SóProvas


ID
2835679
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As legislações que versam sobre o ensino de ciências e biologia destacam um ensino pautado na importância das aprendizagens. Por isso conceitos como letramento científico, aprendizagem significativa, contextualização e transposição didática são alguns dos aspectos importantes dos documentos oficias. Em relação a esses conceitos, analise as afirmativas abaixo.

I. O trabalho que transforma um objeto de saber em um objeto de ensino é chamado de transposição didática. Para Yves Chevallard este conceito diz respeito a um saber a ensinar, que sofre, a partir de então transformações que vão torná-lo apto a ocupar um lugar de objeto de ensino.

II. Quando os conhecimentos, realidades e vivências prévias dos alunos são considerados como ponto de partida para o ensino, tem-se a contextualização. Nesse caso, o ensino da biologia fará sentido para o aluno e a compreensão dos processos e fenômenos biológicos será favorecida.

III. O letramento científico é um conceito que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico, mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais da ciência.

IV. A aprendizagem significativa implica a aquisição de um vocabulário básico de conceitos científicos, a compreensão da natureza do método científico e a compreensão do impacto da ciência e da tecnologia sobre os indivíduos e a sociedade.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • letra B: "a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo". Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem_significativa

  • IV. A alfabetização científica implica a aquisição de um vocabulário básico de conceitos científicos, a compreensão da natureza do método científico e a compreensão do impacto da ciência e da tecnologia sobre os indivíduos e a sociedade

    .Esmiuçando o papel fundamental da alfabetização científica em fomentar cidadãos mais

    críticos com a realidade Lorenzetti e Delizoicov (2001, p. 7) afirmam que “as escolas, através

    de seu corpo docente, precisam elaborar estratégias para que os alunos possam entender e

    aplicar os conceitos científicos básicos nas situações diárias, desenvolvendo hábitos de uma

    pessoa cientificamente instruída”.