SóProvas


ID
2830690
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 10ª Região (SC)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com as recomendações dietoterápicas para pacientes com pancreatite aguda, julgue o seguinte item.

Em caso de uso de sonda nasoentérica para alimentação, a posição da sonda deve ser pós-pilórica.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer porque esta questão está errada?

  • Eu acredito que esta questão esteja correta, a sonda deve ser posicionada pos pilórica, abaixo do angulo de Treitz, para não sobrecarregar o pâncreas e deixa-lo em " repouso".

  • "Foi demonstrado que a TNE por via gástrica pode ser considerada segura e bem tolerada por até 79% dos pacientes com pancreatite aguda grave. Para posicionar a sonda nasojejunal, é frequentemente necessário auxílio de um endoscopista, resultando em atraso no início da TN. Assim, outro ponto levantado por esse estudo é a facilidade de posicionar a sonda nasogástrica, uma vez que esta não necessita de auxílio de endoscopista, minimizando o atraso no início da terapia25(A). Entretanto, ainda há dados insuficientes para indicar TNE por sonda nasogástrica como segura ou eficiente em pancreatite aguda grave25(A) 26(D). Estudo demonstrou que a via enteral, tanto jejunal quanto gástrica, pode ser usada para TN em pacientes com pancreatite aguda grave27(D). " - Fonte:Diretrizes para Terapia Nutricional na Pancreatite Aguda. Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral Sociedade Brasileira de Clínica Médica Associação Brasileira de Nutrologia

  • Pós-pilórica (depois do piloro, esfíncter que separa o estômago do duodeno), de acordo com Krause, "a infusão intraduodenal da mesma fórmula aumentou o volume de secreções, enquanto a infusão no jejuno não alterou o débito pancreático basal. Com a alimentação diretamente no jejuno, as fases cefálica e gástrica da estimulação pancreática exócrina são eliminadas".

  • Na forma aguda grave o acesso enteral deve ser colocado após o ângulo de Treitz para evitar o

    estímulo da atividade exócrina pancreática. Obs: A posição

    preferencial é após o ângulo de Treitz (jejunal), porém pode ser

    gástrica, se tolerada.

  • Eu marquei certo, mas acredito que esteja errado por está generalizando o uso nessa posição em todos os casos. Mas errado não tá.

  • O posicionamento jejunal é o mais recomendável, no entanto, o posicionamento gástrico também pode ser seguro. 

  • Pancreatite grave - posição jejunnal

    Prancreatite leve ou quando não informar grau - considerar posição gástrica como primeira escolha , e até mesmo VO

  • Se temos esfíncter, duodeno, jejuno e ílio, ao se posicionar a sonda no jejuno pra mim é pós-pilórica.

  • A sonda deve ser pós piloro para reduzir o estímulo a secreção pancreática. Logo o gabarito esta erraod.
  • Trata-se de questão que avalia do candidato conhecimentos acerca da terapia nutricional enteral (TNE) na pancreatite aguda.

    A diretriz “Terapia Nutricional na Pancreatite Aguda", de autoria da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e da Associação Brasileira de Nutrologia traz orientações a respeito da TNE na pancreatite aguda.

    Em relação ao posicionamento da sonda, segundo a diretriz, é recomendável o posicionamento pós-pilórico (jejunal), porém o posicionamento gástrico também pode ser seguro.

    Portanto, a afirmativa do enunciado da questão está ERRADA.

    Gabarito do Professor: ERRADO.


  • Segundo a Diretriz brasileira de terapia nutricional no paciente crítico, 2018 "Os estudos não demonstram benefícios superior da alimentação pós pilórica sobre a administração gástrica"

    Cuppari, 2019 diz que é mais cauteloso iniciar na posição pós-pilórica, além do ângulo de Treitz. Entretanto pode-se tentar o inicio gástrico e mediante intolerância alterar para pós pilórica.