SóProvas


ID
2829679
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca das políticas de tombamento, segundo o Decreto-Lei nº 25/1937, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • DL 25/1937

    a) Art. 20. As coisas tombadas ficam sujeitas à vigilância permanente do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que poderá inspecioná-los sempre que for julgado conveniente, não podendo os respectivos proprietários ou responsáveis criar obstáculos à inspeção, sob pena de multa de 100 mil réis, elevada ao dobro em caso de reincidência.

    b)   Art. 22. Em face da alienação onerosa de bens tombados, pertencentes a pessôas naturais ou a pessôas jurídicas de direito privado, a União, os Estados e os municípios terão, nesta ordem, o direito de preferência. (Revogado pela Lei nº 13.105, de 2015) → Todo o capítulo de Preferência foi revogado.

    c) Art. 14. A coisa tombada não poderá sair do país, senão por curto prazo, sem transferência de domínio e para fim de intercâmbio cultural, a juízo do Conselho Consultivo do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

    d) Art. 16. No caso de extravio ou furto de qualquer objeto tombado, o respectivo proprietário deverá dar conhecimento do fato ao Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, dentro do prazo de 5 dias, sob pena de multa de 10% sobre o valor da coisa.

    GAB D

  • Complementando...

    Ref. alternativa (c)

    os requisitos para a saída do país são cumulativos:

    (1)curto prazo

    (2) sem transferência de domínio

    (3) para fim de intercâmbio cultural

    ref. alternativa (d)

    mnemônico para lembrar o prazo máximo para avisar o poder público sobre o furto:

    F.U.R.T.O = 5 letras = 5 dias.