SóProvas


ID
2828764
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No campo da pesquisa e dos estudos da comunicação, a perspectiva teórica conhecida como “Estudos Culturais” tem por abordagem central a questão

Alternativas
Comentários
  • Foi questão da UFSJ desse ano também:

    (UFSJ – 2018) No campo da pesquisa e dos estudos da comunicação, a perspectiva teórica conhecida como “ Estudos Culturais” tem por abordagem central a questão do (a):

    a) Funcionamento da radiodifusão pública

    b) Explicitação dos meios de comunicação

    c) Controle e regulação dos meios de comunicação

    d) Produção de sentidos relativos aos conteúdos da mídia

  • Gabarito C

    da produção de sentidos relativos aos conteúdos da mídia.

  • Nos anos 50 e 60, surgiu na Inglaterra, um projeto para estudar as práticas culturais cotidianas, conhecida atualmente como “Estudos Culturais”. Esse projeto nasceu no Center for Contemporany Cultural Studies (CCCS), localizado na Universidade de Birmingham.

    Esse estudo surgiu como resposta intelectual ao impacto das mídias [GABARITO C] e ao aparecimento das subculturas e das novas formas de cultura popular.

     

    No momento em que os Estudos Culturais prestam atenção a formas de expressão culturais não-tradicionais se descentra a legitimidade cultural. Em consequência, a cultura popular alcança legitimidade, transformando-se num lugar de atividade crítica e de intervenção. Dessa forma, a consideração sobre a pertinência de analisar práticas que tinham sido vistas fora da esfera da cultura inspirou a geração que desenvolveu os Estudos Culturais, principalmente, a partir dos anos 60. Logo, os Estudos Culturais construíram uma tendência importante da crítica cultural que questiona o estabelecimento de hierarquias entre formas e práticas culturais, estabelecidas a partir de oposições como cultura alta/baixa, superior/inferior, entre outras binariedades.

     

    Em síntese,  os princípios que se constituem em pilares do projeto dos Estudos Culturais são:

     

    "a identificação explícita das culturas vividas como um projeto distinto de estudo, o reconhecimento da autonomia e complexidade das formas simbólicas em si mesmas; a crença de que as classes populares possuíam suas próprias formas culturais, dignas de nome, recusando todas as denúncias, por parte da chamada alta cultura, do barbarismo das camadas sociais mais baixas; e a insistência em que o estudo da cultura não poderia ser confinado a uma disciplina única, mas era necessariamente inter, ou mesmo anti, disciplinar" (Schwarz, 1994:380).

     

    Fontes:

    https://www.youtube.com/watch?v=yrtLZ7z0kn4

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3363368/mod_resource/content/1/estudos_culturais_ana.pdf

     

  • Estudos Culturais

    Os estudos feitos no Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), ou Escola de Birmingham, fundado em 1964. São estudos trans- ou interdisciplinares de elementos da cultura contemporânea como caminho para entender as relações sociais.

    (...)

    A questão abrangente, nesses estudos, era a relação do simbólico com o social; os grandes temas eram a ideologia, as subjetividades, as identidades e a representação, discutidos com a ajuda da sociologia, da antropologia, da filosofia e da teoria literária.

    Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 178/9