SóProvas


ID
2827633
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa W foi contratada pelo cliente Z, em 20X0, para prestar serviços de manutenção de ar condicionado durante o ano 20X1. De acordo com o contrato, o cliente Z pagou à empresa W o valor integral contratado no ato da assinatura do contrato. A área operacional da empresa W preparou uma planilha com as datas em que o serviço seria prestado durante o ano de 20X1 e encaminhou ao contador e ao gerente financeiro. O gerente financeiro também enviou ao contador o documento de crédito em conta do valor do contrato pago pelo cliente Z. Ao receber a referida planilha e o documento de crédito, o contador reconheceu a receita, porém o gerente financeiro divergiu do reconhecimento feito pelo contador. Para dirimir divergência levantada pelo gerente financeiro e a preocupação da empresa W com a adequada mensuração do resultado, um perito contábil foi contratado para emitir um parecer técnico contábil orientando como o valor do contrato deveria ser reconhecido. De acordo com o que disciplina o item 16 da NBC TG 47-Receita, analise os itens I a IV e em seguida assinale a opção CORRETA que deve corresponder à orientação do Perito Contábil. 


I . O valor contratado deve ser reconhecido na receita no momento da assinatura do contrato.

II. O valor recebido deve ser reconhecido na receita no momento do recebimento do crédito.

III. O valor recebido deve ser reconhecido a crédito do passivo.

IV. O valor recebido deve ser reconhecido na receita quando da prestação do serviço.


Está(ão) CORRETO(S) apenas o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • NBC TG 47-Receita

    16. A entidade deve reconhecer a contraprestação recebida de cliente como passivo até que uma das hipóteses do item 15 ocorra ou até que os critérios do item 9 sejam subsequentemente atendidos. [...].

    15 Quando o contrato com o cliente não atender aos critérios do item 9 e a entidade receber contraprestação do cliente, a entidade deve reconhecer a contraprestação recebida como receita somente quando qualquer uma das seguintes hipóteses tiver ocorrido:

    (a) a entidade não possui obrigações restantes de transferir bens ou serviços ao cliente, e a totalidade, ou praticamente a totalidade, da contraprestação prometida pelo cliente foi recebida pela entidade e não é restituível; ou

    (b) o contrato foi rescindido e a contraprestação recebida do cliente não é restituível.

    9. A entidade deve contabilizar os efeitos de um contrato com um cliente [...] somente quando todos os critérios a seguir forem atendidos:

    (a) quando as partes do contrato aprovarem o contrato [...] e estiverem comprometidas em cumprir suas respectivas obrigações;

    (b) quando a entidade puder identificar os direitos de cada parte [...];

    (c) quando a entidade puder identificar os termos de pagamento [...];

    (d) quando o contrato possuir substância comercial; e

    (e) quando for provável que a entidade receberá a contraprestação à qual terá direito em troca dos bens ou serviços que serão transferidos ao cliente. [...]

    A empresa W foi contratada pelo cliente Z, em X0, para prestar serviços de manutenção de ar condicionado durante o ano X1. De acordo com o contrato, o cliente Z pagou à empresa W o valor integral contratado no ato da assinatura do contrato.

    É Receita Antecipada (Passivo). Só é Receita na execução do serviço.

    Gab. C

  • RESOLUÇÃO DA QUESTÃO:

    https://www.youtube.com/watch?v=d1xg5j2YyZU

    MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/1oDWj1jGzmOJc2iv7N-LZG1lPM72W7xsV/view?usp=sharing