SóProvas


ID
2829706
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As diretrizes da política nacional de preservação do patrimônio cultural emanam da experiência concreta do Iphan, de seus sucessos e insucessos. Originam-se de um processo de avaliação das potencialidades, do alcance e dos limites dos instrumentos de preservação. Considerando essas diretrizes, atente para o que se afirma a seguir, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.


( ) A colaboração da comunidade na preservação do patrimônio cultural tende a ser cada vez mais importante no que se refere à contribuição para a formulação de ações pelos órgãos de preservação.

( ) Um bem restaurado pode ser destinado às mais diversas finalidades, mas será de fato preservado se a finalidade escolhida atender necessidades ou anseios concretos do poder público.

( ) Os riscos à preservação do patrimônio cultural podem estar associados a fatores, entre tantos outros, como a dificuldade de vias de acesso, a degradação ambiental, o excesso de tráfego pesado, as atividades econômicas realizadas em seu entorno ou a escassez de matéria-prima para atividades artesanais tradicionais.

( ) O turismo constitui, sem dúvida, uma das principais vias de desenvolvimento baseadas no patrimônio cultural. Pode ser potencializado com a atração de eventos culturais regulares, a divulgação das festas tradicionais e o estímulo ao artesanato tradicional, mas pode ser um risco para o patrimônio cultural quando é estimulado sem estratégia.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o problema da questão (III) é o termos 'riscos'. A questão soa estranha, mas não encontrei nada similar no google utilizando esse termo em relação à preservação do patrimônio, alguém achou?

  • Mas a afirmativa errada é a II, que provavelmente é centrada na parte "necessidades e anseios do poder público", acho que deveria ser da população.

    GAB D

  • a Rayana acho que se equivocou quando viu a resposta.

    Concordo com o argumento da Corbusiana.