-
Pra quem não paga, a resposta é a alternativa b.
-
Alguém poderia comentar porque o item II é verdadeiro?
Grata!
-
Gabarito B.
Os itens dessa questão foram tirados desse pdf, link abaixo:
https://revistas.ufrj.br/index.php/oa/article/download/7126/5707
Efeitos de amostragem, também denominados de Efeito de Seleção em que quanto mais diversa uma comunidade, maior a probabilidade da presença de uma espécie funcionalmente superior e/ou dominante. Daí o item II está certo, Mércia.
Essa resposta também veio do supramencionado artigo, página 962.
-
§ Efeito de complementaridade: envolve os conceitos de partição de nicho e facilitação entre espécies.
· Na partição de nicho, cada espécie requer diferentes recursos e condições no ambiente para a sua sobrevivência, resultando assim na coexistência de espécies com distintos requerimentos, ou seja, há pouca ou nenhuma sobreposição de nicho entre elas. Desse modo, quanto maior a diversidade específica, maior o número de espécies que irão se complementar na utilização dos recursos disponíveis, maximizando assim o montante final de um determinado processo ecológico;
· Facilitação entre espécies: processo no qual a ocorrência de uma determinada espécie viabiliza a presença de outras através da criação de condições adequadas para a sua sobrevivência, seja pelo aumento no suprimento de recursos ou pela atenuação de distúrbios e stress.
§ Efeitos de amostragem/efeito de seleção: consideram que características funcionais não estão uniformemente distribuídas ao longo das espécies de uma comunidade, tornando possível que a presença de uma espécie com um desempenho desproporcional em relação às demais domine as taxas de um determinado processo ou propriedade do ecossistema. Consequentemente, quanto mais diversa uma comunidade, maior a probabilidade da presença de uma espécie funcionalmente superior e/ou dominante.
-
"Os efeitos de amostragem (ou efeitos de seleção) consideram que características funcionais não estão uniformemente distribuídas ao longo das espécies de uma comunidade (Benedetti-Cecchi 2006), tornando possível que a presença de uma espécie com um desempenho desproporcional em relação às demais domine as taxas de um determinado processo ou propriedade do ecossistema".
https://revistas.ufrj.br/index.php/oa/article/download/7126/5707