não é o fator de domínio do adversário que se adapta a técnica, mas a técnica se molda
ao adversário. Conhecer os detalhes que fazem a técnica ser efetiva é fundamental, pode adaptá-la ao adversário é
a diferença entre viver ou morrer;
Intimamente ligado ao princípio da mudança que diz que quando uma técnica não der certo, deve-se mudar para outra e ao da versatilidade, uma técnica para várias situações ou várias técnicas para uma situação.
Seguem os princípios:
1. Princípio da Repetição: É necessário repetir tantas vezes quanto forem necessárias para incorporar a técnica, fazendo que o tempo entre você pensar e agir seja cada vez menor. O movimento deve ser o mais natural possível, a reação deve ser imediata. Chamamos isso de movimento instintivo/reflexivo.
2. Princípio da Dor: A dor é o domínio sobre o seu adversário, quanto maior a dor, maior será o domínio. Podemos utilizar a dor para fazer o adversário ficar paralisado, destruir sua integridade física ou para distraí-lo. Este talvez seja o principal princípio para o controle do adversário.
3. Princípio da Adaptação: Não é o fator de domínio do adversário que se adapta a técnica, mas a técnica se molda ao adversário. Conhecer os detalhes que fazem a técnica ser efetiva é fundamental, poder adaptá-la ao adversário é a diferença entre viver ou morrer.
4. Princípio da Mudança: Quando uma técnica não der resultado, mude para outra técnica. O adversário está dificultando a realização da técnica? Você tenta aplicar uma torção e não consegue? Mude a técnica para um soco ou cotovelada, ou altere a alavanca, somando a força do adversário à sua.
5. Princípio da Versatilidade: Uma técnica para várias situações, várias técnicas para uma situação. Quanto maior a versatilidade e conhecimentos do lutador, maiores serão suas chances. “Você luta de acordo com o seu treinamento”. Se a vida inteira apenas fizer simulações, nunca saberá se estáapto a se defender. É necessário fazer lutas o quanto mais próximas da realidade for possível. Luta de pé, lutade solo, chaves, projeções, imobilizações, movimentações, etc. Quanto maior for sua versatilidade, melhoresserão suas chances.
fonte: http://pt.slideshare.net/aspaulomello/defesa-pessoal-comentatada-parte-i-e-ii