SóProvas


ID
282937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito de defesa pessoal, julgue os itens seguintes.

Nas técnicas de defesa pessoal, segundo o princípio da adaptação, não é o fator de domínio que se adapta à técnica e sim a técnica que se adapta ao adversário.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta. 

    A técnica deve ser utilizada de forma a ser útil à situação e ao adversário. Não é coerente utilizar técnicas de imobilização aproximada quando se tratar de múltiplos agressores. Também não é coerente utilizar técnicas de chute ao alvo que está apenas realizando resistência passiva. Cada situação levará a escolha de uma técnica. O mesmo princípio deve ser utilizado para adaptar a técnica ao agressor.  
  • não é o fator de domínio do adversário que se adapta a técnica, mas a técnica se molda

    ao adversário. Conhecer os detalhes que fazem a técnica ser efetiva é fundamental, pode adaptá-la ao adversário é

    a diferença entre viver ou morrer;

    Intimamente ligado ao princípio da mudança que diz que quando uma técnica não der certo, deve-se mudar para outra e ao da versatilidade, uma técnica para várias situações ou várias técnicas para uma situação.

  • A filosofia das artes marciais é parecida. Você usa a ação do adversário a seu favor, interceptando-o para que a força dele faça todo o trabalho. Você só se preocupa em encaixar sua reação nos momentos corretos. Já Bruce Lee inventou uma arte marcial chamada Jeet Kune Do, traduzida como O caminho do punho interceptador. Baseava-se em interceptar uma ação com um bloqueio de pés ou mãos de forma que ao mesmo tempo em que defendia a agressão atacava o adversário aproveitando o mesmo golpe.

  • Seguem os princípios:

    1. Princípio da Repetição: É necessário repetir tantas vezes quanto forem necessárias para incorporar a técnica, fazendo que o tempo entre você pensar e agir seja cada vez menor. O movimento deve ser o mais natural possível, a reação deve ser imediata. Chamamos isso de movimento instintivo/reflexivo.

    2. Princípio da Dor: A dor é o domínio sobre o seu adversário, quanto maior a dor, maior será o domínio. Podemos utilizar a dor para fazer o adversário ficar paralisado, destruir sua integridade física ou para distraí-lo. Este talvez seja o principal princípio para o controle do adversário.

    3. Princípio da Adaptação: Não é o fator de domínio do adversário que se adapta a técnica, mas a técnica se molda ao adversário. Conhecer os detalhes que fazem a técnica ser efetiva é fundamental, poder adaptá-la ao adversário é a diferença entre viver ou morrer.

    4. Princípio da Mudança: Quando uma técnica não der resultado, mude para outra técnica. O adversário está dificultando a realização da técnica? Você tenta aplicar uma torção e não consegue? Mude a técnica para um soco ou cotovelada, ou altere a alavanca, somando a força do adversário à sua.

    5. Princípio da Versatilidade: Uma técnica para várias situações, várias técnicas para uma situação. Quanto maior a versatilidade e conhecimentos do lutador, maiores serão suas chances. “Você luta de acordo com o seu treinamento”. Se a vida inteira apenas fizer simulações, nunca saberá se estáapto a se defender. É necessário fazer lutas o quanto mais próximas da realidade for possível. Luta de pé, lutade solo, chaves, projeções, imobilizações, movimentações, etc. Quanto maior for sua versatilidade, melhoresserão suas chances.

    fonte: http://pt.slideshare.net/aspaulomello/defesa-pessoal-comentatada-parte-i-e-ii

  • Gabarito Certo

     

    Não é o fator de domínio do adversário que se adapta à técnica, mas a técnica se molda ao adversário. Conhecer os detalhes que fazem a técnica ser efetiva é fundamental, poder adaptá-la ao adversário é a diferença entre viver e morrer. Este é cerne do Princípio da Adaptação, como bem aponta a assertiva.

  • CERTO

     

    A técnica é que deve ser adaptada ao agressor, à situação. Isso envolve a compleição física do agressor e o meio empregado por ele, por exemplo.