunho informativo;

    - Textos descritivos e/ou narrativos;

    - Textos relativamente curtos;

    - Veiculado nos meios de comunicação;

    - Linguagem formal, clara e objetiva;

    - Textos com títulos (principal e auxiliar);

    - Textos em terceira pessoa (impessoais);

    - Discurso indireto;

    - Fatos reais, atuais e cotidianos.

     

    Fonte: Toda matéria.

  • Notícia x Reportagem


    A reportagem apresenta mais informações que a notícia. Isso deve ser deixado bem claro com relação a Diferença entre Notícia e Reportagem.

    Este gênero jornalístico engloba causas ou desdobramentos de uma notícia, com a liberdade de criar interpretações sobre o tema.

    O jornalista pode incluir mais fontes, e expandir sua pesquisa.

    Para elaborar a reportagem, o profissional tem mais tempo para produzir o conteúdo, o que beneficia a possibilidade de pesquisa de campo.

    Ou seja, o jornalista pode fazer a apuração presencial, no local do ocorrido, em contato direto com cenas, personagens entre outros aspectos envolvidos com o tema da reportagem.

    É um apanhado muito maior de informação. Quanto mais detalhado, melhor. Imagens e gráficos também podem ser usados para ilustrar a reportagem.A reportagem apresenta mais informações que a notícia. Isso deve ser deixado bem claro com relação a Diferença entre Notícia e Reportagem.

    Este gênero jornalístico engloba causas ou desdobramentos de uma notícia, com a liberdade de criar interpretações sobre o tema.

    O jornalista pode incluir mais fontes, e expandir sua pesquisa.

    Para elaborar a reportagem, o profissional tem mais tempo para produzir o conteúdo, o que beneficia a possibilidade de pesquisa de campo.

    Ou seja, o jornalista pode fazer a apuração presencial, no local do ocorrido, em contato direto com cenas, personagens entre outros aspectos envolvidos com o tema da reportagem.

    É um apanhado muito maior de informação. Quanto mais detalhado, melhor. Imagens e gráficos também podem ser usados para ilustrar a reportagem.

  • EDITORIAL : nesse gênero, discute-se uma questão, apresentando o ponto de vista do jornal, da empresa jornalística ou do redator-chefe. É um gênero pertencente ao tipo textual dissertativo argumentativo;


    ARTIGO DE OPINIÃO: nesse gênero, busca-se convencer o leitor em relação a uma determinada ideia. O autor do artigo de opinião não representa o ponto de vista do veículo que publica o texto. Esse também é um gênero pertencente ao tipo textual dissertativo argumentativo;


    NOTÍCIA: nesse gênero, relata-se concisamente e objetivamente os fatos da realidade. Na notícia, encontramos as seguintes informações: o que, quem, quando, onde, como e por quê;


    REPORTAGEM: os livros didáticos de Língua Portuguesa caracterizam o gênero reportagem como um texto jornalístico que trata de fatos de interesse público. A abordagem desses fatos é mais aprofundada em relação à abordagem observada no gênero notícia;


    A CARTA COMERCIAL: ou também conhecida como correspondência técnica não é apenas um meio das empresas se comunicarem, é uma correspondência empresarial que visa iniciar, manter ou encerrar as negociações. Como é necessário convencer o receptor é preciso ter um texto elaborado.

  • GAB:A.

    A notícia é mais curta que a reportagem. A reportagem procura ilustrar e sair para a pesquisa.

    CARTA COMERCIAL - É uma comunicação empresarial.

  • Um exemplo prático em portais jornalísticos é a entrada do Jornal Nacional.

    Quando Bonner e Renata diz os ''destaques do dia'', como a seguinte frase com a entonação: ''Mais de 120 pessoas morreram nas últimas horas na Europa, a maioria delas na Alemanha, em meio ao intenso temporal que provocou inundações e deslizamentos de terra.''.  Isso é uma notícia. Contudo, quando acaba esses destaques nós seguimos para o aprofundamento de cada noticiário, ai vai ter filmagens mais longas, repórter entrevistando, dados sendo revelados e mostrando as possíveis causas, enfim, um aprofundamento. Isso é uma reportagem.

    Perceberam a diferença? Uma é direta e concisa, a notícia, enquanto a outra consegue ser mais complexa por apresentar várias condições, a reportagem.