SóProvas



Questões de Aldeia Global


ID
96061
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Talvez eu fale tão pouco de comunicação porque para mim essa noção está implícita na ....... A comunicação é a cola do mundo pós-moderno. Dito de outra forma, ela é um meio de reencarnação desse velho simbolismo, simbolismo arcaico, pelo qual percebemos que não podemos nos compreender individualmente, mas que só podemos existir e compreendermo-nos na relação com o outro"

(MAFFESOLI, M. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 20, p. 13-20, abr. 2003.2003, p. 13). Eduardo Portanova Barros (http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/ stories/pdfs)

Ao explicar as concepções teóricas de Maffesoli lembra que o filósofo defende que, "para além de uma concepção progressista, destacam-se três arcaísmos na pós-modernidade: o retorno de Dioniso (dimensão hedonista da existência), a ideia de tribo (modo de estar-junto a partir do gosto compartilhado) e a de nomadismo (sedentarização da existência, retorno da animalidade, do bárbaro e do selvagem)".

A palavra que completa o trecho do texto de Maffesoli, é

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra e) sociabilidade

    Porém nas minhas pesquisas, o termo que eu encontrei foi "socialidade".

    "Talvez  eu  fale  tão  pouco  de comunicação porque para mim essa noção está implícita na socialidade. A comunicação é  a  cola  do  mundo  pós-moderno".

    Fonte: http://revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/viewFile/336/267

  • COMUNICAÇÃO É UM TERMO que raro em pre go, embora reconheça cada vez mais a sua per ti nên cia. Trata-se da maneira con tem po râ nea, pós-moderna, de fazer re fe rên cia ao sim bo lis mo (não no sentido sim ples do ter mo, simbólico, mas na acepção freudiana e lacaniana de simbolismo). Não seria errado também falar em comunicação por re fe rên cia aos novos pensamentos mís ti cos, caso se tome por essencial a idéia de conjunção: a comunicação é que nos liga ao outro. Para usar o meu vocabulário ha bi tu al, a co mu ni ca ção é o que faz reliance (re li ga ção). A comunicação é cimento social. Talvez eu fale tão pouco de co mu ni ca ção porque para mim essa noção está im plí ci ta na socialidade. A comunicação é a cola do mundo pós-moderno. Dito de outra forma, a comunicação é uma forma de re en car na ção desse velho simbolismo, sim bo lis mo arcaico, pelo qual percebemos que não podemos nos compreender in di vi du al men te, mas que só podemos existir e com pre en der mo-nos na relação com o outro. Nesse sentido, a idéia de individualismo não faz muito sentido, pois cada um está ligado a outro pela mediação da co mu ni ca ção. O importante é o primum relationis, ou seja, o princípio de relação que me une ao outro.


ID
141526
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O surgimento das mídias digitais alterou a forma como as pessoas se comunicam. Sobre essas mídias, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • e) tornaram a informação mais transparente.
  • Acertei por eliminação, mas discordo  do posicionamento da banca. As mídias digitais são mais transparentes do que a velha mídia burguesa. Esse é o posicionamento, inclusive do Pierre Levy.


ID
329587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com o conceito de sociedade do espetáculo, de Guy
Debord, julgue os itens seguintes.

Para a sociedade do espetáculo, vale o que a mídia elege como bom. Sob formas diversas — como o jornalismo, a propaganda e o entretenimento —, o espetáculo nutre-se da cultura das aparências e de mecanismos de identificação.

Alternativas
Comentários
  • certa

    A Sociedade do Espetáculo

    Por José Aloise Bahia em 25/01/2005 na edição 313 http://observatoriodaimprensa.com.br/speculum/a-sociedade-do-espetaculo/

    ...Os meios de comunicação de massa criam a partir daí uma realidade própria para que a sociedade se solidarize e crie novos critérios de julgamento e justiça conforme seus conceitos manipuladores.

    ... Considerado de acordo com seus próprios termos, o espetáculo é a afirmação da aparência e a afirmação de toda a vida – isto é, social – como simples aparência...

    A sociedade do espetáculo é o próprio espetáculo, a forma mais perversa de ser da sociedade de consumo. Como bem observa José Arbex Jr. no livro Showrnalismo: a notícia como espetáculo (Editora Casa Amarela, São Paulo, 2001):


ID
420961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

      No pensamento político moderno, a noção de massa  apareceu difusamente de início, para depois cristalizar-se em  conceito, no sentido de designar pura e simplesmente a parcela  majoritária da população. Contrapõe-se, assim, às noções de elite  e público.


             Gabriel Cohn. Sociologia da comunicação: teoriae ideologia. São Paulo: Pioneira, 1993, p. 29.

A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue o   item  seguinte.

Na perspectiva pós-moderna das culturas híbridas, a cultura de massas criou uma identidade cultural uniforme, homogênea e globalizada, em escala planetária. Assim, os conceitos de classe social, públicos segmentados e elites culturais foram completamente superados. Nessa nova concepção, prevalece a noção de comunidades virtuais, as quais assumiram o papel de elites culturais na pós- modernidade.

Alternativas
Comentários
  • quando se fala em hibridismo temos heterogeneidade.

  • Não há, também, que se falar em superação completa dos conceitos de classe social, públicos segmentados e elites culturais.

  • Vivemos um momento em que a diferença é nossa maior pauta, então não há como falar que conceitos de classe social ou públicos segmentados foram totalmente superados.


ID
420964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

      No pensamento político moderno, a noção de massa  apareceu difusamente de início, para depois cristalizar-se em  conceito, no sentido de designar pura e simplesmente a parcela  majoritária da população. Contrapõe-se, assim, às noções de elite  e público.


             Gabriel Cohn. Sociologia da comunicação: teoriae ideologia. São Paulo: Pioneira, 1993, p. 29.

A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue o  item   seguinte.

Os estudos acerca de cibercultura apresentam diversas visões a respeito do caráter democratizante das tecnologias de comunicação e de informação. Nessa pluralidade, destacam-se aqueles que ressaltam a democracia virtual e os que apontam as tecnologias como uma força a favor do capitalismo, em seu estágio informacional.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Ao mesmo que a tecnologia favorece a participação social via ferramentas digitais, ela, por intermédio dos meios de comunicação, serve de instrumento p/ cooptação de "quais" informações serão disponibilizadas para o debate público.


ID
550810
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Como é descrito o comportamento das pessoas, na perspectiva da teoria do “mundo pequeno", que vem sendo aplicada ao estudo das redes de relacionamento formadas em sites da Internet?

Alternativas
Comentários
  • Que mundo pequeno! Você já deve ter ouvido ou usado alguma vez essa expressão, provavelmente ao acabar de conhecer alguém que você descobriu conhecer algum outro conhecido seu. Mas o que sempre pareceu uma incrível coincidência é na verdade a comprovação de uma teoria científica que diz justamente isso: que o nosso mundo de quase sete bilhões de habitantes é realmente pequeno. Ou, mais precisamente, que há apenas seis graus de separação entre qualquer habitante do planeta.

    Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/teoria-do-mundo-pequeno.htm


ID
564631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No ambiente da Internet, as ferramentas de publicação de weblogs permitem que o usuário escreva, publique e gerencie seu conteúdo. Nesse contexto, um recurso que permite que determinado post de um blog seja acessado por uma URL fixa é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Um web feed, traduzível para fluxo webfonte web ou canal web, é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sítios de notícias ou blogues. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feedao qual usuários podem se inscrever, no formato de uma hiperligação. Outros formatos de dado possíveis de serem comunicados por feeds são arquivos de áudio, que pessoas amam fazer. wikipedia

     

    Um widget é um componente de uma interface gráfica do usuário, o que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc.. Outro emprego do termo são os widgets da área de trabalho, pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho e fornecem funcionalidade específicas ao utilizador Wikipédia

     

    Tag : Mas existe outra forma de organização e classificação de informações extremamente comum na internet e na Web 2.0, que utiliza palavras-chave para relacionar informações semelhantes. Essas palavras-chave são conhecidas como Tags ou metadados. Metadados são dados usados para classificar e organizar arquivos, páginas e outros conteúdos. https://www.tecmundo.com.br/navegador/2051-o-que-e-tag-.htm

     

    Permalink: 

    Ligação permanentelink permanente ou apontador permanente, do inglês permalink, é um URL que aponta para uma postagem específica de um blog. Alguns sistemas antigos não possuem esse recurso.

    O intuito dele é permitir que se chegue diretamente ao post desejado quando se faz referência a alguma postagem ou a um conteúdo específico, tornando imediato o acesso ao conteúdo referenciado. wikipedia


ID
596905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos às ideias de Herbert Marshall
McLuhan e a outras teorias e conceitos da comunicação.

O conceito de aldeia global, proposto por McLuhan, foi inspirado nas primeiras transmissões de Internet, feitas por militares, nos Estados Unidos da América. McLuhan vislumbrou, com esse conceito, o potencial da tecnologia para, em um só ambiente, articular a comunicação em todo o mundo.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de "aldeia global", criado pelo filósofo e educador canadense Marshall McLuhan [1], quer dizer que o progresso tecnológico estava reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia. Marshall McLuhan foi o primeiro filósofo das transformações sociais provocadas pela revolução tecnológica do computador e das telecomunicações. Como paradigma da aldeia global, ele elegeu a televisão, um meio de comunicação de massa em nível internacional, que começava a ser integrado via satélite. Esqueceu, no entanto, que as formas de comunicação da aldeia são essencialmente bidirecionais e entre dois indivíduos. Somente agora, com o celular e a internet é que o conceito começa a se concretizar.

    O princípio que preside a este conceito é o de um mundo interligado, com estreitas relações econômicas, políticas e sociais, fruto da evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (vulgo TIC), particularmente da World Wide Web, diminuidoras das distâncias e das incompreensões entre as pessoas e promotor da emergência de uma consciência global interplanetária, pelo menos em teoria.

    Essa profunda interligação entre todas as regiões do globo originaria uma poderosa teia de dependências mútuas e, desse modo, promoveria a solidariedade e a luta pelos mesmos ideais, ao nível, por exemplo da ecologia e da economia, em prol do desenvolvimento sustentável da Terra, superfície e habitat desta "aldeia global".

    Fonte: wikipedia
  • McLuhan  é anterior à internet. Seus pensamentos eram focados na televisão. Ele morreu em 1980, antes de a internet existir como a conhecemos hoje (o sistema www só foi proposto em 1989 e a internet só se tornou comercial em 1993). Apesar disso, é considerado um visionário justamente porque suas teorias se aplicam ao contexto da web que vivemo hoje.

    Os infográficos nos links abaixo mostram de modo interessante o desenvolvimento da internet.
    http://www.tecmundo.com.br/infografico/9847-a-historia-da-internet-pre-decada-de-60-ate-anos-80-infografico-.htm#comentarios
    http://www.tecmundo.com.br/infografico/10054-a-historia-da-internet-a-decada-de-1990-infografico-.htm
  • McLuhan  é anterior à internet. Seus pensamentos eram focados na televisão. Isso basta para perceber que a questão está errada.

  • O veículo básico da aldeia global é a televisão, conectando todo o planeta por meio de uma linguagem universal, a imagem.


ID
882850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande
variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como,
por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as
redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis
nos contextos empresariais e profissionais.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Inclui-se, entre os fundamentos do Facebook, o aproveitamento dos efeitos de rede, em que cada indivíduo representa um nó da teia www, comunicando e partilhando informações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    A ideia é exatamente essa do nó. Cada indivíduo, seja no Facebook, ou em qualquer outra rede social, representa um nó que se comunica com diversos outros nós, formando uma teia complexa. Essa teia é, em si, a própria rede social.
  • Certa.
    www.facebook.com/nomedousuario
  • No Facebook, cada indivíduo é realmente semelhante a um nó da www (web). Em ambos os casos, os nós se comunicam e trocam informações.

    Gabarito: Correto


ID
1044787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.

O conceito de aldeia global foi emitido nos anos 60 por Marshall McLuhan para sintetizar a ideia de que as novas tecnologias da comunicação, com a televisão ao centro, alterariam o modo de o homem ver o planeta.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de aldeia global é utilizada por Marshall Mcluhan (1962) para sintetizar uma série de evoluções tecnológicas que estavam acontecendo desde 1929, com o surgimento das primeiras televisões e que culminou no lançamento do primeiro satélite de telecomunicações, o Telstar, pelos Estados Unidos. 

    Em 1929 realizam-se com sucesso as primeiras experiências de televisão. Os computadores aparecem nos Estados Unidos no início da década de quarenta, em plena II Guerra Mundial, devido à necessidade de descodificação das mensagens encriptadas dos inimigos. Na década de cinquenta, os transístores substituem as válvulas nos aparelhos electrónicos, permitindo a sua miniaturização e embaratecimento. Em 1959, a IBM apresenta o primeiro computador electrónico, dois anos depois

    de a União Soviética ter lançado o primeiro satélite artificial, o Sputnik e um ano depois de nos Estados Unidos ter sido criada

    a primeira rede de computadores, precursora da Internet, a Arpanet, com fins exclusivamente militares. Em 1962, o primeiro satélite de comunicações, o Telstar, foi lançado pelos Estados Unidos. Começava a configurar-se uma nova ágora, agora global,

    ou, se preferirmos a expressão de McLuhan (1962), começava a configurar-se uma aldeia global, ancorada nas telecomunicações, nas vias e veículos de comunicação, nos novos media e também numa nova língua universal, o inglês.

    Fonte: Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media, de Jorge Pedro Souza

    Elementos de Teoria e

    Pesquisa da Comunicação e

    dos Media


ID
1157383
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito dos estudos canadenses de comunicação, assinale a alternativa que NÃO faz parte do pensamento de Marshall McLuhan..

Alternativas

ID
1217923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à inter-relação entre comunicação de massa, indústria cultural, meios de comunicação e ambientes tecnológicos, julgue o item a seguir.

Ao antever um mundo interconectado nos moldes de uma aldeia global, o filósofo Marshall McLuhan o supôs reticular e resultante de filtros preliminares correspondentes a cada uma de suas comunidades interpretativas isoladas e marcadas por códigos específicos, como ocorre com a língua e a cultura autóctones.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia comentar essa questão

  • A Galáxia de Gutemberg, de Marshall McLuhan, 1962, p. 38:

    Essa situação [a de uma socieda de oral onde a interdependência resu ta da interação necessária às causas e aos efeitos na totalidade da estrutura] é típica de uma aldeia e, desde o advento dos meios eletrônicos de comunicação, da aldeia global. Também é o mundo da publicidade e das relações públicas que é o mais consciente dessa nova e fundamental dimensão que é a interdependência global.

  • errada

    McLuhan era um visionário. Ao se referir à Aldeia Global, o filósofo cita um espaço de convergência, em que haveria “redes virtuais”, as noções de sentido se perderiam e as ideias estariam em direções caóticas. Para ele, haveria um mundo unificado, uma malha global, algo como uma grande teia democrática que abrigaria todos.

     

    McLuhan acreditava que os homens, devido ao surgimento da imprensa, estavam isolados, isso porque cada um era capaz de analisar, pensar e viver solitariamente. No entanto, afirmava que devido ao que classificou como “civilização da eletricidade”, tudo mudaria e voltaríamos ao passado na medida em que os homens viveriam novamente em grupo – a diferença é que isso seria facilitado por uma estrutura virtual. Na época, novas formas de contato midiático surgiam (telefone, televisão) e, além disso, por ser professor universitário, ele sentia a diferença entre as gerações. Foi nessas circunstâncias que imaginou uma nova forma de mídia. Para ele, a chegada de uma estrutura tecnológica possibilitaria o fim de um mundo linear.

    fonte: https://www.uai.com.br/app/noticia/pensar/2014/09/20/noticias-pensar,159524/aldeia-global-que-conceito-e-esse.shtml


ID
1238236
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em A Galáxia de Gutemberg, lançado em 1962, o professor canadense Marshall McLuhan defendeu que os meios de comunicação criaram um ambiente mental que abrangia todo o planeta, sendo os veículos impressos os de maior influência na formação da cultura europeia e da consciência humana. Na referida obra, este ambiente cultural e comunicacional mundializado foi descrito por McLuhan, pela primeira vez, com um conceito que perpassa toda sua obra. Este conceito é o de

Alternativas
Comentários
  • Aldeia Global é um termo criado pelo filósofo canadense Herbert Marshall McLuhan, com o intuito de indicar que as novas tecnologias eletrônicas tendem a encurtar distâncias e o progresso tecnológico tende a reduzir todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia: um mundo em que todos estariam, de certa forma, interligados.1 A expressão foi popularizada em sua obras “A Galáxia de Gutenberg”(1962) e, posteriormente, em “Os Meios de Comunicação como Extensão do homem”(1964). McLuhan foi o primeiro filósofo a tratar das transformações sociais provocadas pela revolução tecnológica do computador e das telecomunicações.

    Segundo o filósofo, enquanto a imprensa nos destribalizou, os meios eletrônicos estão a nos retribalizar 2 . De acordo com esta visão, os meios eletrônicos estão a reconstituir uma tradição oral, pondo todos os nossos sentidos humanos em jogo. "A quantidade de informações transmitidas pela imprensa excede, de longe, a quantidade de informações transmitidas pela instrução e textos escolares", explica McLuhan, em seu livro Revolução na Comunicação3 4 .


ID
1364167
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo um paradigma que vê as notícias como construção social, as notícias são resultado de processos complexos de interação social.
As teorias alinhadas a esse paradigma consideram como fatores determinantes na produção das notícias os itens relacionados abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Errada B - É no mínimo antiético patrocinadores influenciarem na construção da notícia.


ID
1437847
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pierre Lévy foi um dos primeiros autores a teorizar sobre o ciberespaço e um dos seus livros mais conhecidos é “O que é o virtual”, editado no Brasil, em 1996. Lévy equipara o hipertexto e a web como um conjunto de hipertextos à ideia de

Alternativas
Comentários
  • A inteligência coletiva seria, pois, uma forma do homem pensar e compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas, utilizando recursos mecânicos, como por exemplo a internet. Nela, os próprios usuários geram o conteúdo através da interatividade com o website.

  • A resposta correta é "Ciberespaço".

    Lévy equipara o hipertexto + web no conceito de comunicação midiática dentro do ambiente virtual, formando então o conjunto de hipertexto na web, denominado ciberespaço.


ID
1437910
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A interatividade é considerada uma das características do jornalismo desenvolvido para a Web. Nas notícias produzidas para as mídias digitais, a interatividade permite que o leitor/usuário escolha, dentre a malha hipertextual, os links que lhe interessam e que darão a continuidade da informação. Neste contexto,

Alternativas
Comentários
  • C) — 

    Linguagens da Mídia Contemporânea - Prof. Gerson Martins

    www.gersonmartins.jor.br/dados/aulas/turma4/aula-mestrado-155.pdf

    18 de mar de 2013 - âmbito da própria notícia, ou seja, a navegação pelo hipertexto também pode ser classificada como uma situação interativa. Adota-se o termo ...

  • Acredito que o erro da letra A está em dizer que a interatividade permite que o usuário configure os produtos jornalísticos de acordo com seus interesses individuais. Na verdade esse é o conceito de Personificação ou Customização, outras características marcantes na web.

  • O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas.

  • Navegar pelo hipertexto é também interagir, de certa forma.

  • Arlindo Machado (1997) amplia o conceito de interatividade e ressalta que a navegação através do hipertexto também é um modo de interação, dentre uma série de processos interativos que envolve o leitor.

    Fonte:

    "Jornalismo On-line: Modos de Fazer" - Carla Rodrigues (org.)  p. 169


ID
1437934
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornalismo online se consolida quando é possível diferenciá-lo dos meios tradicionais. Para tanto, pesquisadores tentam estabelecer características próprias do meio digital, as quais implicam em novas rotinas de produção jornalística.

Está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Uma das maiores controvérsias a respeito deste conceito é sobre sua vinculação obrigatória ou não com a internet e outros meios digitais. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet, através da WWW, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links.

    Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim). Uma enciclopédia é um clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não-linear de leitura.4

  • A opção B parece correta para mim. Nao encontrei algo nela que a torne ERRADA.

  • Qual o erro da alternativa B? Alguém pode explicar?

  • Mas a interatividade é possível também com o rádio, muito antes do advento da internet, das mídias digitais. Por isso, a alternativa C como resposta é questionável.

  • CARINA LOPES: a palavra "subsequente"

    Ana Paula: também acho, se formos considerar a impossibilidade de interação, a letra E também é correta.

  • Ana Paula e Felipe: mas em nenhum momento a banca fala que as novas mídias inovaram ou criaram a interatividade, nem nenhuma outra palavra que dê a entender que é novidade. A letra C fala que é uma das características das novas mídias. E é. E ainda fala que foi "potencializado", ou seja, a própria assertiva fala que não é novidade nem uma exclusividade da internet.

  • Bruna e Carine: o erro da B é dizer que hipertextualidade é exclusividade dos meios digitais.


ID
1437964
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A colaboração do público em produtos jornalísticos desenvolvidos para as redes digitais está em significativa expansão. Com relação ao processo de participação da audiência

Alternativas
Comentários
  • A Evolução da Web

     

    Web 1.0: Sites com conteúdos estáticos, produzidos maioritariamente por empresas e instituições, com pouca interatividade entre os internautas. Altavista, Geocities, Yahoo, Cadê, Hotmail, DMOZ eram as grandes estrelas da internet.

     

    Web 2.0: Conteúdos produzidos pelo próprios internautas, maior interatividade online através de Blogs e sites como o Youtube, Flick, etc.

     

    A Web 3.0 ou Websemântica é a terceira geração da Internet. Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos. Esta nova Web também pode ser chamada de "A Web Inteligente".


ID
1619557
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise a questão, e julgue o item.


Sobre jornalismo colaborativo, a partir das premissas do livro "Webjornalismo – Política e Jornalismo em Tempo Real" – (Borges, 2009), é uma tendência de desenvolvimento da internet enfatizar a troca de informações e a colaboração dos internautas em sites e serviços virtuais.


Alternativas

ID
1686907
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A comunicação, enquanto problema particular e como disciplina organizada, somente ganha autonomia quando de uma tomada de significação. Quando ela passa a ter o sentido de uma prática social que se exprime como estratégia racional de inserção do indivíduo na coletividade.

MARTINO, Luiz C. Interdisciplinaride e objeto de estudo da comunicação. In: HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luis C. e FRANÇA, Vera Veiga (Org.) Teorias da comunicação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 34. 

Assinale a opção que se encontra em DESACORDO com o enunciado do autor. 


Alternativas
Comentários
  • A opção que está em desacordo! Opção b - nada a ver laços de sangue e valores da tradição.

  • Por que não pode ser a letra D?


ID
2370166
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As proposições de que “o meio é a mensagem” e “o mundo se tornou umaaldeia global” marcam as pesquisas de Herbert Marshall McLuhan. Assinale a alternativa na qual uma das teorias de McLuhan está definida de forma correta.

Alternativas
Comentários
  • “O meio é a mensagem”

    Na concepção de McLuhan, é o meio que configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas. As tecnologias são extensões das capacidades humanas e introduzem novos conteúdos veiculados pelos meios.

     

    Fonte: https://teoricosnocomando.wordpress.com/category/marshall-mcluhan/


ID
2482471
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os sistemas de estruturação do sentido pela digitalização do saber supõem um modelo geocultural que pode impor como critério de universalidade um modo particular de pensar e de sentir, uma maneira própria de ‘organizar a memória coletiva’, como já diziam Simon Nora e Alain Minc ao diagnosticar a ameaça de monopolização dos ‘estoques de informação’ por uma única potência. Com o desdobramento do ciberespaço global, coloca-se a questão da modelização do saber por uma sociedade hegemônica que corre o perigo de praticar uma divisão seletiva quanto à sua própria memória coletiva.

(MATTELART, Armand: A globalização da comunicação. Bauru: Edusc, 2000)


A formação de uma rede global de comunicação impõe diversos desafios aos comunicadores do Século XXI. Um dos principais deles é

Alternativas

ID
2640832
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da cibercultura, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra e

    Willian Gibson, o termo designa todo conjunto de rede de computadores nas quais circulam todo tipo de informação. É o espaço não físico constituído pelas redes digitais.

     

    Como afirma Lévy (1999, p. 17), o ciberespaço é "o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial de computadores".

     

    fonte; http://www.pedagogia.com.br/artigos/ciberespaco_cibercultura/index.php?pagina=1

  • O termo Cibercultura tem vários sentidos, mas se pode entender como a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo, seja por meio da construção colaborativa, das multimodalidades e/ou da hipertextualidade. Em decorrência disso, em 2000, o pesquisador Pierre Lévy detalha a ideia da conexão planetária

  • ITEM E (O enunciado pedi CIBERCULTURA, quem trata essa abordagem no ciberespaço é Pierre Lévy)

     

    Para Gibson, ciberespaço é um espaço não físico no qual uma alucinação consensual pode ser experimentada diariamente pelos usuários. Já para Lévy, o ciberespaço é definido como o espaço de comunicação formado pela interconexão mundial dos computadores e das suas memórias. Constituindo-se num espaço virtual de trocas simbólicas entre pessoas poderão ser entendido como o espaço de troca de informação na cultura contemporânea.

     

    http://www.pedagogia.com.br/artigos/ciberespaco_cibercultura/index.php?pagina=1

     

     

    O escritor americano William Gibson inventou o termo ciberespaço em 1982, para se referir ao ambiente virtual criado pelas redes de computadores. Dois anos depois, publicou seu romance de estréia, Neuromancer, que influenciou a trilogia Matrix e se tornou o trabalho mais conhecido do subgênero da ficção científica chamado cyberpunk.


    (https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:sdH0dNeOp6oJ:https://link.estadao.com.br/blogs/renato-cruz/william-gibson-o-ciberespaco-e-aqui/+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b-ab)

     


ID
2643151
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com André Lemos, um dos principais teóricos brasileiros da cultura digital, o que as tecnologias de comunicação contemporâneas potencializam na cibercultura é (são):

Alternativas
Comentários
  • Estados meditativos! Essa foi pesada.


ID
2671984
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma rede é um conjunto de pontos, os “nós”, interconectados. Ou seja, elementos que se comunicam entre si – e, por conta disto, toda rede é uma estrutura complexa de comunicação, na qual os vários “nós” interagem em múltiplas ligações, segundo Manuell Castells. (In: MARTINO, 2015)

Sobre as redes sociais digitais, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Imagino que seja porque não existe fronteiras estabelecidas na comunicação em rede. Letra A.

  • Justificando a letra A


    " As fronteiras de uma rede são estabelecidas pelas conexões entre os nós. Como essas conexões podem ser criadas ou eliminadas a qualquer momento, os limites de uma rede estão sempre mudando - redes podem crescer ou diminuir de acordo com o número de nós que se conecta/ desconecta a elas.

    Redes costumam passar por cima de limites estabelecidos. Como as conexões em geral são criadas a partir de objetivos comuns, a reunião de "nós", sejam pessoas, grupos, corporações ou mesmo países não obedece a nenhuma fronteira prévia".

    Fonte: Teoria das Mídias Digitais - Luís Mauro Sá Martino - pág. 100


ID
2727682
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a cibercultura analisada pela perspectiva de André Lemos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Até então, eu só conhecia o Pierre Levy qdo falava de Cibercultura, porém, temos um autor brasileiro que tbm trata essa temática: André Lemos

    http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R1465-1.pdf

  • Gab. B


    Resumindo:

    A cibercultura nasce no desdobramento da relação da tecnologia com a modernidade que se caracterizou pela dominação, através do projeto racionalista-iluminista, da natureza e do outro.

    Mas o desenvolvimento tecnológico não dita de forma irreversível os caminhos da vida social. A partir da década de sessenta, a emergência de novas formas de sociabilidade vão dar outros rumos ao desenvolvimento tecnológico, transformando, desviando e criando relações inusitadas do homem com as tecnologias de comunicação e informação. A cibercultura é centrada agora na transformação do mundo em dados binários para futura manipulação humana (simulação, interatividade, genoma humano, engenharia genética, etc.) 



ID
2727697
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação às afirmativas a seguir, identifique as verdadeiras e as falsas.


( ) O consumo é um espaço de interação, no qual produtores e emissores não só devem seduzir os destinatários, mas também justificar-se racionalmente.

( ) Canclini admite o entendimento do consumo como lugar de diferenciação e distinção entre classes e grupos, mediante as contribuições de Bourdieu, Arjun Appadurai e Stuart Ewen. Essa linha de pensamento compreende o consumo como mecanismo de distinção simbólica.

( ) A globalização, para Milton Santos, é apresentada como fábula, como perversidade e como possibilidade por uma outra globalização. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula, o segundo seria o mundo tal como ele é, e o terceiro, um mundo como ele pode ser.

( ) O contexto de comunicação comunitária foi criado a partir das mídias hegemônicas das décadas 70 e 80, que saíam em defesa dos movimentos sociais de minoria.

( ) As plataformas comunicacionais pós-internet se tornam ferramentas potencias para participação política de pessoas que até então não tinham voz.


Então, a ordem CORRETA, lida de cima para baixo, está contemplada em

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi retirada deste livro, simplesmente copiou os trechos do livro:

    GARCIA-CANCLINI, Néstor. "O Consumo Serve Para Pensar" in Consumidores e Cidadãos -  conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro, Ed UFRJ, 1997, 3ª. ed, pp. 51-70.

    FONTE: https://www.passeidireto.com/arquivo/50623399/canclini---o-consumo-serve-para-pensar

  • O erro do item IV, na frase " O contexto de comunicação comunitária foi criado a partir das mídias hegemônicas das décadas 70 e 80, que saíam em defesa dos movimentos sociais de minoria." está apenas na palavra "hegemônicas".

  • Se você é um examinador de provas e está lendo isso: não seja esse tipo de pessoa 

  • Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano.

  • Esta questão exige um olhar atento, pois a primeira frase da questão, sobre consumo, comporta duas interpretações. Vamos a análise: "produtores e emissores não só devem seduzir os destinatários, mas também justificar-se racionalmente." Se você vem com o olhar da publicidade, provavelmente entenderá que o consumo é emocional, atende aos desejos, e por isso a racionalidade é relegada ao segundo plano. Ocorre que está é uma prova para jornalista, assessor de imprensa.

  • Tanto para Horkheimer como para Weber a racionalidade formal é a base da atual cultura industrial: a eficácia dos meios disponíveis sob o aspecto instrumental e a justeza na escolha dos meios sob o aspecto estratégico. Horkheimer sublima particularmente a perda de racional idade que se verifica na medida em que ações podem ser racionalizadas, planificadas e justificadas apenas nos aspectos cognoscitivos. 

    FONTE: https://www.scielo.br/pdf/trans/v11/v11a05.pdf


ID
2727751
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os laços sociais estabelecidos pelas redes sociais foram classificados pelo sociólogo americano, Mark Granovetter (apud Martino, 2015), em laços fortes, fracos e ausentes, dependendo da quantidade de tempo que se despende com essa pessoa; da intensidade emocional do vínculo; da intimidade, confiança mútua e reciprocidade.


Com base nessas premissas, identifique cada afirmativa a seguir como Verdadeira ou Falsa.


I. Laços fortes são mais importantes porque, quanto maior o vínculo emocional e afetivo, maior a quantidade de informações que são trocadas entre seus pares.

II. Laços fracos são mais importantes, porque eles se espalham em várias direções, justamente porque não possuem vínculos diretos, atingindo um número maior de pessoas e ampliando a capacidade de distribuição da informação.

III. A força dos laços fracos está ligada à distância existente entre pontos de uma rede.


Então, assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Linha de raciocínio pra acertar essa (levando em consideração princípios não de Jornalismo mas de "Provologia"):


    1) Os itens I e II são antagônicos, logo ficam descartadas as alternativas B e D, que os consideram ou ambos verdadeiros ou ambos falsos.

    2) Sobrando as alternativas A e C, constata-se que em ambas o terceiro item é V - portanto o terceiro item com certeza está correto.

    3) Estando correto o terceiro item e ele dizendo que "A força dos laços fracos está ligada..." isso revela que os laços fracos são mais importantes - portanto o item II está correto e o item I está errado.


    Assim, FVV: alternativa C

  • "Embora, em geral, a tendência na vida cotidiana seja dar mais importância aos laços fortes, o autor propõe, em seu modelo, que os laços fracos podem ter uma importância maior na dinâmica de funcionamento das redes por conta de seu tamanho - quantitativamente, o número de 'conhecidos' é maior do que o de 'amigos' e 'familiares', aumentando a amplitude de divulgação de dados existentes nesse tipo de contato. [...] A força dos laços fracos está ligada à distância existente entre pontos de uma rede".

     

    -Teoria das Mídias Digitais, Luís M.S. Martino

  • Laços Fraco

    Os laços fracos tendem a ter um menor vínculo no ambiente social, pois compõem uma variedade de experiências e formações distintas. Segundo Mark Granovetter, os laços fracos conectam diversos grupos devido sua característica intrínseca de heterogeneidade. Neste caso, os indivíduos da rede se comunicam sem criar proximidade, ou seja, não demanda interações para ser mantido, é uma relação mais fluida e menos conectada, na qual não há intimidade, reciprocidade ou mesmo confiança.

     

    Laços fracos como coloca Granovetter são definidos pela comunicação que surge ao redor da informação naquele exato momento. Um indivíduo está mais propenso a ouvir o que provém de um laço fraco do que aquilo que vem de laços fortes.

     

    A mais provável explicação para este apontamento é de que os laços fracos são mais eficazes em atingir outros indivíduos. Dessa forma, eles se tornam relevantes por serem propensos a criar mais pontes do que os laços fortes, além do esperado.

     

    Granovetter constata que indivíduos escassos de “Laços Fracos” carecem de informações de partes mais distantes dentro do seu próprio meio social, sem essas ligações há uma maior disposição ao isolamento, retida em seus clusters Nesse sentido, se tornam essenciais para a inclusão dos seres à sociedade. Quanto menos laços fracos houver, há maior dificuldade de circular novos saberes e maior fragmentação dos grupos.


ID
2775406
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As várias formas de comunicação em massa global, fenômeno multifacetado, estão relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale‐a.

Alternativas

ID
2795140
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As opções a seguir apresentam diversos termos que podem ser associados ao universo da cibercultura, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • Centralizada algo amarrado;descentralizada algo livre,solto.Na internet geralmente tudo é livre,solto.

  • "A lógica hierárquica, centralizada e fechada persiste nos bancos de dados como serviços comerciais independentes ou como arquivos dos periódicos em papel disponíveis para consulta pública, enquanto que o jornal digital permite um modelo horizontal e descentralizado de armazenamento das notícias.(Gonçalves, 2002, p. 53)"

    GONÇALVES, Elias M. O jornal digital como epicentro das redes de circulação das notícias. Pauta Geral, ano 9, n.4, Ed. Calandra, 2002a


ID
2795143
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre as comunidades no espaço virtual, leia o texto a seguir.

O sentido de comunidade se __________no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam ___________ em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se uma troca de bits e bytes de identidades ___________. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do ____________. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação ___________.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • reforça – livremente – virtuais – indivíduo – momentânea.


    O sentido de comunidade se REFORÇA no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam LIVREMENTE em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se uma troca de bits e bytes de identidades VIRTUAIS. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do INDIVÍDUO. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação MOMENTÂNEA.

  • reforça – livremente – virtuais – indivíduo – momentânea.


    O sentido de comunidade se REFORÇA no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam LIVREMENTE em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se uma troca de bits e bytes de identidades VIRTUAIS. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do INDIVÍDUO. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação MOMENTÂNEA.

  • "Nesse sentido, o sentido de comunidade se reforça no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam livremente em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se a troca de bits e bytes de identidades virtuais." (MARTINO, p.125)

    Fonte: Comunicação e Identidade: quem você pensa que é? Luís Mauro Sá Martino

  • "Nesse sentido, o sentido de comunidade se reforça no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam livremente em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se a troca de bits e bytes de identidades virtuais. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do indivíduo. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação momentânea " (MARTINO, p. 276)

    Fonte: Teorias da comunicação: Ideias, conceitos e métodos, Luís Mauro Sá Martino


ID
2821957
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O termo criado pelo pensador canadense Marshall McLuham para descrever a tendência gerada pelo desenvolvimento tecnológico na área das comunicações no sentido de encurtar distâncias e tornar o mundo um local em que todos estariam de algum modo interligados é

Alternativas
Comentários
  • La société du spectacle é um livro do marxista Guy Debord, publicado em 1967. Trata-se de uma crítica teórica sobre consumo, sociedade e capitalismo. O autor foi um dos fundadores da Internacional Situacionista. Wikipédia


    http://sqinodireito.com/o-que-e-a-sociedade-em-rede/


    Cibercultura é a cultura que surgiu, surge, ou está surgindo, a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos através da comunicação virtual...Wikipédia


    Ação comunicativa refere-se a uma teoria desenvolvida por Jürgen Habermas - filósofo e sociólogo alemão. Trata-se de uma análise teórica e epistêmica da racionalidade como sistema operante da sociedade.Wikipédia


    Herbert Marshall McLuhan foi um destacado educador, intelectual, filósofo e teórico da comunicação canadense. Conhecido por vislumbrar a Internet quase trinta anos antes de ser inventada. Famoso também por sua máxima de que O meio é a mensagem e por ter cunhado o termo Aldeia Global. Wikipédia

  • Jürgen Habermas - Ação comunicativa Trata-se de uma análise teórica e epistêmica da racionalidade como sistema operante da sociedade. Habermas contrapõe-se à ideia de que a razão instrumental constitua a própria racionalização da sociedade ou o único padrão de racionalização possível, e introduz o conceito de razão comunicativa. Partindo da perspectiva que nós seres humanos fazemos coisas com as palavras e que a linguagem constitui uma importante ferramenta de transformação, Habermas argumenta que, através da ação comunicativa, podemos transformar os aspectos objetivos, subjetivos e sociais do mundo. Seu objetivo é propor uma alternativa racional à razão instrumental como fundamento da modernidade a partir de uma ampliação e refinamento da própria ideia de razão. Isso o diferencia dos principais frankfurtianos da primeira geração, Adorno e Horkheimer, os quais procuraram alternativas fora do âmbito da racionalidade, a exemplo da arte e do amor. Habermas também cria uma dicotomia entra a ação estratégica e a ação comunicativa.

    Guy Debord - A sociedade do espetáculo: O ponto central de sua teoria é que a alienação é mais do que uma descrição de emoções ou um aspecto psicológico individual. É a conseqüência do modo capitalista de organização social que assume novas formas e conteúdos em seu processo dialética de separação e reificação da vida humana. Como uma constituição moderna da luta de classes, o espetáculo é uma forma de dominação d burguesia sobre o proletariado e do espetáculo, sua lógica e sua história, sobre todos os membros da sociedade.

    Pierre Levy - Cibercultura: No livro Cibercultura, publicado 1999, Lévy traça suas percepções sobre o crescimento do ciberespaço, novo meio de comunicação que surge da interconexão de computadores e o consequente surgimento da cibercultura. Segundo ele, “a cibercultura expressa o surgimento de um novo universal, diferente das formas que vieram antes dele no sentido de que ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer”.

    Wikipedia


ID
2822017
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

É certo que os diferentes meios de comunicação apresentam um discurso próprio. No entanto, “no computador, a comunicação televisiva vai se misturar com telefonia, rádio, transporte de Internet via cabo, transmissão direta por satélite, suporte em tempo real, pagers, celulares, tablets e laptops (...).

(BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo; Manual de Jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier)


Essa construção se convencionou chamar de

Alternativas
Comentários
  • No ciberespaço, todas as empresas competem em tudo, uma vez que são emissoras simultâneas das chamadas mídias tradicionais: TV, rádio, jornal ou revista.
    Um jornal tem uma emissora de TV, o site tem uma rádio e uma TV publica textos jornalísticos: uma convergência geral, ampla e irrestrita.

    Heródoto Barbeiro em Manual de Jornalismo para rádio, TV e novas mídias, págs. 41/42

     

    No computador, a comunicação televisiva vai se misturar com telefonia, rádio, transporte de Internet via cabo, transmissão direta por satélite, suporte em tempo real, pagers, celulares, tablets e laptops, construindo o que se convencionou chamar de convervência das mídias

     

    GAB D

  • Espiral  do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta em 1977 pela cientista alemã Elisabeth Noelle-Neumann. Neste modelo de opinião pública, a ideia central é que os indivíduos omitem sua opinião quando conflitantes com a opinião dominante devido ao medo do isolamento, da crítica, ou da zombaria. Os agentes sociais analisam o ambiente ao seu redor, e ao identificar que pertencem à minoria, preferem se resguardar para evitar impasses. Esse comportamento gera uma tendência progressiva ao silêncio denominado espiral, visto que ao não expôr essa ideia, o indivíduo automaticamente compactua com a maioria.

    Aldeia global é um termo criado pelo filósofo canadense Herbert Marshall McLuhan. Ele tinha o objetivo de indicar que as novas tecnologias eletrónicas tendem a encurtar distâncias e o progresso tecnológico tende a reduzir todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia: um mundo em que todos estariam, de certa forma, interligados.

    Jornalismo Cidadão também é conhecido como Jornalismo ColaborativoJornalismo Democrático ou ainda Jornalismo Open Source (código fonte aberto). Seu conceito é baseado em cidadãos leigos, sem formação jornalística, participando de forma ativa no processo de coleta, reportagem, análise ou disseminação de notícias e informações.

    Wikipedia


ID
2822047
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No livro Sociedade em Rede (v. 1, Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016, p. 465), Manuel Castells afirma que:


A economia global/informacional é organizada em torno de centros de controle e comando capazes de coordenar, inovar e gerenciar as atividades interligadas das redes de empresas. Serviços avançados, inclusive finanças, seguros, bens imobiliários, consultorias, serviços de assessoria jurídica, propaganda, projetos, marketing, relações públicas, segurança, coleta de informações e gerenciamento de sistemas de informação, bem como P&D [pesquisa e desenvolvimento] e inovação científica, estão no cerne de todos os processos econômicos, seja na indústria, agricultura, energia, seja em serviços de diferentes tipos. Todos podem ser reduzidos à geração de conhecimento e a fluxos de informação. Portanto, os sistemas avançados de telecomunicações poderiam possibilitar sua localização dispersa pelo globo. Mais de uma década de estudos sobre o assunto, no entanto, estabeleceu um modelo espacial diferente, caracterizado pela dispersão e concentração simultânea dos serviços avançados.


A tendência da dinâmica da estrutura de produção e circulação de informações descrita por Castells implica

Alternativas
Comentários
  • Manuel Castells, após esse trecho da questão, complementa, à pág. 469 e 470, na minha edição:

    Juntos, esses três centros cobrem o espectro de fusos horários no que diz respeito a transações financeiras e funcionam em grande parte como uma unidade no mesmo sistema de transação. 

    (...)

    Mas outros centros sao importantes e até superiores em alguns segmentos especícos do comércio, por exemplo (...).

    E vários "centros regionais" estão rapidamente aderindo à rede, enquanto "mercados emergentes" se desenvolvem por todo o mundo: (...).


ID
2828425
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Expressões como “plataformas de financiamento crowdfounding”, “economia gig”, “mechanical turk”, “uberização dos empregos” e “fim das relações empregador-empregado” estão no centro da discussão de uma economia globalizada, com aspectos e consequências (segundo alguns pensadores) não previstos por autores como Karl Marx ou Adam Smith. Assinale a opção cuja expressão apresentada NÃO diz respeito a problemas do campo profissional do jornalismo ligados diretamente a esse cenário socioeconômico específico.

Alternativas
Comentários
  • a) o jornalismo de dados não é um problema, mas sim uma solução para esse novo cenário


  • No contexto da World Wide Web, uma fazenda de conteúdo é uma empresa que emprega um grande número de escritores freelancers para gerar grandes quantidades de conteúdo textual que é especificamente projetado para satisfazer algoritmos para recuperação máxima por mecanismos de busca automatizados. Wikipedia (inglês)


    crowdsourcing combina os esforços de voluntários identificados ou de trabalhadores em tempo parcial, num ambiente onde cada colaborador, por sua própria iniciativa, adiciona uma pequena parte para gerar um resultado maior. O "crowdsourcing" distingue-se de terceirização pelo fato de o trabalho ser feito por um público indefinido, em vez de ser encomendado ou atribuído a um grupo especificamente designado para realizá-lo.wikipedia

  • Uberização do trabalho: externalização dos empregados que passam a realizar suas tarefas sob demanda mediante um app, de uma forma tão flexível como instável. 

    Gig economy, também conhecida como “economia freelancer” ou "economia compartilhada" (um termo um tanto quanto incorreto), é um ambiente que compreende tanto trabalhadores temporários e sem vínculos empregatícios quanto empresas que contratam esses trabalhadores para realizar tarefas pontuais.

    Trabalhador independente ou freelancer, conhecido popularmente no Brasil pelas expressões ou gírias freela ou frila, é um profissional autónomo que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. 

    Content Farms, também chamadas de “jornalismo McDonald´s”, publicam artigos de redatores freelancers sem prestar muita atenção ao conteúdo e sim ao número de visitas. Quanto mais artigos, maior o pagamento, que na esmagadora maioria dos casos não passa dos 30 ou 40 dólares por artigo. Um mesmo autor chega a produzir até 20 textos por dia. Os temas são menos importantes que a sua capacidade de atrair leitores. Uma Content Farm (ou fazenda de conteúdo) é uma empresa que gera conteúdo usando bots ou emprega um grande número de redatores freelancers para gerar grandes quantidades de conteúdo projetado para satisfazer algoritmos de motores de busca. Seu principal objetivo é gerar receita em publicidade através de plataformas de anúncios como o Adsense. Fonte: https://goomore.com/blog/content-farms/

    Jornalismo Guiado por Dados (Data-Driven Journalism): é o processo de obtenção, construção, filtragem, análise e apresentação de bases de dados, com o objetivo de gerar notícias. Wikipedia

  • letra a

    O Jornalismo Guiado por Dados (Data-Driven Journalism) é o processo de obtenção, construção, filtragem, análise e apresentação de bases de dados, com o objetivo de gerar notícias.

    Content farms: sites com milhoes de artigos, geralmente de péssima qualidade.

    A internet operou este milagre, e o público passou a poder manifestar-se de forma coletiva e interativa. É o que os especialistas chamam de crowdsourcing (as multidões como fonte de conhecimento). Como várias outras idéias na internet, conseguimos entender melhor o funcionamento da crowdsourcing mais na prática do que na teoria. Um exemplo concreto é a Wikipédia e todas as páginas web que se apóiam em recomendações e críticas de consumidores. (http://observatoriodaimprensa.com.br/codigo-aberto/uma-conversa-com-os-leitores-sobre-a-tal-de-crowdsourcing/)


ID
2835334
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Complete corretamente as lacunas do texto.


Os meios jornalísticos integram ______________________ de determinadas ocorrências, ideias e temáticas, num sistema racionalizado e organizado, que globalmente fornece um __________________________ explicativo do mundo.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • No minucioso trabalho de Jorge Pedro Sousa para sistematizar propostas de Schudson e de Shoemaker e Reese e demonstrar seu paradigma explicativo a respeito do processo de produção de notícias, o autor também expõe sua compreensão de noticiabilidade ao definir que 


    "as notícias são um artefato construído pela interação de várias forças, que podemos situar ao nível das pessoas, do sistema social, da ideologia, da cultura, do meio físico e tecnológico e da história. [...] Em parte, a ação descrita é exercida porque os meios jornalísticos integram essas representações de determinadas ocorrências, ideias e temáticas, enquanto fragmentos que são, num sistema racionalizado e organizado que globalmente fornece um quadro referencial explicativo do mundo, num processo que poderíamos, genericamente, designar por construção social da realidade pelos media, a exemplo a noção avançada por Berger e Luckmann (1976)". (SOUSA, 2002, p. 1718).  


    Fonte: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/download/5502/13309/


ID
2855551
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O relatório MacBride, publicado em 1980, diagnosticou desequilíbrio nos fluxos de informação. De acordo com o relatório, o fluxo de informações internacionais ocorria do ponto de vista

Alternativas
Comentários
  • O Relatório MacBride, também conhecido como "Um Mundo e Muitas Vozes", foi um documento da UNESCO publicado em 1980 e redigido por uma comissão presidida pelo irlandês Seán MacBride, vencedor do prêmio Nobel da Paz. Seu objetivo era analisar problemas da comunicação no mundo em sociedades modernas, particularmente em relação à comunicação de massa e à imprensa internacional, e então sugerir uma nova ordem comunicacional para resolver estes problemas e promover a paz e o desenvolvimento humano.

    Entre os problemas identificados no documento, estavam a concentração da mídia, a comercialização da informação e o acesso desigual à informação e à comunicação. Também foi constatado o desequilíbrio gritante dos fluxos de informação entre o primeiro mundo e os países em desenvolvimento (norte para sul). No relatório, comissão propôs uma maior democratização da comunicação e o fortalecimento das mídias nacionais para evitar a dependência de fontes externas, entre outras sugestões.

  • De acordo com o relatório, o fluxo de informações internacionais ocorria do ponto de vista econômico do norte para o sul.


ID
2877295
Banca
IF-GO
Órgão
IF-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

                                                       TEXTO 4

O webjornalismo foi sendo implementado a partir da segunda metade dos anos 1990; porém apenas no final da década é que se estabeleceu de forma abrangente, detectando um verdadeiro boom – contratação de profissionais com altos salários, aumento de equipes etc. –, período que também marca a bolha ocorrida na virada de 1999 para 2000, quando a web foi, de forma precipitada, superestimada economicamente. Era chamada de Nova Economia, ou seja, economia gerada pela internet. O webjornalismo e seus portais eram considerados um novo negócio.

Referência: PRADO, Magaly. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2011. ,


Sobre o período histórico e o contexto de advento da internet no Brasil, do qual trata o texto, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Inicialmente a versão impressa era transposta para a internet, sendo uma conversão de uma plataforma de mídia para outra.

  • O Jornal do Brasil, da cidade do Rio de Janeiro – RJ, entra para o RankBrasil pelo recorde de Primeiro jornal online.

    Em 28 de maio de 1995, o jornal diário saiu à frente dos outros veículos de comunicação do país, disponibilizando seu conteúdo na internet, através do JB Online.

    http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/067T/Primeiro_Jornal_Online_Do_Brasil


ID
2898085
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para Antonio Gramsci, a _____________________ é a capacidade de um grupo social de assumir a direção intelectual e moral sobre a sociedade, sua capacidade de construir em torno de seu projeto um novo sistema de alianças sociais, um novo “bloco histórico”.

(Armand e Michele Mattelart. Histórias das Teorias da Comunicação. Adaptado)

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Gramsci é famoso principalmente pela elaboração do conceito de hegemonia e bloco hegemônico. wikipedia


ID
2898148
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pierre Lévy (As tecnologias da inteligência) observa que os atores da comunicação produzem continuamente o universo de sentido que os une ou que os separa. E foi, nesse contexto, que esse autor elaborou a ideia de hipertexto, que é uma definição que antecede as novas mídias e faz parte da lógica do pensamento humano. Para identificar os hipertextos, Lévy propôs caracterizá-los por meio de seis princípios. Pelo princípio de metamorfose, ele entende que a rede hipertextual está em constante construção e renegociação. O princípio

Alternativas
Comentários
  • gab. E

    l. Principio de metamorfose

    A rede hipertextual está em constante construção e renegociação. Ela pude permanecer estável durante um certa tempo, mas esta estabilidade é em si mesma fruto de um trabalho. Sua extensão, sua composição e seu desenho estão permanentemente em jogo para os atores envolvidos, sejam eles humanos, palavras, imagens, traços de imagens ou de contexto, objetos técnicos, componentes destes objetos, etc.

    2. Princípio de heterogeneidade

    Os nós e as conexões de uma rede hipertextual são heterogêneos. Na memória serão encontradas imagens, sons, palavras, diversas sensações, modelos, etc., e as conexões serão lógicas, afetivas, etc. Na comunicação, as mensagens serão multimídias, multimodais; analógicas, digitais, etc. O processo sociotécnico colocará em jogo pessoas, grupos, artefatos, forças naturais de todos os tamanhos, com todos os tipos de associações que pudermos imaginar entre estes elementos.

    3. Princípio de multiplicidade e de encaixe das escalas

    O hipertexto se organiza em um modo "fractal", ou seja, qualquer nó ou conexão, quando analisado, pode revelar-se como sendo composto por toda uma rede, e assim por diante, indefinidamente, ao longa da escala dos graus de precisão. Em algumas circunstâncias críticas, há efeitos que podem propagar-se de uma escala a outra: a interpretação de uma vírgula em um texto (elemento de uma microrrede de documentos), caso se trate de um tratado internacional, pode repercutir na vida de milhões de pessoas (na escala da macrorrede social).

    4. Princípio de exterioridade

    A rede não possui unidade orgânica, nem matar interno. Seu crescimento e sua diminuição, sua composição e sua recomposição permanente dependem de um exterior indeterminado: adição de novos elementos, conexões com outras redes, excitação de elementos terminais (captadores), etc. Por exemplo, para a rede semântica de uma pessoa escutando um discurso, a dinâmica dos estados de ativação resulta de uma fonte externa de palavras e imagens. Na constituição da rede sociotécnica intervêm o tempo toda elementos novos que não lhe pertenciam no instante anterior: elétrons, micróbios, raios X, macromoléculas, etc.

  • continuação...

    5. Princípio de topologia

    Nos hipertextos, tudo funciona por proximidade, por vizinhança. Neles, o curso dos acontecimentos é uma questão de topologia, de caminhas. Não há espaço universal homogêneo onde haja forças de ligação e separação, onde as mensagens poderiam circular livremente. Tudo que se desloca deve utilizar-se da rede hipertextual tal como ela se encontra, ou então será obrigado a modificá-la. A rede não está no espaço, ela é o espaço.

    6. Princípio de mobilidade dos centros

    A rede não tem centra, ou melhor, possui permanentemente diversos centros que são como pontas luminosas perpetuamente móveis, saltando de um nó a outro, trazendo ao redor de si uma ramificação infinita de pequenas raízes, de rizomas, finas linhas brancas esboçando por um instante um mapa qualquer com detalhes delicados, e depois correndo para desenhar mais à frente outras paisagens do sentido. 

    https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2015/03/LEVY-Pierre-1998-Tecnologias-da-Intelig%C3%AAncia.pdf

  • "Segundo Lévy (1995) o hipertexto possui seis características básicas. Cabe dizer que o autor também as denomina de ‘princípios abstratos’ do hipertexto. Em linhas gerais, são eles: 1) Princípio de metamorfose, que refere-se ao fato da rede hipertextual encontrar-se em constante construção e renegociação; 2) Princípio de heterogeneidade diz que os nós de uma rede hipertextual podem ser compostos de imagens, sons, palavras. 3) Princípio de multiplicidade e de encaixe das escalas, os nós ou conexões, podem ser eles mesmos uma rede de nós e conexões, sucessivamente; 4) Princípio de exterioridade, o crescimento e diminuição da rede, bem como sua composição e recomposição, dependem da adição ou subtração exterior de elementos ou conexões; 5) Princípio de topologia, o funcionamento ocorre por proximidade; 6) Princípio de mobilidade dos centros, os vários centros da rede são móveis, formando ao redor de si uma ramificação em estrutura de rizoma." (PALACIOS e MIELNICZUK p. 4)

    Fonte: Considerações para um estudo sobre o formato da notícia na Web: o link como elemento paratextual. Luciana Mielniczuk; Marcos Palacios Professor Titular FACOM/UFBA


ID
2932441
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A mesa da Câmara convocou os jornalistas contratados para que apresentassem uma proposta de mídia que facilitasse a interatividade dos munícipes e, com isso, permitisse que a edilidade tivesse mais agilidade na resposta aos anseios dos moradores. Os profissionais sugeriram a criação de um jornal online que permitisse que a notícia fosse apropriada, lida, modificada, distribuída e referenciada, sem nenhum custo para o leitor. Isto é, foi apresentada uma proposta de Jornalismo

Alternativas
Comentários
  • Jornalismo Open Source (código fonte aberto) é também é conhecido Jornalismo Cidadão (citizen journalism), Jornalismo Colaborativo ou Jornalismo Democrático.

    GAB D


ID
3028732
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Web, na visão de alguns pesquisadores, alterou as relações de leitura e, por esse motivo, o discurso jornalístico também está sendo mudado de acordo com a plataforma de veiculação das notícias. No chamado “Jornalismo Online”, segundo a professora Silvana Monteiro, os jornalistas podem usar de um recurso que se configura não só como um artifício gráfico, mas de uma maneira diferente de leitura, alterando o modo de os usuários raciocinarem. O hipertexto permite __________, _____________ sem limites de espaço físico e de margens.

(http://twixar.me /TFHK. Adaptado)


Os conceitos que completam a declaração da docente são:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a professora Silvana Monteiro,

    (...) trata-se não só de um artifício gráfico, mas de uma maneira diferente de leitura alterando o modo de os usuários raciocinarem. O hipertexto permite a interatividade, a navegação contígua sem limites de espaço físico e de margens.

    Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204433/4101395/estudos1.pdf


ID
3037192
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a disseminação das informações nas plataformas digitais 24h por dia, de domingo a domingo, houve uma grande abertura para que a sociedade, como um todo, pudesse mostrar seu lado jornalístico e contribuir com sugestões de pautas sobre diversos assuntos. Essa proposta de enviar/receber informações, fotos, vídeos ou mesmo mostrar a opinião em fóruns e transmissões ao vivo categoriza Jornalismo

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA B

  • Chave da questão: "contribuir com sugestões de pautas sobre diversos assuntos".


ID
3233791
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A internet revolucionou a comunicação no mundo, criando uma verdadeira aldeia global conectada em rede.

A facilidade é também uma armadilha para a circulação das notícias; por isso, é recomendável ao comunicador profissional, ao buscar uma informação, sempre

Alternativas

ID
3283690
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

    As grandes redes de informação e comunicação, com seus fluxos “invisíveis”, “imateriais”, formam “territórios abstratos”, que escapam às antigas territorialidades. A lógica pesada das redes imprime sua dinâmica integradora, ao mesmo tempo que produz novas segregações, novas exclusões, novas disparidades.

Armand Mattelart e Michèle Mattelart. História das
teorias da comunicação. 9.ª ed. São Paulo: Loyola,
2006, p. 168-170 (com adaptações).

Tendo a temática abordada no texto como referência inicial, julgue o item subsequente. 

A partir da ampliação da conectividade, possibilitada pelas tecnologias da comunicação, a ideia de aldeia global surge como explicação para um fenômeno de aproximação geográfica e cultural, em um cenário de trocas e certo espírito de fraternidade.

Alternativas
Comentários
  • Marshall McLuhan
  • certa

    Marshall McLuhan tem postulado a respeito dos meios como extensões do homem, aldeia global e meios quentes e frios. Ao utilizar o termo “aldeia global”, McLuhan se referia à televisão e ao fato de, mesmo estando em locais separados, o público ser inserido em um mesmo tipo de assunto. O termo aldeia global foi popularizado em seus livros “A Galáxia de Gutenberg”, publicado em 1962 e “Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem”, de 1964. McLuhan acreditava que, devido à diminuição das distâncias e barreiras geográficas, o planeta se reduziria a uma organização semelhante a aldeias, onde tudo e todos estariam interconectados.


ID
3283693
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

    As grandes redes de informação e comunicação, com seus fluxos “invisíveis”, “imateriais”, formam “territórios abstratos”, que escapam às antigas territorialidades. A lógica pesada das redes imprime sua dinâmica integradora, ao mesmo tempo que produz novas segregações, novas exclusões, novas disparidades.

Armand Mattelart e Michèle Mattelart. História das
teorias da comunicação. 9.ª ed. São Paulo: Loyola,
2006, p. 168-170 (com adaptações).

Tendo a temática abordada no texto como referência inicial, julgue o item subsequente. 

A partir dos anos 1960, o vertiginoso crescimento de redes mundiais de comunicação e a acelerada adoção de sistemas computacionais e tecnologias digitais criaram a utopia de uma sociedade mais democrática, devido ao barateamento e à ampliação do acesso à informação.

Alternativas

ID
3283696
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

    As grandes redes de informação e comunicação, com seus fluxos “invisíveis”, “imateriais”, formam “territórios abstratos”, que escapam às antigas territorialidades. A lógica pesada das redes imprime sua dinâmica integradora, ao mesmo tempo que produz novas segregações, novas exclusões, novas disparidades.

Armand Mattelart e Michèle Mattelart. História das
teorias da comunicação. 9.ª ed. São Paulo: Loyola,
2006, p. 168-170 (com adaptações).

Tendo a temática abordada no texto como referência inicial, julgue o item subsequente. 

O paradigma sociotécnico da sociedade em rede privilegia aspectos econômicos e políticos, mostrando que o mundo passa a se organizar em torno de redes globais de capital, gerenciamento e informação, pouco vulnerável a reorganizações das relações sociais, econômicas e de poder.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A emergência das formas de comunicação instantâneas, via mídias sociais, aumenta a capacidade de mobilização dos indivíduos, podendo vir a abalar as estruturas dominantes da organização social, econômica e política de uma sociedade, vide a primavera árabe em 2010 e, atualmente, a revolta dos estudantes de Hong Kong, que lutam pela manutenção do direito de não serem julgados na China continental, entre outras reivindicações.

  • O texto usado como referência para uma linha pensamento que pode ser uma armadilha. É preciso estar atento ao trecho final: "ao mesmo tempo que produz novas segregações, novas exclusões, novas disparidades"


ID
3362953
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base nas ideias de McLuhan, assinale uma das falas indicadas nas alternativas a seguir que NÃO tenha sido proferida por ele.

Alternativas

ID
3482347
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O conceito de interatividade relaciona-se

Alternativas
Comentários
  • A interação é um termo muito utilizado nas plataformas digitais e é um dos trunfos da comunicação mediada por computadores. A interação pode ser pessoa-pessoa, pessoa-máquina ou até mesmo máquina-máquina. Afinal de contas é exatamente isso que é a internet, uma enorme rede de computadores, sendo que nela estes estão interagindo o tempo todo e trocando informações.

  • Banca IADES - 2019- AL-GO

    Q1160780

    Gabarito: A interação conduz a uma dialogicidade peculiar construída na elaboração, nas trocas; e a interatividade pressupõe a compreensão analítica da atividade humana de usar e agir sobre a máquina.

  • "De acordo com a nossa proposição de que o processo multi-interativo envolve a relação do leitor/usuário com a própria publicação, ou com o jornalista, e ainda com outros leitores, vislumbramos duas possibilidades da interatividade" (MIELNICZUK , p. 189)

    Fonte: JORNALISMO NA WEB: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO FORMATO DA NOTÍCIA NA ESCRITA HIPERTEXTUAL; LUCIANA MIELNICZUK


ID
3578692
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CREFITO-2ª Região(RJ)
Ano
2016
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atualmente, vivemos num mundo altamente conectado pela internet. No século passado, foi introduzido o conceito de aldeia global que explicava os efeitos da comunicação de massa na sociedade contemporânea em uma velocidade maior por meio do avanço tecnológico. Qual estudioso desenvolveu o conceito de aldeia global? 

Alternativas
Comentários
  • Aldeia global filósofo canadense Herbert Marshall McLuhan

    Gab.: D


ID
3740302
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Com o advento da Internet e do jornalismo online a sociedade de informação está a transformar-se naquilo a que se pode chamar de sociedade em rede.”
Fonte: MARTINS, 2009.

Sobre o conceito de sociedade em rede, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
3740308
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“As comunidades virtuais em rede vêm se popularizando de forma a abarcarem uma variedade de possibilidades comunicacionais e formas de experimentação da realidade.”
Fonte: ALMEIDA, 2014.

Sobre as comunidades virtuais, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Erro da alternativa D: "por um período suficientemente curto". Comunidades virtuais podem ser extremamente longevas, desde que o seu grupo permaneça coeso.

  • "(...) Historicamente, o termo comunidade virtual foi cunhado e popularizado por Howard Rheingold, em sua obra The Virtual Communities. Segundo ele:

    (...) comunidades virtuais são agregações sociais e culturais que emergem da rede quando um número suficiente de pessoas começam a colidir com outras frequentemente no ciberespaço; em discussões suficientemente longas, com suficientes emoções humanas, para formar teias de relações pessoais em ambientes virtuais, alterando de algum modo o eu dos que nele participam (RODRIGUES,1999; SOUZA, 2000).

    (...)"

    FONTE: Cibercultura, comunidades virtuais e “fetiches eletrônicos”. MARIA VANDETE ALMEIDA


ID
4892215
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Milton Santos afirma que “a localidade se opõe à globalização mas também se confunde com ela”. McLuhan usou o termo Aldeia Global para definir a nova configuração eletrotécnica dos meios de comunicação. Já Muniz Sodré destaca que “global mesmo é a medida da velocidade de deslocamentos de capitais e informações, tornados possíveis pelas tele tecnologias”. Diante dos posicionamentos dos autores, assinale a alternativa correta sobre o jornalismo e a globalização:

Alternativas