É atributo comum a todos os ecossistemas
É atributo comum a todos os ecossistemas
. Entende-se por Nicho Ecológico
A importância da biodiversidade vem sendo cada vez mais reconhecida e destacada, nos últimos anos. Com base no conhecimento acumulado acerca desse assunto, está INCORRETO afirmar que
Ao conjunto formado por todas as populações de diferentes espécies de plantas, animais e microorganismos vivendo e interagindo em uma área denominamos
A Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente, a respeito do estudo marque a alternativa errada:
Considere os conceitos de nicho ecológico e hábitat apresentados abaixo:
I – O nicho de um organismo é seu papel ecológico.
II – A ocupação de nichos distintos por diferentes espécies reduz a competição por recursos.
III – Nicho ecológico é o lugar onde um organismo vive.
IV – Um determinado hábitat pode proporcionar diferentes nichos aos organismos.
Estão corretas:
Segundo Aurélio Buarque de Holanda, Meio Ambiente é o conjunto de condições e influências naturais que cercam um ser vivo ou uma comunidade, e que agem sobre eles. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (Constituição Brasileira. Cap. VI. Art. 225).
De uma célula à biosfera, os seres vivos se organizam em diversos níveis hierárquicos, respectivamente. Marque a opção correta.
Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos com o ambiente e entre si. Sobre a ecologia, está incorreto afirmar que:
Com relação à biodiversidade, é correto afirmar que
De acordo com Pereira e Gonçalves, no livro Gestão e Legislação Ambientais, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas é denominado:
No sítio de seu Antônio, próximo da área urbana deste município, residem a esposa e filhos que o ajudam nos cuidados do criatório de galinhas, cabras e vacas, como também, no plantio de hortaliças e no controle das pragas. Semanalmente, seu Antônio vai até a cidade vender parte de sua produção, o que faz desta atividade a principal renda da família. Em uma visão ecológica do sítio de seu Antônio, é correto afirmar que o sitio é:
O conjunto de todos ecossistemas do planeta é denominado:
No talassociclo, a região batial está localizada na zona:
No limnociclo, as zonas lóticas podem ser caracterizadas por serem:
As várias populações da comunidade florestal, que se alimentam de néctar formam uma____________________, exploram esse mesmo tipo de recurso e consequentemente apresentam nichos semelhantes.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.
Entende-se por nicho ecológico.
Assinale a alternativa correta.
Três quartos da superfície da Terra é recoberta por águas salgadas que constituem os mares e oceanos. Os oceanos Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico apresentam uma variabilidade enorme de espécies que, ainda hoje, estão sendo descobertas e estudadas. Teme-se que a crescente poluição que assola os oceanos possa causar extinção de inúmeras espécies que sequer foram conhecidas pelos cientistas. As comunidades marinhas podem ser
Considerando-se os três grupos de habitats de água doce, sejam eles, ecossistemas lênticos, lóticos e de terras úmidas, assinale a alternativa que corresponda a exemplos de habitats lóticos.
Assinale a alternativa que apresenta variáveis ecológicas que somente podem ser estudadas ao nível hierárquico de organização de ecossistemas.
A Verdadeira Solidão.
[...] A grande novidade é que há pouco tempo foi descoberto um ser vivo que vive absolutamente sozinho em seu ecossistema. Nenhum outro ser vivo é capaz de sobreviver onde ele vive. É o primeiro ecossistema conhecido constituído por uma única espécie.
(Fernando Reinach. O Estado de S.Paulo, 20.11.2008.)
O autor se refere à bactéria Desulforudis audaxviator, descoberta em amostras de água obtida 2,8 km abaixo do solo, na África do Sul.
Considerando-se as informações do texto e os conceitos de ecologia,
pode-se afirmar corretamente que
O conjunto composto pela comunidade de seres vivos de uma área e os fatores físicos com os quais eles interagem é chamado:
Em estudos conduzidos, ao longo da costa sul do Alasca, foi feita uma comparação entre áreas com e sem lontras- marinhas (um mamífero predador de ouriços-do-mar). Nos locais com lontras-marinhas, havia muitas algas e poucos ouriços-do-mar; já em locais sem lontras, havia muitos ouriços-do-mar e poucas algas.
Considerando o papel ecológico desempenhado pelas lontras-marinhas nessas áreas, podemos supor que ela é uma espécie de que tipo?
Um pesquisador observou comportamento de larvas de culicídeos em um meio aquático e registrou que larvas do tipo A se alimentavam exclusivamente na superfície da água, posicionando suas pastes bucais próximas à superfície. Larvas do tipo B, entretanto, além da superfície, eventualmente vasculhavam o fundo da poça procurando por alimento. A seguinte afirmação é correta sobre larvas A e B.
Sobre os ecossistemas aquáticos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O plâncton corresponde ao conjunto de organismos que vivem em suspensão na coluna de água.
( ) A imensa maioria dos seres planctônicos é microscópica e não apresenta locomoção ativa.
( ) Os bentos, no caso a maioria dos peixes, são animais que se deslocam ativamente na coluna de água.
( ) Os néctons, como, por exemplo, a estrela‐do‐mar, são animais que vivem em contato com o substrato.
( ) Existem organismos bentônicos que são fixos como, por exemplo, os corais e as algas macroscópicas.
Assinale a opção que apresenta a situação em que as duas espécies possuem o mesmo nicho alimentar e o mesmo habitat.
Ecossistema designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades. Sobre o assunto julgue as afirmativas que seguem.
I. São considerados fatores bióticos os fatores externos como a água, o sol, o gelo e o vento e, como fatores abióticos, os efeitos das diversas populações de animais, plantas, vírus e bactérias.
II. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Estratosfera.
III. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata Atlântica ou floresta amazônica, todas as relações dos organismos entre si e com seu meio ambiente chamamos de ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo sobre e/ou sofrendo a ação de fatores abióticos.
É correto o que se afirma em apenas:
O conjunto de fatores bióticos, formado pela comunidade e pelos fatores abióticos constitui:
Para conhecer melhor a organização de uma comunidade ecológica, pode-se medir o compartilhamento de recursos entre as diferentes espécies. Uma das medidas utilizadas para avaliar a sobreposição dos nichos (“niche overlap”) é a de MacArthur & Levins (1967), posteriormente modificada por Pianka em 1973.
A respeito dessas formas de medições, analise as afirmativas a seguir:
I. Na forma de medir a sobreposição de nichos de MacArthur & Levins, o nicho das espécies j e k não são simétricos, enquanto na proposta de Pianka, os nichos das espécies j e k são simétricos.
II. A forma de MacArthur & Levins foi considerada uma medida do índice de competição entre duas espécies. Essa concepção foi abandonada na atualidade, depois da aceitação do modelo de Pianka.
III. O índice Simplificado de Morisita proposto por Horn (1966), que é muito semelhante à proposta de Pianka, é também usado para medir a sobreposição de nichos das espécies de uma comunidade.
Está correto o que se afirma em:
“O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Menor que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. O macho, como os de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas de objetos, próximos a extensas superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência.”
Fonte: http://drauziovarella.com.br/letras/a/aedes-aegypti/ (grifo nosso)
Considerando os conceitos básicos de ecologia e a estrutura dos ecossistemas, o trecho em destaque se refere ao:
O principal fator limitante para espécies da zona mesolitoral de um costão rochoso é
O que é bioma?
Com relação à biodiversidade, assinale a opção correta.
TEXTO 5
É com certa sabedoria que se diz: pelos olhos se conhece uma pessoa. Bem, há olhares de todos os tipos — dos dissimulados aos da cobiça, seja pelo vil metal ou pelo sexo.
Garimpeiro se conhece pelos olhos. Olhos de febre, que flamejam e reluzem. Há, em suas pupilas, o ouro. O brilho dourado tatua a íris. Trata-se apenas de um reflexo de sua alma e daquilo que corre em suas veias. É um vírus. A princípio, um sonho distante, mas, ao correr dos dias, torna-se uma angustiante busca. Na primeira vez que o ouro fagulha na sua frente, na bateia, toda a alma se contamina e o vírus se transforma em doença incurável.
Todos, no garimpo, têm histórias semelhantes. Têm família, filhos, empregos em suas cidades, nos distantes estados, mas, de repente, espalha-se a notícia do ouro. Então, largam tudo, vendem a roupa do corpo e lá se vão. Caçar o rastro do ouro é a sina. Nos olhos, a febre — um brilho dourado doentio. Sim, é fácil conhecer um garimpeiro.
Todos sabem que, no garimpo, não é lugar para se viver. Mas ninguém abandona o seu posto. Suor, lama, pedregulhos, pepitas douradas, cansaço — é a vida que até o diabo rejeita.
Por onde passam, o rastro da destruição. A Amazônia é nossa. Tratores e retroescavadeiras derrubam e limpam a floresta; as dragas chegam, os rios se contaminam rapidamente de mercúrio. Quem pode mais chora menos. Na trilha do brilho dourado, nada se preserva. Ai daqueles que levantarem alguma voz... No dia seguinte, o corpo é encontrado no meio da selva, um bom prato aos bichos.
(GONÇALVES, David. Sangue verde. Joinville: Sucesso
Pocket, 2014. p. 5-6. Adaptado.)
No ensino da biologia os seres vivos são agrupados em níveis crescentes de organização que vão desde o nível molecular até a biosfera.
Em relação à organização biológica assinale a alternativa CORRETA:
Seis espécies de aves australianas são declaradas extintas
Espécies poderiam ter sido facilmente salvas
Uma equipe de ornitólogos da Charles Darwin University, no norte da Austrália, declarou a extinção de seis espécies de aves nativas. Segundo o professor de conhecimentos tropicais, Stephen Garnett, esses animais poderiam, facilmente, ter sido salvos.
“Infelizmente, não há sinal de mais nenhum indivíduo”, lamenta Garnett. As espécies foram dizimadas após a chegada dos colonizadores europeus à Austrália. Seus hábitats foram desmatados ou contaminados por espécies exóticas invasoras. O controle do manejo de gado e de coelhos para o abate poderia ter salvado essas aves do fim.
John Platt. Internet:<www.uol.com.br>
Quando uma espécie é extinta, sua função ecológica é
desempenhada por outra espécie cujos hábitos sejam iguais
aos dela.
As variáveis que podem ser utilizadas para definir a biodiversidade são as seguintes:
Atente para o que se afirma a seguir sobre Biodiversidade e Funcionamento dos Ecossistemas (BFE).
I. O efeito de complementaridade envolve os conceitos de partição de nicho (cada espécie requer diferentes recursos e condições no ambiente para a sua sobrevivência) e facilitação entre espécies.
II. Os efeitos de amostragem consideram que características funcionais não estão uniformemente distribuídas ao longo das espécies, tornando possível que uma espécie domine as taxas de determinado processo ou propriedade do ecossistema.
III. A facilitação entre espécies é um processo no qual a ocorrência de uma determinada espécie viabiliza a presença de outras através da criação de condições adequadas para a sua sobrevivência.
É correto o que se afirma em:
Assinale a opção que corresponde a fatores limitantes da produtividade primária em comunidades terrestres.
O termo biodiversidade pode ser definido como a variabilidade de organismos vivos de qualquer origem, compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais eles fazem parte. Os índices que medem a biodiversidade levam em consideração dois componentes, quais sejam:
Nicho é definido por Huntchinson como um hipervolume n-dimensional das necessidades de recursos e tolerâncias a determinadas condições. Considerando essa definição, analise as seguintes proposições.
I. Nicho fundamental descreve a parte do nicho que é realmente ocupado por uma espécie, considerando os efeitos das interações com outras espécies.
II. Nicho realizado descreve a variação total de condições ambientais que são propícias à existência de uma espécie sem considerar os efeitos da competição interespecífica e da predação por outras espécies.
III. Recursos são fatores bióticos ou abióticos requeridos por um organismo para a sua manutenção, crescimento ou reprodução como, por exemplo, espaço, nutrientes, água, luz, parceiros sexuais.
IV. A facilitação é a interação através da qual a extensão do nicho realizado de uma espécie pode ser maior do que o alcance previsto pelo nicho fundamental.
É correto somente o que se afirma em
Os riscos potenciais que as plantas geneticamente modificadas oferecem ao ambiente têm sido apontados por cientistas, ambientalistas e entidades de defesa do consumidor no Brasil e no mundo como obstáculo ao cultivo em larga escala de plantas transgênicas. A dispersão de genes de espécies cultivadas para espécies silvestres e ervas daninhas é potencialmente um problema ecológico de grande importância.
Internet:
Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.
Os riscos potenciais que as plantas geneticamente modificadas oferecem ao ambiente têm sido apontados por cientistas, ambientalistas e entidades de defesa do consumidor no Brasil e no mundo como obstáculo ao cultivo em larga escala de plantas transgênicas. A dispersão de genes de espécies cultivadas para espécies silvestres e ervas daninhas é potencialmente um problema ecológico de grande importância.
Internet:
Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.
A respeito da interação entre seres vivos e de ecossistemas no Brasil, julgue o próximo item.
As alterações bióticas ou abióticas no ecossistema e que sejam
mais intensas que sua capacidade de adaptação podem levar
à extinção de algumas espécies.
Sobre diversidade biológica, assinale a opção correta.
Fatores ecológicos podem ser divididos em bióticos e abióticos. Sobre esses fatores, é correto afirmar que
“É a transição entre duas ou mais comunidades diferentes. É uma zona de união ou um cinturão de tensão que poderá ter extensão linear considerável, porém mais estreita que as áreas das próprias comunidades adjacentes. Sua comunidade pode conter organismos de cada uma das comunidades que se entrecortam, além dos organismos característicos” (ODUM, 1972).
O trecho acima refere-se a regiões sensíveis às mudanças climáticas globais, tornando-as potenciais indicadoras, e define o conceito de:
A cuíca Micoureus demerarae, um pequeno marsupial que utiliza o sub-bosque, foi estudada, por meio de captura-marcação-recaptura, em fragmentos da Mata Atlântica na Reserva Biológica Poço das Antas, RJ. Os fragmentos são separados pela chamada matriz _um conjunto de áreas de vegetação aberta dominado por gramíneas, samambaias e eventualmente árvores pioneiras. (Fernandes et al., 1998 apud Pinto-Coelho, F.M., Fundamentos em ecologia, 2000).
Os resultados mostraram que:
I. M. demerarae é residente nos fragmentos, mas não na matriz entre eles, onde raras capturas provavelmente foram de indivíduos em trânsito.
II. Em cada fragmento há uma população bem diferenciada, uma vez que as recapturas predominantemente são de indivíduos já marcados naquele mesmo fragmento.
III. Ocorrem movimentos de indivíduos entre essas populações.
O texto acima diz respeito ao conceito ecológico de (da):
O ecossistema marinho cobre aproximadamente 70% da superfície da Terra, onde as comunidades biológicas sofrem influência significativa dos fatores físicos presentes no oceano. No bioma marinho, a cadeia alimentar se concentra na plataforma continental, onde a variedade de nutrientes é extremamente abundante.
Quanto aos componentes bióticos encontrados neste ecossistema da biosfera podemos inferir que o meroplâncton é constituído por organismos
É exemplo de Zooantroponose:
Ecossistemas são os conjuntos formado por todas as comunidades que interagem entre si e com o meio natural de forma equilibrada, por meio da reciclagem de matéria e fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades. Os fatores ecológicos bióticos são todos os elementos originados pelos organismos vivos dentro de um ecossitema, que por sua vez vão condicionar as populações que se formam. Consideram-se como fatores ecológicos abióticos os fatores externos (umidade, sol, solo, regime climático, temperatura, pH, oxigênio e outros gases etc) que os seres vivos podem receber em um ecossistema.
Sobre a Floresta Amazônica, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os fatores bióticos influenciam os fatores abióticos, ou seja, a floresta não é responsável pela chuva na região.
II. A matéria orgânica produzida pelas folhas das árvores é responsável por fertilizar o solo da floresta, melhorando sua qualidade.
III. O fato de a floresta Amazônica estar situada em uma região equatorial faz com que ela se desenvolva muito pela alta insolação e umidade.
IV. O desflorestamento pode levar a perda da qualidade do solo e das chuvas.
V. Partículas orgânicas lançadas na atmosfera pela própria floresta influenciam no ciclo das chuvas sobre as florestas, inibindo-as por efeito chamado nucleação.
Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:
O conhecimento dos níveis de organização biológica é muito importante para ter maior assertividade nos estudos de ecologia. Dentre as seguintes alternativas, assinale a que representa o conceito de comunidade.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os sistemas ecológicos os quais embutem os seguintes processos (de I a V):
Uma região em um espaço multidimensional composto por fatores que afetam a sobrevivência de uma espécie é denominada:
Em relação ao ecossistema de água doce é CORRETO afirmar que:
A Ecologia é a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. O termo vem da junção de duas palavras gregas: Oikos, que significa casa, e logos, que quer dizer estudo. Assim sendo, ecologia significa o “estudo da casa” ou o “estudo do habitat dos seres vivos”.
O termo Ecologia foi criador por:
Todos os sistemas ecológicos são governados por um pequeno conjunto de princípios gerais, analise-os.
“É a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas”.
Trata-se de:
Fatores abióticos influenciam nas taxas metabólicas de plantas e animais.
Tais fatores são:
Qual é o resultado esperado quando duas espécies apresentam habitats e nichos idênticos?
I. Uma das espécies será localmente extinta em função do maior sucesso reprodutivo dos competidores mais eficientes.
II. Ambas as espécies não alterarão seu tamanho populacional.
III. As duas espécies não irão se reproduzir até que uma delas deixe o habitat.
Assinale a alternativa que contém afirmativas corretas:
Desde o começo da vida, os sistemas biológicos passaram por grandes mudanças evolutivas, representadas por grandes saltos em complexidade. Esses eventos foram fundamentais na configuração e diversificação da vida na Terra e resultaram em uma organização hierárquica da vida, conhecida como níveis de organização biológica (celúla, tecido, órgão, sistema, indivíduo, população, comunidade, ecossistema, biosfera). Esses níveis são vinculados entre si e, cada vez que um evolui de outro (saltos), o nível resultante é mais complexo que o anterior. Por exemplo, a origem da vida e da célula está diretamente associada à organização de moléculas em células; células se agrupam e formam tecidos; tecidos formam órgãos, que formam sistemas e assim por diante. Cada um desses saltos em complexidade (ou mudança de nível biológico) resulta no aparecimento de propriedades que não estavam presentes no nível pré-existente. São as chamadas propriedades emergentes.
Com isso em mente e conhecendo as propriedades dos níveis associados à ecologia, as propriedades emergentes associadas a indivíduo, população, comunidade e ecossistema, são, respectivamente:
A biogeoquímica é a ciência que estuda a troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas.
Sobre os ciclos biogeoquímicos, marque a afirmativa INCORRETA.