SóProvas


ID
2831761
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A “Escola sem Partido” tem provocado exaltados debates desde o Congresso Nacional, passando pelas casas representativas nas esferas estaduais e municipais até nas redes sociais. Nos últimos anos, diversos projetos de lei se espalharam país afora, sob a alegação de restringir o "processo de doutrinação política" dentro da sala de aula. Na Câmara dos Deputados, quem foi o autor do Projeto de Lei que inclui, entre as diretrizes e base da educação nacional, o “Programa Escola sem Partido”?

Alternativas
Comentários
  • O Deputado Izalci (PSDB/DF) apresentou, em 23.03.2015, o Projeto de Lei nº 867/2015, que inclui entre as diretrizes e bases da educação nacional o "Programa Escola sem Partido".

  • O que está por trás do 'Escola Sem Partido'? Projeto propõe que professores sejam processados pelos conteúdos que ministram em sala de aula. E a ameaça que isso se torne lei é bastante concreta.


    Fernando Penna - O movimento foi criado pelo advogado Miguel Nagib, em 2004. Em 2014, o deputado estadual do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PSC-RJ) pediu ao Miguel Nagib que escrevesse um projeto de lei com esse teor, intitulado Programa Escola Sem Partido. Ele foi o primeiro parlamentar a apresentar um projeto desses no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 2014. 

     

    Em seguida, apareceu o segundo projeto, também no Rio de Janeiro, apresentado pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ). Era o mesmo teor, só que destinado ao município (confira os projetos aqui). Depois disso, a onda conservadora tratou de espalhar esses projetos pelo Brasil inteiro. 


    Existem dois nacionalmente: um na Câmera (PL 867/2015) do deputado Izalci Lucas (PSDB); e outro no Senado (PL 193/2016), do senador Magno Malta (PR-ES). Esse projeto de lei, apresentado no Senado, é uma versão mais atualizada que abrange, inclusive, a proibição da discussão de gênero nas escolas. É assim que o Escola Sem Partido ganha força, englobando essas pautas conservadoras. 

     

    Também já foram apresentados projetos do Escola Sem Partido em dez estados brasileiros e no Distrito Federal. Eles conseguiram aprovar em Alagoas, onde é lei, com o nome “Escola Livre”. Já foi retirado em Goiás e no Paraná. 

    https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-que-esta-por-tras-do-Escola-Sem-Partido-/4/36486


    LETRA E







  • A divisão quem faz não são os conservadores, idéias como essas, são as responsáveis por essa divisão, de quem não quer estudar!

  • izalci é o fodão mesmo

  • O Deputado Izalci (PSDB/DF) que apresentou na câmara esse projeto em 23.03.2015. Os que propõe e defendem esse projeto entendem que a escola é lugar para estudar e não para fazer propaganda política, para eles a escola não deve emitir opiniões, pois isso é particular de cada cidadão.

  • O movimento da Escola Sem Partido foi criado pelo advogado Miguel Nagib, em 2004.

    Na Câmera dos Deputados, o projeto era tratado em 2018 por meio do PL 867/2015, de autoria do deputado Izalci Lucas (PSDB).

    Também já foram apresentados projetos do Escola Sem Partido em vários estados brasileiros e no Distrito Federal.

    Resposta: E