SóProvas


ID
2836819
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No planejamento e controle de custos de uma obra, a chamada Curva ABC é utilizada para

Alternativas
Comentários
  • Curva ABC é uma ferramenta gerencial que auxilia a identificação dos itens que necessitam de uma “atenção” especial do gestor, seja por algum tipo de deficiência, seja por lucro, venda ou produtividade com parâmetros que fogem dos fatores costumeiros permitindo o tratamento adequado quanto à sua importância relativa.

                Também conhecida como curva 80 – 20, esta ferramenta vem auxiliando a administração de custos com bastante ênfase.


    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-uso-da-curva-abc-nas-empresas/26441/

  • Acredito que o conceito de curva ABC que o amigo colocou foi o relacionado a gestão de estoques. Se não me engano, em obra ficam no grupo A os itens que somam 50% dos custos. Os 30% seguintes seria o grupo B e os 20% menos caros formam o grupo C. A curva é feita com o objetivo de identificar as etapas da obra que serão mais onerosas. Muito parecido com o conceito de Gestão de estoque mas aqui não entra só produto, são as etapas da obra: fundação, alvenaria, acabamentos...
  • Após realizar todo o orçamento de uma obra, classificamos em ordem decrescente (do maior para o menor) quais são os insumos que tem maior peso sobre o custo total da obra. A partir dessa classificação que é gerada a Curva ABC.

    A curva nos mostra que 20% dos itens representam 80% do custo total de uma obra, logo, esses são os itens que devem ter mais atenção na contratação e aquisição, porque adquirir um produto ou serviço que faz parte desses 20% acima do seu custo previsto, gera um alto e direto impacto sobre o custo total da obra.

    https://pedreirao.com.br/o-que-e-uma-curva-abc-passo-a-passo/

  • Curva ABC- Análise de Pareto

    Ferramenta que permite identificar os itens que possuem maior importância e maior valor dentro do seu estoque, para assim classificá-los de acordo com essa relevância;

    Ferramenta de controle estatística que permite distinguir os insumos ou serviços de uma obra mais significante

    Classe A: representa 20% dos itens e cerca de 80% do valor total;

    Classe B: representa 30% dos itens e 15% do valor total;

    Classe C: representa 50% dos itens e 5% do valor.