Olá Pessoal,
Gabarito Letra E
–No modelo clássico, a poupança representa um “sacrifício” ao consumo presente que exige um “prêmio pela espera”, ou seja, o indivíduo só poupará se puder consumir mais no futuro do que consumiria no presente (escolha intertemporal em portfólio);
–
–A poupança depende, assim, do tamanho do prêmio pela espera, ou seja, da taxa de juros que remunerará a poupança do indivíduo.
–
–Quanto maior a taxa de juros mais caro o consumo presente em termos de consumo futuro e, portanto, maior o estímulo à poupança.
Fonte: https://ufrr.br/economia/
Desistir Não é Uma Opção!
A a demanda de moeda da economia é função infinitamente elástica da taxa de juros.
FALSO - para Keynes, a demanda por moeda variará, sim, em razão dos juros (na função especulação), mas não com elasticidade infinita (que seria apenas o caso da armadilha de liquidez, quando a curva LM se torna horizontal). A elasticidade seria intermediária como padrão, entre a armadilha de liquidez e a área clássica (vertical: inelástica).
B a oferta de trabalho é função decrescente do salário real.
FALSO - para Keynes, a demanda de trabalho (trabalhadores) é função do salário NOMINAL (os trabalhadores sofrem ilusão monetária) e a oferta de trabalho (dos empresários) é função do salário REAL, pois os empresários calculam os salários dada a taxa de inflação.
C a oferta agregada é infinitamente elástica em relação ao nível geral de preços.
FALSO - a oferta é positivamente inclinada, sendo diretamente proporcional ao nível de preços (quanto maior o preço, maior a receita, aumentando a oferta). Para que essa oferta seja infinitamente elástica, a mesma teria que ser horizonal (independente do nível de preços).
D a demanda de trabalho é função crescente do salário real.
FALSO - vide comentário na alternativa B
E a poupança da economia é função crescente da taxa de juros.
VERDADEIRA - quanto maiores os juros, maior a remuneração pelo capital emprestado aos bancos na forma de poupança, de forma que a poupança é diretamente proporcional ao nível de juros.
Bons estudos!