-
Princípio da competência, por isso a confrontação entre despesas e receitas independe de seu reflexo nas disponibilidades da empresa.
-
GABARITO: CORRETO!
Ø CARACTERÍSTICAS DA DRE:
o A demonstração do resultado do exercício é considerada DINÂMICA, pois traz evidente todas as contas de receita e despesa que engendram a alteração no patrimônio líquido em determinado período.
o Além disso, é também a demonstração do resultado do exercício considerada DEDUTIVA, pois mostra em detalhes as receitas, despesas, ganhos e perdas que a entidade obtém, de forma ordenada, chegando ao lucro ou prejuízo líquido do exercício.
o A DRE é o relatório contábil que representa melhor o princípio da competência;
-
Tirem-me essa dúvida por favor:
Questão:
Na elaboração da DRE, as receitas e as despesas devem ser apropriadas ao resultado do período em função de sua incorrência e da vinculação da despesa à receita, independentemente de seus reflexos nas disponibilidades.
Pessoal, errei por causa do respectivo trecho grifado em vermelho, pois na minha cabeça algumas receitas ou despesas não precisam de vinculação uma a outra para estar presente na DRE.
Por exemplo:
Superveniência ativa - Surgimento de uma receita - EX: recebimento de herança. Ou seja, houve o aparecimento de uma receita sem vinculação com nenhuma despesa.
-
Em outras palavras, ele descreveu o regime de competência