SóProvas


ID
2833021
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Soluções de gomas ou resinas naturais ou sintéticas, em um veículo (solvente volátil ou óleo secativo), que são convertidas em uma película útil transparente ou translúcida, após a aplicação de camadas finas, sem pigmentos. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Tinta ≠ Verniz

    Tinta – tem pigmentos. Cobre o substrato.

    Verniz – não tem pigmentos. Deixa o substrato transparente.

  • O Verniz é uma mistura viscosa de substâncias naturais, combinadas com a finalidade de obter-se uma película protetora de umidade, intempéries ou até mesmo acabamento artístico.


    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Soluções de gomas ou resinas naturais ou sintéticas, em um veículo (solvente volátil ou óleo secativo), que são convertidas em uma película útil transparente ou translúcida, após a aplicação de camadas finas, sem pigmentos. Trata-se de VERNIZ

  • Os VERNIZES são soluções de gomas ou resinas naturais (breu) ou sintéticos, em um veículo (solvente volátil ou óleo secativo), que são convertidos em uma película útiltransparente ou translúcidaapós a aplicação de camadas finas.

    LIVRO: O edifício e seu acabamento

    AUTOR: Hélio Alves de Azeredo

  • Vernizes à base de óleo

    contém uma resina e óleo secativo como componentes básicos de formação da película, sendo transformados em película útil por reações químicas (reação com o o2 do ar , polimerização, etc.). 

  • TINTA

    Composição química formada por uma dispersão de pigmentos em uma solução ou emulsão de um ou mais polímeros, que, ao ser aplicada sobre uma superfície, transforma-se em um filme a ela aderente, com a finalidade de colorir, proteger ou embelezar. (NBR 12554-2013)

    VERNIZ

    Revestimento orgânico que, quando seco, forma um filme transparente, utilizado como acabamento, em ambientes interiores e exteriores, para proteção e decoração de superfícies de madeira, concreto, entre outros (NBR 12554-2013)

    NBR 12554 - TINTAS PARA EDIFICAÇÕES NÃO INDUSTRIAIS - TERMINOLOGIA