-
“Este método utiliza tecido – crepeline ou musseline de seda – de grande durabilidade, mas, devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes. Tanto a legibilidade quanto a flexibilidade, a reprodução e o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos são pouco prejudicados. É, no entanto, um processo de difícil execução e cuja matéria-prima é de alto custo.” Marilena Leite Paes
-
A) exposição de documentos a vapores químicos, geralmente em câmaras especiais, para a destruição de insetos, fungos e outros microrganismos.
Técnica conhecida como FUMIGAÇÃO.
B) técnica em que se envolve o documento em papel de seda e acetato de celulose, sem perda de legibilidade e flexibilidade.
Técnica conhecida como LAMINAÇÃO.
C) remoção da sujidade superficial dos documentos feita por meio de pincéis e pó de borracha.
Técnica de HIGIENIZAÇÃO.
D) técnica que dispõe os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte percentual de umidade em uma câmara de umidificação para que em seguida passem pelo processo de alisamento.
Eu conhecia esta técnica como ALISAMENTO.
A definição que tenho sobre Silking é a que fora trazida pela colega Thaís Cristina, qual seja: "Este método utiliza tecido – crepeline ou musseline de seda – de grande durabilidade, mas, devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes. Tanto a legibilidade quanto a flexibilidade, a reprodução e o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos são pouco prejudicados. É, no entanto, um processo de difícil execução, cuja matéria prima é de alto custo." fonte da alteranativa d:
-
QUESTÃO ESTRANHA ( PARA MIM PLAUSÍVEL DE ANULAÇÃO ):
SILKIN primeiramente é técnica de RESTAURAÇÃO, sendo assim:
Item A) FUMIGAÇÃO = técnica de preservação
Item B) técnica em que se envolve o documento em papel de seda e acetato de celulose, sem perda de legibilidade e flexibilidade. = ESTARIA CORRETA SE NÃO FOSSE " SEM PERDA DE LEGIBILIDADE E FLEXIBILIDADE" pq a técnica silking de restauração tem a desvantagem de perder legibilidade e flexibilidade.
Item C) LIMPEZA = técnica de preservação
Item D) técnica que dispõe os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte percentual de umidade em uma câmara de umidificação para que em seguida passem pelo processo de alisamento. = CLARAMENTE TÉCNICA DE LAMINAÇÃO. NADA HAVER COM A TÉCNICA SILKING QUE USA-SE FOLHAS FINAS DE TECIDO SENDO ESTES CREPE OU MUSSELINE DE SEDA APLICADOS COM PASTA DE AMIDO ( O QUE OS TORNA MENOS FLEXÍVEL ).
-
5.2. Métodos de restauração (resumo)
• banho de gelatina – doc. é mergulhado em cola específica, aumentando a sua durabilidade. Ficam sujeitos ao ataque dos fungos e dos insetos;
• tecido – usa-se pasta de amido;
• silking – tecido mais consistente (musseline de seda), de alto custo;
• laminação – consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura (folha de papel de seda e outra de acetato de celulose);
• laminação manual – acetato de celulose em contato com a acetona;
• encapsulação – películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento.
• velatura – consiste na aplicação de reforço de papel ou tecido em qualquer parte de uma folha.
-
Resposta dada perfeitamente pela colega Thaís Cristina. Caberia recurso.
-
Peçam comentário do professor