SóProvas


ID
2835325
Banca
Gestão Concurso
Órgão
EMATER-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

É correto afirmar que a distinção entre informação e opinião, entre o que é “fato” e o que é “comentário” que os valores jornalísticos clássicos propõem favorece a construção de uma imagem do jornalismo como

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Essa teoria mais antiga e inspirada no Positivismo acredita na ideia de objetividade no jornalismo, ao ver o jornalista como um comunicador desinteressado, e que conta a verdade sempre, "doa a quem doer". Para o senso comum, é até hoje a concepção dominante no jornalismo ocidental. Assim, quando os fatos mudam os comentários, acredita-se que a palavra pode refletir a realidade.

  • A palavra chave da questão está em "valores jornalísticos clássicos".

  • De acordo com Felipe Pena, em Teoria do Jornalismo, a Teoria do Espelho foi a primeira metodologia utilizada na tentativa de compreender porque as notícias são como são, ainda no século XIX. Ainda segundo o autor, sua base é a ideia de o jornalismo reflete a realidade: A imprensa funciona como um espelho do real, apresentando um reflexo claro dos acontecimentos do cotidiano. 

    Conforme Nelson Traquina, em Teorias do Jornalismo, “é a teoria mais antiga e responde que as notícias são como são porque a realidade assim as determina”. "Central à teoria e á noção-chave de que o jornalista é um comunicação desinteressado, isto é, um agente que não tem interesses específicos a defender e que o desviam da sua missão de informar, procurar a verdade, contar o que aconteceu, doa a quem doer."

    (...)

    “Certamente as notícias são um produto centrado no referente, onde a invenção e a mentira são violações das mais elementares regras jornalísticas. Assim, o referente, ou seja, “a realidade”, não pode deixar de ser um fator determinante do conteúdo noticioso.”