SóProvas


ID
2834842
Banca
UFPR
Órgão
COREN-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O artigo 12 da Lei 4.320/64 divide as despesas públicas em duas categorias econômicas: Despesas Correntes e Despesas de Capital. São exemplos de despesas públicas:


1. Pagamento de juros e outros encargos de empréstimo obtido junto a instituição financeira nacional.

2. Construção de escolas públicas.

3. Recolhimento das contribuições previdenciárias dos funcionários públicos.

4. Aquisição de imóveis utilizados em atividades governamentais anteriormente alugados junto a terceiros.

5. Pagamento do principal e atualização cambial de empréstimo contraído no exterior.

6. Aquisição de software administrativo e de gestão hospitalar.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • DESPESAS DE CAPITAL: Investimentos- Obras Públicas- Serviços em Regime de Programação Especial- Equipamentos e Instalações- Material Permanente- Participação em Constituição ou Aumento de Capital de Emprêsas ou Entidades Industriais ou Agrícolas

    gab: E

  • GABARITO: E

    DESPESAS DE CAPITAL são as despesas relacionadas com aquisição de máquinas equipamentos, realização de obras (2) , aquisição de participações acionárias de empresas, aquisição de imóveis (4), concessão de empréstimos para investimento, pagamento de empréstimo contraído no exterior (5), aquisição de software com finalidade de administração e gestão (6). 

    Normalmente, uma despesa de capital concorre para a formação de um bem de capital, assim como para a expansão das atividades do órgão.

    *Portanto, a combinação do gabarito é 2, 4, 5 e 6, alternativa E.

     

    COMPLEMENTO...

    **Despesas de Capital (COMENTÁRIO DO MCASP):
    Classificam-se nessa categoria aquelas despesas que contribuirão para a produção ou geração de novos bens ou serviços e integrarão o patrimônio público, ou seja, contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. Essas despesas ensejam o registro de incorporação de ativo imobilizado, intangível ou investimento (no caso dos grupos de natureza da despesa 4 – investimentos e 5 – inversões financeiras) ou o registro de desincorporação de um passivo (no caso do grupo de despesa 6 – amortização da dívida).
    Exemplos: obras e instalações, máquinas e equipamentos, aquisição de software, aquisição de softwares sob encomenda, veículos, bens móveis.
    Observação: As peças de informática devem ser contabilizadas como despesa de capital, quando a aquisição for para substituir partes do computador e implicar relevantes alterações nas características funcionais, como, por exemplo, substituição de processador com aumento de velocidade da máquina. Lembrando que, nestes casos, deverá ser feita o devido registro de incorporação do ativo.
    A separação na classificação orçamentária entre corrente e capital está vinculada à geração ou não de um bem de capital (investimento, imobilizado, intangível) ou amortização de dívida. Se o gasto gerar um bem de capital, será classificado como despesa de capital e o seu gasto será incorporado ao ativo correspondente. Por exemplo, as aquisições de equipamentos, o desenvolvimento de softwares e a manutenção evolutiva são classificados como despesas de capital. As manutenções nos equipamentos ou programas são despesas correntes.

    Fonte:http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020300/020332

  • Qual é o erro da alternativa C? Construção de escolas e aquisição de imóveis não são despesas de capital??

  • a questão é falha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! o seu enunciado não explica!!!!!!! mas a questão só quer despesas de capital!!!!!!!!!!!!!!! pois se fosse o termo fosse despesa pública  a opção 1  nao  poderia  ficar de fora ( Pagamento de juros e outros encargos de empréstimo obtido junto a instituição financeira nacional.) pagamento de juros despesa corrente!!!!!!!!!! pagamento de emprestimos despesa de capital!!!!!!!!!!!!! ou seja fora mesmo só a numero 3   por ser uma receita de contribuição !!!!!!!!!!!!!!

  • A questão é passível de anulação, pois a letra C também está correta.

  • O enunciado da querstão está errado, pois despesas públicas englobam tanto despesas correntes quanto despesas de capital

  • A Alternativa "C" está incorreta por afirma "apenas", dando a entende que não existe outras despesas de capital entres as 6 citadas além da número 2 e 4.