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Essas teorias criaram novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo social".
As três principais características desses modelos são:
1)O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico.
2)O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
3) Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e autorrealização.
A partir de então começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.
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A escola de relações humanas reconhece que os seres humanos não são apenas influenciados por estímulos econômicos , mas respondem a outros fatores de ordem social e psicológica, contrapondo ao homo economicus o conceito e homem social.
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A - O ser humano é visto como aquele que otimiza suas ações após pesar todas as alternativas possíveis.
B - O homem é apresentado como um ser cujo comportamento não pode ser reduzido a esquemas simples e mecanicistas.
C - O homem é apontado como dependente de incentivos monetários.
D - O ser humano é considerado previsível e controlável, egoísta e utilitarista em seus propósitos.
E - O homem é percebido como aquele que age a partir da racionalidade absoluta.
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Homo social= foco nas pessoas não nas tarefas.
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Bab: B
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"Homo social" é dotado de sentimentos e motivado por recompensas sociais e simbólicas (oposição à recompensa financeira idealizada pela abordagem clássica).
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O conteúdo do cargo e natureza do trabalho, por exemplo, alteram a eficiência dos trabalhadores.