-
Gabarito D
As análises vertical e horizontal devem ser empregadas de forma complementar, a fim de obter uma visão mais completa da situação da empresa.
Analise Vertical: acontece no mesmo período, porém analisamos contas diferentes. Essa análise serve para identificar a porcentagem de participação de determinado indicador nos resultados.
Analise Horizontal: baseia-se na evolução dos saldos das contas ao longo do período. A comparação ocorre entre as mesmas contas, porém em exercícios diferentes.
Vejam outras:
(CESPE)
Com relação aos indicadores de mercado e às analises horizontal e de liquidez, julgue o item que se segue.
A análise horizontal encadeada do balanço patrimonial é efetuada por meio do cálculo das variações de cada conta em relação a um ano-base.
(CERTO)
(CESPE)
A análise horizontal, que possibilita a avaliação de tendência, requer, em contextos inflacionários, a indexação dos valores apresentados para análise. Por outro lado, a análise vertical, que possibilita a avaliação da estrutura dos relatórios contábeis, não demanda esse procedimento, pois lida com valores relativos.
(CERTO)
(CESPE)
A respeito da análise econômico-financeira de empresas, julgue o próximo item.
A análise horizontal e vertical pode ser usada tanto para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com o de outras empresas, ao longo de vários períodos, quanto para, por exemplo, analisar sua performance em um determinado período de tempo.
(ERRADO)
-
Análise VERTICAL(ESTRUTURA) = Quanto cada CONTA/GRUPO DE CONTA representa do TODO:
• Em 31/12/X1 os ativos imobilizados representavam 60% dos ativos totais da Companhia Curitiba.
• As receitas financeiras representaram 8% das receitas totais do período X1.
Análise HORIZONTAL(TENDÊNCIA) = De um PERÍODO para outro em relação ao ANO BASE:
• Houve uma redução de 30% no montante de empréstimos a pagar entre 31/12/X1 e 31/12/X0.
• O resultado do período X1 cresceu 28% em relação ao resultado do período X0.
• Houve uma redução de 18% no valor das despesas gerais administrativas em X1 quando comparadas a X0.
Juntamente com a Análise de ÍNDICES = QUOCIENTES FINANCEIROS, ECONÔMICOS E DE ATIVIDADES
formam a Análise de BALANÇO$
-
Gabarito: letra D.
Comentário:
Questão típica de análise horizontal e vertical, na qual a banca relata uma situação e o candidato tem que saber qual o tipo de análise se aplica ao caso. Vamos às assertivas:
· Em 31/12/X1 os ativos imobilizados representavam 60% dos ativos totais da Companhia Curitiba.
A análise vertical, também chamada de análise estática ou de estrutura, evidencia a composição do patrimônio da empresa em determinada data. Indica, portanto, os coeficientes de participação relativa de cada conta no conjunto das demonstrações financeiras. Veja que na questão a banca mostra que, naquela data, os ativos imobilizados representavam 60% dos ativos totais, demonstrando claramente que estamos a tratar de análise vertical.
· Houve uma redução de 30% no montante de empréstimos a pagar entre 31/12/X1 e 31/12/X0.
Aqui a banca fala em uma tendência ocorrida no montante de empréstimos a pagar de um período para outro. Nunca é demais relembrar que a análise horizontal relaciona cada conta de uma demonstração financeira com a sua equivalente de anos anteriores. É também chamada de análise de evolução ou dinâmica. É um processo de análise temporal, desenvolvido por meio de números-índices, e tem como objetivo principal tirar conclusões a respeito da evolução, ao longo dos exercícios sociais, dos elementos que formam as demonstrações financeiras e, consequentemente, estabelecer diagnósticos a respeito dessa evolução.
· O resultado do período X1 cresceu 28% em relação ao resultado do período X0.
Situação análoga à anterior, na qual a banca fala na evolução do resultado do período entre X0 e X1, ou seja, análise horizontal.
· As receitas financeiras representaram 8% das receitas totais do período X1.
Mais uma vez, estamos evidenciando a porcentagem que as receitas financeiras representam em relação às receitas totais naquele período, ou seja, avaliamos a estrutura. Análise vertical.
· Houve uma redução de 18% no valor das despesas gerais administrativas em X1 quando comparadas a X0.
Situação na qual a banca fala na evolução das despesas gerais administrativas do período entre X0 e X1, ou seja, análise horizontal.