SóProvas


ID
283324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação
hipotética, referente a registros contábeis, seguida de uma assertiva
a ser julgada com base nas normas brasileiras de contabilidade.

Um hotel aceitou reservas para o carnaval de 2010, recebendo o valor das diárias correspondentes a esse período em agosto de 2009. Nessa situação, esse recebimento só pode ser registrado como receitas do exercício em 2010.

Alternativas
Comentários
  • A questão refere-se ao Princípio da Competência:
    De máxima importância, esse princípio determina que as receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente do recebimento ou do pagamento.

    Fonte: Apostila de Diná Gasparini
  • OK, a colega destacou a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas pressuposta pelo Princípio da Competência.

    Mas a explicação pode ser dada de modo mais simples. Como as reservas se referem ao carnaval de 2010, apesar da entrada de dinheiro no caixa já em 2009 com o pagamento das reservas, o hotel só poderá registrar o recebimento no exercício de 2010.

    Por outro lado, se o regime de caixa fosse adotado, a receita deveria ter sido registrada ainda em 2009, devido ao fato do pagamento ter sido antecipado.
  • Essa entrada de numerario em 2009 será registrada como Receitas Antecipadas (passivo circulante), devendo ser apropriada como receita somente no ano de 2010 como bem comentou os colegas acima!!
  • A questão tentou confundir pelo fato de se referir a serviços. Se ela viesse informando a venda de uma mercadoria, ficaria mais fácil de entender.

    Imaginemos a seguinte situação: A empresa quer adiquirir um avião da Embraer, porém, esta solicita o pagamento adiantamento, para prevenir uma possível desistência. A empresa então entraga a quantia estipulada pela embraer, devendo ser registrada na conta da EMBRAER (vendedora).

    2009
    D - Caixa (ativo)
    C - Adiantamentos (passivo) (esse dinheiro entregue gerou uma obrigação - entregar o avião)

    Em 2010, quando entregar o avião.
    D - Adiantamentos (deixando ela zerada, excluindo a obrigação).
    C - Receita de vendas (auemntando a SL).

  • Galera essa questão já é bizurada, vejam só:    2009....2010 (pagou antes - caixa), (reservou em 2010 e pagará em 2011 - competência).

    Regime de caixa: Pagou registrou

    Regime de Competência: Registra recebendo ou não.

  • Resposta: Certo
  • Vê se eu entendi: criou-se uma obrigação para o hotel e um direito para PF, mas não houve o fato gerando que nesse caso é prestaão do serviço , e assim, não conta com regime de competência , mas sim como regime de caixa que o Brasil não adota !!! é isso mesmo ?? Eu errei essa questão !!!!
  • Temos que nos atentar que o principio da competência está ligado ao fator gerador. Neste caso houve o adiantamento do valor que será receita antecipada (passivo circulante) mas não houve o fato gerador que é a prestação de serviço. Só no momento que houver sido realizado a prestação de serviço, teremos o fator gerador e podendo ter o reconhecimento da receita. Neste exercício, eles inverteram, pois estamos acostumados em  primeiro ter o fator gerador e depois ter o pagamento.

  • Enquanto o hotel ainda não hospedou as pessoas que fizeram a reserva, porém já pagaram as diárias, ele terá uma obrigação (passivo) pois essas pessoas tem o direito de se hospedarem lá. Após o carnaval (as pessoas usufruíram do serviço contratado) o hotel poderá registrar como receita pois não tem mais a obrigação para com os hóspedes.

  • Fiquei com dúvidas na questão. Ajudem-me aí.


    Pelo fato do cliente ter adiantado os valores , teve aumento de caixa, certo? Teria que ser registrado no ativo circulante, certo? 

    Gerou uma obrigação com os clientes, teria que ser registrado no passivo, certo? 

    Quando a questão fala que esse fato só poderá ser registrado como receita não estaria errada?

    Não seria uma fato permutativo, com lançamento de primeira fórmula? 


  • Vinícius, isso que você está correto, a contabilização é exatamente como você colocou. Porém, o comando da questão é outro.

    O que o examinador quis questionar foi: quando esse valor será registrado como receita? - Em 2010.

    Ou melhor: este valor pode ser contabilizado como receita em 2009? - Não, em 2010.


  • Marquei como errada esta questão. Pois caso a empresa utilize o regime de caixa ela pode fazer a contabilização em Agosto de 2009. Alguém poderia me explicar melhor o porquê da questão ter sido considerada correta?

  • Acertei simplesmente pela ideia que "Uma receita só é realizada pela entrega de um bem ou serviço, independente de pagamento"

    Princípio da Competência

  • GABARITO(CERTO)

    Até a efetiva prestação do serviço(diária do quarto)e com o adiantamento da reserva a operação é registrada como obrigação(fica quase como um empréstimo), e com a realização do serviço sim, se torna uma receita, registrada com um lançamento credor na conta de resultados receita.

  • Gabarito: CERTO

     

    No regime de competência as despesas e receitas ocorrem através do surgimento dos respectivos fatos geradores, independentemente das saídas e entradas de dinheiro no caixa da empresa. Foi o caso do hotel, em que recebeu a grana em 2009, mas só vai prestar o serviço (Fato Gerador) em 2010.

     

    Fonte: Livro Contabilidade Geral 3D - Sergio Adriano

  • Pelo regime de competência, que é o utilizado na contabilidade, a receita só pode ser reconhecida quando o serviço for efetivamente prestado, independentemente de o recebimento ter se dado antecipadamente.

     

    Certo

  • Pelo regime de competência, que é o utilizado na contabilidade, a receita só pode ser reconhecida quando o serviço for efetivamente prestado, independentemente de o recebimento ter se dado antecipadamente.

  • trata-se de uma receita antecipada ( passivo) que é uma obrigação que a empresa tem com o cliente.

    no momento do recebimento do adiantamento:

    C- RECEITA ANTECIPADA OU ADIANTAMENTO DE CLIENTES

    D- CAIXA

    em 2010 no momento da prestação do serviço por parte do hotel

    D- RECEITA ANTECIPADA OU ADIANTAMENTO DE CLIENTES

    C- RECEITA DE SERVIÇO

  • Pelo regime de competência, que é o utilizado na contabilidade, a receita só pode ser reconhecida quando o serviço for efetivamente prestado, independentemente de o recebimento ter se dado antecipadamente.

    GABARITO: CORRETO.

  • CERTO

    Recebeu de forma antecipada(em 2009) o valor referente as diárias, mas a prestação do serviço só vai ser entregue no ano seguinte (2010).

    Só se reconhece esse valor como Receita após o Fato Gerador (utilização das diárias em 2010)

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

    Receba 20 % de desconto usando o cupom TOP20

    Link do site: https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • Por que está desatualizada?

  • Questão correta. Não sei porque está como desatualizada.