Os mapas temáticos são representações gráficas da superfície terrestre ilustradas de acordo com algum critério preestabelecido. Para designar os diferentes aspectos do espaço geográfico, utilizam-se as legendas e os símbolos a elas correspondentes para espacializar determinados fenômenos.
Mais do que apenas realizar descrições espaciais sobre determinadas atividades ou fenômenos naturais, os mapas temáticos também possuem o mérito de apresentarem formas distintas de leitura e interpretações da realidade, ofertando ao seu leitor uma melhor noção das manifestações sociais e da natureza, como as atividades culturais de uma região ou os índices pluviométricos de um país.
Portanto, a produção dos mapas temáticos vai muito além da representação das áreas e suas formas, trata-se de reinterpretações dessas para melhor descrever dados e fenômenos.
ESCALA GRANDE: REPRESENTA UM ESPAÇO MENOR, NÃO PRECISA REDUZIR A ÁREA MUITAS VEZES (divide menos vezes e tem mais detalhes. Representam pequenas áreas, como ruas e bairros).
ESCALA PEQUENA: REPRESENTA UM ESPAÇO MAIOR, ÁREA REDUZIDA MUITAS VEZES (menos detalhes e mais abrangência. Representam grandes áreas, como mapa do Brasil, mapa Mundi, etc).