SóProvas


ID
2831977
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC, Lei nº 12.187/2009) aponta as diretrizes de enfrentamento da mudança climática que o Brasil deve executar para a redução de emissão de gases do efeito estufa, reduzindo a vulnerabilidade dos sistemas naturais e humanos frente aos efeitos atuais e esperados da mudança do clima. Sobre este tema:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito e) Considera-se mudança climática as ações que possam ser diretas ou indiretamente atribuídas à atividade humana que altere a composição da atmosfera mundial, gerando impactos nos ecossistemas naturais

  • Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC, Lei nº 12.187/2009) art 2º inciso VIII - mudança do clima: mudança de clima que possa ser direta ou indiretamente atribuída à atividade humana que altere a composição da atmosfera mundial e que se some àquela provocada pela variabilidade climática natural observada ao longo de períodos comparáveis;



    Antropoceno (ou Antropocénico em português europeu) é um termo usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do Planeta Terra

  • Qual a justificativa pra alternativa b) não estar correta?

  • LETRA D

     

    As mudanças climáticas são alterações do clima em todo o planeta. Em outras épocas o aquecimento tinha causas naturais, mas hoje se sabe que é produzido pelas atividades humanas e suas consequências são irreversíveis.

    Resumo

    O clima corresponde ao conjunto das características da atmosfera durante um certo período e numa certa região. Compreende as temperaturas médias, a quantidade de chuvas, a umidade do ar, entre outros aspectos.

    As mudanças climáticas estão relacionadas às alterações do clima em nível global, ou seja, em todo o planeta e podem ser causadas tanto por alterações naturais (glaciações, mudanças na órbita terrestre, etc), como pela ação humana.

    Os combustíveis fósseis largamente usados em diversas atividades humanas intensificaram bastante o aquecimento global e suas consequências são, em grande parte, irreversíveis para a vida na Terra.

    O investimento nas energias renováveis é desse modo fundamental, uma vez que substitui os combustíveis fósseis e seria a melhor forma de controlar as emissões dos gases de efeito estufa.

     

    https://www.todamateria.com.br/mudancas-climaticas/

  • Matheus, creio que, para dá-la como falsa, a banca se apoiou no fato de não haver menção igual ou semelhante na lei citada a respeito da temporalidade dos efeitos das mudanças climáticas, diferentemente de outros aspectos, como a própria definição dada na alternativa E (ver comentário do Rômulo Gomes Soares). Além disso, esse mesmo tópico não não é pacífico entre cientistas que estudam esses fenômenos.

  • Considera-se mudança climática as ações que possam ser diretas ou indiretamente atribuídas à atividade humana que altere a composição da atmosfera mundial, gerando impactos nos ecossistemas naturais.

  • Art. 2º, VIII

  • fácil demais, nem li direito.

  • Considera-se mudança climática as ações que possam ser diretas ou indiretamente atribuídas à atividade humana que altere a composição da atmosfera mundial, gerando impactos nos ecossistemas naturais.

    Alternativa mal redatada: a mudança climática são as alterações no clima que as ações humanas provocam, não essas ações.