Errado. Norueguesa
1905
A Hydro é fundada pelo engenheiro norueguês Sam Eyde, que se baseou em um método de produção de fertilizantes por meio da extração de nitrogênio do ar usando energia hidráulica, inventado por ele e o cientista norueguês Kristian Birkeland.
Originalmente, os fundadores tinham a intenção de usar as fontes de energia hidroelétrica da Noruega para produzir alumínio, mas não dispunham da matéria prima necessária.
Hydro no Brasil
2010
A Hydro adquire os ativos de alumínios da empresa brasileira Vale para criar uma companhia de alumínio global, totalmente integrada e rica em recursos, com o fornecimento de bauxita garantido para o próximo século.
A aquisição incluiu as operações de mineração de bauxita, em Paragominas, a participação majoritária na maior refinaria de alumina do mundo, Alunorte, e a participação de 51% na principal empresa de alumínio do Brasil, a Albras.
Em 2011, a relação que já existia com o Brasil desde os anos 70, por conta da participação acionária de 5% na Mineração Rio do Norte (MRN), mina de bauxita localizada na região oeste do Pará, ficou mais forte. Foi quando a empresa adquiriu atividades de bauxita, alumina e alumínio da Vale na região nordeste do Pará, tornando-se proprietária da mina de bauxita em Paragominas, a refinaria de alumina Hydro Alunorte, em Barcarena, e acionista majoritária da Albras, fábrica de alumínio primário no mesmo município.
De origem norueguesa, atualmente, a Hydro conta com 35.000 empregados envolvidos em atividades em mais de 40 países e em todos os continentes.
Alicerçada em mais de um século de experiência na produção de energias renováveis, desenvolvimento de tecnologia e em parcerias progressivas, a Hydro está comprometida em fortalecer a viabilidade dos clientes e das comunidades às quais atende.
Fonte: https://www.hydro.com/pt-BR/a-hydro-no-brasil/Sobre-a-Hydro/nossa-historia/