SóProvas


ID
2833972
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Analise as afirmativas apresentadas a seguir, conforme o entendimento de Martins (2010) relacionados aos direcionadores de custo no custeio ABC.


I. Os direcionadores de custos de atividades identificam a maneira como os produtos consomem atividades e servem para custear produtos.

II. O primeiro estágio dos direcionadores de custo é chamado de direcionadores de Custos de Atividade.

III. Os direcionadores de custo de recursos identificam a maneira como as atividades consomem recursos e servem para custear atividades.

IV. Caracteriza-se pela ação que utiliza recursos humanos, materiais tecnológicos e financeiros para produzir bens e serviços.

V. Os direcionadores de primeiro estágio são chamados de direcionadores de Custo de Recursos e os de segundo estágio de direcionadores de Custo de Atividades.


Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa está (ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : D; O Custeio Baseado em Atividades é um método de apuramento de custos na contabilidade, que proporciona uma análise separada pelas diferentes atividades da empresa.

  • I - CERTO

    II - primeiro estágio, denominado de “custeio das atividades”, os custos são direcionados as atividades. No segundo estágio, denominado de “custeio dos objetos”, os custos das atividades são atribuídos aos produtos, serviços e clientes.

    III - CERTO

    IV - Uma atividade é uma ação que utiliza recursos humanos, financeiros, tecnológicos, de materiais, entre outros, para que bens sejam produzidos e serviços prestados. 

    V - CERTO

  • Direcionador de custos é o fator que determina o custo de uma atividade. Como as atividades exigem recursos para serem realizadas, deduz-se que o direcionador é a verdadeira causa dos seus custos, ex: aluguel, energia elétrica, salários da supervisão, depreciação, material de consumo, seguros.

    Assim, com base nos direcionadores de recursos definidos, podemos atribuir os custos (recursos) alocados para cada departamento às suas respectivas atividades.

    Uma vez identificadas as atividades relevantes, seus direcionadores de recursos e respectivos custos, a próxima etapa é custear os produtos. Para tanto, faz-se necessário o levantamento da qualidade e quantidade de ocorrência dos direcionadores de atividades por período e por produto. Por fim, calcula-se o custo dos produtos.