SóProvas


ID
2831989
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Qual a abordagem utilizada no Serviço Social brasileiro na sua origem, conforme Martinelli (2008)?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


    Apesar da questão perguntar segundo a autora Martineli, o texto abaixo também representa o significado da questão:

    Conforme afirma Yazbek, terá particular destaque na estruturação do perfil da emergente profissão no país a Igreja Católica, responsável pelo ideário, pelos conteúdos e pelo processo de formação dos primeiros assistentes sociais brasileiros. Cabe ainda assinalar, que nesse momento, a questão social é vista a partir de forte influência do pensamento social da Igreja, que a trata como questão moral, como um conjunto de problemas sob a responsabilidade individual dos sujeitos que os vivenciam, embora situados dentro de relações capitalistas. Trata-se de um enfoque individualista, psicologizante e moralizador da questão, que necessita para seu enfrentamento de uma pedagogia psicossocial, que encontrará no Serviço Social efetivas possibilidades de desenvolvimento.


    Apostila Maxi Educa

  • Que apostila é essa colega??

  • Essa questão, na minha opinião, é uma daquelas em que a banca recorta a palavra de um contesto no livro e aplica na prova de forma divergente com a fonte original. Aqui tentei colocar apenas alguns trechos de forma resumida, e o mais importante, a fonte, para que possamos ter ao menos um entendimento do que se fala.

    "Em função de interesses políticos e econômicos, o presidente Getúlio Vargas tratou de estreitar as relações com os Estados Unidos, integrando-se oficialmente aos seus aliados em 1942". (p.131).

    ...

    "Restringindo-as ao interesse deste momento da reflexão situando-as no plano do Serviço Social, o que se teve como decorrência daquele pacto foi a mudança de eixo, em termos de linhas de prática, de perspectivas de ensino e de formas de abordagem". (p.131)

    ....

    "A essa altura, a prática do Serviço Social já havia evoluído muito, embora ainda guardasse uma forte influência de sua origem, como abordagem individual apoiada na linha psicanalítica". (p.132)

    Fonte:

    MARTINELLI, M. L. Serviço social: identidade e alienação. 16.ed. São Paulo: Cortez, 2011