-
Tinta ≠ Verniz
Tinta – tem pigmentos. Cobre o substrato.
Verniz – não tem pigmentos. Deixa o substrato transparente.
-
O Verniz é uma mistura viscosa de substâncias naturais, combinadas com a finalidade de obter-se uma película protetora de umidade, intempéries ou até mesmo acabamento artístico.
Calma, calma! Eu estou aqui!
-
Soluções de gomas ou resinas naturais ou sintéticas, em um veículo (solvente volátil ou óleo secativo), que são convertidas em uma película útil transparente ou translúcida, após a aplicação de camadas finas, sem pigmentos. Trata-se de VERNIZ
-
Os VERNIZES são soluções de gomas ou resinas naturais (breu) ou sintéticos, em um veículo (solvente volátil ou óleo secativo), que são convertidos em uma película útil, transparente ou translúcida, após a aplicação de camadas finas.
LIVRO: O edifício e seu acabamento
AUTOR: Hélio Alves de Azeredo
-
Vernizes à base de óleo
contém uma resina e óleo secativo como componentes básicos de formação da película, sendo transformados em película útil por reações químicas (reação com o o2 do ar , polimerização, etc.).
-
TINTA
Composição química formada por uma dispersão de pigmentos em uma solução ou emulsão de um ou mais polímeros, que, ao ser aplicada sobre uma superfície, transforma-se em um filme a ela aderente, com a finalidade de colorir, proteger ou embelezar. (NBR 12554-2013)
VERNIZ
Revestimento orgânico que, quando seco, forma um filme transparente, utilizado como acabamento, em ambientes interiores e exteriores, para proteção e decoração de superfícies de madeira, concreto, entre outros (NBR 12554-2013)
NBR 12554 - TINTAS PARA EDIFICAÇÕES NÃO INDUSTRIAIS - TERMINOLOGIA