SóProvas


ID
2832043
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Silva; Silva (2015) defendem a pesquisa de qualidade aquela que é sustentada em um referencial teórico que auxilie o profissional a decifrar a realidade em sua totalidade, e que possibilita a profissão contribuir com níveis crescentes de emancipação social. Nessa direção, é importante que as pesquisas na área de Serviço Social considerem alguns aspectos. Analise as afirmativas de I a V e Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


I. A crítica às tendências pós-modernas em curso que insistem em reeditar formas de “neutralidade” e de procedimentos forjados por meio de teorias do conhecimento abstratas que tendem a violentar o movimento do real impondo-lhe “a coisa da lógica” ao invés de captar a “lógica da coisa” e alimentar a práxis profissional e social.

II. O estímulo as orientações investigativas claramente fincadas no ponto de vista daqueles que “vivem da venda da força de trabalho”.

III. A preocupação de valorizar, no âmbito da formação e do trabalho profissional, o ponto de vista da totalidade social, negadora de qualquer espécie de endogenia profissional e fragmentação teórico-prática.

IV. Golpear duramente o legado crítico construído e acumulado nas últimas três décadas pela profissão.

V. Exigir receituários que orientem o trabalho profissional sem considerar o processo sócio histórico em que ele se dá.


Marque a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo, na análise das proposições de I a V.

Alternativas
Comentários
  • Nesse sentido, reconhecendo os avanços enormes do Serviço Social brasileiro nas últimas décadas e seus atuais limites, é preciso destacar alguns pontos importantes para o estímulo de uma pesquisa ontológica e fiel à tradição responsável pelo adensamento crítico da profissão. Esse destaque deve ser feito em um duplo sentido: por um lado o reconhecimento de que tendências neoconservadoras sempre existiram e continuam se revigorando no seio da profissão, seja no âmbito da pesquisa ou do trabalho profissional (é importante não subestimar este fato); por outro lado, é necessário reafirmar e aprofundar a direção social existente no projeto ético-político do Serviço Social brasileiro, tendo Marx e parte de sua tradição mais densa como referências insubstituíveis (embora não únicas). Para tanto é importante que as pesquisas na área de Serviço Social considerem:


    a) a crítica às tendências pós-modernas 


    b) o estímulo a orientações investigativas claramente fincadas no ponto de vista daqueles que “vivem da venda da força de trabalho” 


    c) a preocupação de valorizar, no âmbito da formação e do trabalho profissional, o ponto de vista da totalidade social, negadora de qualquer espécie de endogenia profissional e fragmentação teórico-prática


    d) a necessidade de as pesquisas explicarem as particularidades do Brasil e da América Latina, as formas como a ordem mundialmente em curso se objetiva nas condições desta região do globo e seus respectivos países. 


    e) é preciso, ainda, tratar de outro assunto velho-novo: a negação, simultânea, de formas atuais pelas quais o militantismo e o fatalismo se reeditam (IAMAMOTO, 1994). 


    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/K50kt2678M6722cv3Mf4.pdf