Também teve essa questão na prova da UFSJ desse ano:
(UFSJ – 2018) Nos estudos da comunicação organizacional, a “Escola de Montreal” é uma abordagem teórica conhecida por adotar entre seus pressupostos que:
a) a organização tem precedência sobre a comunicação.
b) A comunicação é uma variável da estrutura organizacional
c) A comunicação e a organização são processos isomórficos
d) A comunicação tem precedência sobre a organização
letra d
Isomórfico: Que tem a mesma forma; isomorfo.
O pensamento da “Escola de Montreal” incorpora a análise interpretativa dos fenômenos sociais como processos simbólicos. Sob esta ótica as organizações são construções plurais instituídas nas práticas cotidianas de seus membros.
A relação de equivalência postula uma mudança radical no relacionamento comunicação/organização. Esta abordagem trata comunicação e organização enquanto processos isomórficos (PUTNAM; PHILLIPS;CHAPMAN, 1996).
A dimensão estratégica que a comunicação vem assumindo nas organizações, sendo parte da cultura organizacional, modifica paulatinamente antigos limites. Não mais se restringe à simples produção de instrumentos de comunicação: ela assume um papel muito mais abrangente, que se refere a tudo que diz respeito à posição social e ao funcionamento da organização, desde seu clima interno até suas relações institucionais. Uma estratégia de comunicação é algo intrínseco à estratégia global da organização. Expressando de forma mais radical, pode-se afirmar que comunicação e organização constituem um único fenômeno, isto é, comunicação é organização e organização é comunicação: os dois processos são isomórficos (Putnam et al., 2004;Taylor, 1993).