-
→ Rachão são pedras com dimensões ideais para construção de drenos, muros de contenção e gabiões.
→ acho que a letra E e D estejam errada porque são acabamentos finais, deslizei nisso, a banca pediu o tipo de contrapiso.
→ nessa condição, o concreto armado talvez não fosse necessário, já que o solo apresenta boa resistência.
→ então, só pode ser o concreto com aditivo impermeabilizante.
Agora, alguém poderia me ajudar com as razões para essa especificação?
-
O lastro de concreto é uma regularização do contrapiso e como a questão citou o pavimento térreo, o aditivo impermeabilizante evita que a umidade do terreno chegue ao acabamento do piso.
-
Brilhou Andressa, obrigada!
-
A) concreto armado. Como se trata de um piso de edifício público com grande circulação de pessoas e visto que o material do aterro é de boa qualidade, se torna desnecessário o uso do piso em concreto armado, pois este material é indicado para elevadas concentrações de cargas como as situações apresentadas por veículos, por exemplo.
B) cerâmica ou porcelanato com PEI 5 e acabamento superficial antiderrapante. O Porcelanato é considerado um revestimento de alto custo quando comparado aos demais.
C) lastro de rachão e brita. O lastro de rachão e brita é mais destinado aos estacionamentos e onde a permeabilidade é importante para escoamento das águas pluviais. Não é usual para piso de pavimento térreo.
D) lastro de concreto com aditivo impermeabilizante. O lastro de concreto com aditivo impermeabilizante é economicamente viável para situações de boa capacidade de suporte de solo e destinadas a carregamentos mais leves como as de circulações de pessoas. O aditivo tende a evitar a ascensão da água do aterro para dentro da edificação por capilaridade. (GABARITO)
E) concreto desempenado ou granito nivelado e com tratamento antiderrapante. O granito é considerado um revestimento caro.
.
Fonte: Didática Editora.