SóProvas


ID
2837002
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Não leia só o título

Uma estratégia muito utilizada pelos criadores de conteúdo falso na internet é apelar para títulos bombásticos. Ler o texto completo é um passo básico para evitar compartilhar fake news. Às vezes, um título é provocativo, mas ele não necessariamente está sendo honesto com a própria reportagem. Os títulos são feitos para chamar a atenção. Então, você precisa ler o que está escrito para ver se o título se confirma no texto.

Tome cuidado com o sensacionalismo

As fake news tendem a conter palavras ou frases que despertam emoções ou mexem com as crenças das pessoas, atingindo um maior potencial de divulgação e compartilhamento nas redes sociais. Se tiver uma manchete, uma foto, um meme ou um vídeo que comova você, ou que fale diretamente com aquilo que acredita, duvide, porque pode ter sido feito para isso.

Olhe a data de publicação

Identifique quando a notícia foi publicada. Muitas vezes, o texto está simplesmente fora de contexto. É muito comum ver notícia falsa que na verdade não é falsa, só é velha.


Disponível em < https://goo.gl/ZKQeKt >, Acesso em: 10 abr. 2018 (com adaptações).


Da análise do texto, é inadequado afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    A função estratégica do título se resume na síntese perfeita do tema explorado, promovendo a articulação textual de uma maneira impessoal e neutra sobre o que está sendo dito. 

     

    >> ERRADO porque segundo a análise, o título presente em um texto/notícia com fake news é feito estrategicamente para chamar atenção. Para evitar conteúdos que contenham essas falsas notícias, o leitor precisa ler o tema presente nesses conteúdos por completo, para ao final certificar sua veracidade.