No contexto da World Wide Web, uma fazenda de conteúdo é uma empresa que emprega um grande número de escritores freelancers para gerar grandes quantidades de conteúdo textual que é especificamente projetado para satisfazer algoritmos para recuperação máxima por mecanismos de busca automatizados. Wikipedia (inglês)
crowdsourcing combina os esforços de voluntários identificados ou de trabalhadores em tempo parcial, num ambiente onde cada colaborador, por sua própria iniciativa, adiciona uma pequena parte para gerar um resultado maior. O "crowdsourcing" distingue-se de terceirização pelo fato de o trabalho ser feito por um público indefinido, em vez de ser encomendado ou atribuído a um grupo especificamente designado para realizá-lo.wikipedia
Uberização do trabalho: externalização dos empregados que passam a realizar suas tarefas sob demanda mediante um app, de uma forma tão flexível como instável.
Gig economy, também conhecida como “economia freelancer” ou "economia compartilhada" (um termo um tanto quanto incorreto), é um ambiente que compreende tanto trabalhadores temporários e sem vínculos empregatícios quanto empresas que contratam esses trabalhadores para realizar tarefas pontuais.
Trabalhador independente ou freelancer, conhecido popularmente no Brasil pelas expressões ou gírias freela ou frila, é um profissional autónomo que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.
Content Farms, também chamadas de “jornalismo McDonald´s”, publicam artigos de redatores freelancers sem prestar muita atenção ao conteúdo e sim ao número de visitas. Quanto mais artigos, maior o pagamento, que na esmagadora maioria dos casos não passa dos 30 ou 40 dólares por artigo. Um mesmo autor chega a produzir até 20 textos por dia. Os temas são menos importantes que a sua capacidade de atrair leitores. Uma Content Farm (ou fazenda de conteúdo) é uma empresa que gera conteúdo usando bots ou emprega um grande número de redatores freelancers para gerar grandes quantidades de conteúdo projetado para satisfazer algoritmos de motores de busca. Seu principal objetivo é gerar receita em publicidade através de plataformas de anúncios como o Adsense. Fonte: https://goomore.com/blog/content-farms/
Jornalismo Guiado por Dados (Data-Driven Journalism): é o processo de obtenção, construção, filtragem, análise e apresentação de bases de dados, com o objetivo de gerar notícias. Wikipedia
letra a
O Jornalismo Guiado por Dados (Data-Driven Journalism) é o processo de obtenção, construção, filtragem, análise e apresentação de bases de dados, com o objetivo de gerar notícias.
Content farms: sites com milhoes de artigos, geralmente de péssima qualidade.
A internet operou este milagre, e o público passou a poder manifestar-se de forma coletiva e interativa. É o que os especialistas chamam de crowdsourcing (as multidões como fonte de conhecimento). Como várias outras idéias na internet, conseguimos entender melhor o funcionamento da crowdsourcing mais na prática do que na teoria. Um exemplo concreto é a Wikipédia e todas as páginas web que se apóiam em recomendações e críticas de consumidores. (http://observatoriodaimprensa.com.br/codigo-aberto/uma-conversa-com-os-leitores-sobre-a-tal-de-crowdsourcing/)