SóProvas


ID
2837134
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A sede de uma instituição iniciará série de grandes obras que interditará alguns departamentos de uma das regionais. A comunicação deste fato, a ser produzida pelo responsável pela comunicação da instituição, deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • Qual é o erro da D?

  • Joan, acredito que o erro da D esteja nessa parte. Publicar no mural da filial todas as informações referentes às reformas, com calendário de liberação dos setores e enviar, por correspondência, o boletim com fotos com o andamento das obras.


    Esse envio seria logisticamente complicado e financeiramente muito caro.

  • O ideal nessas situações é enviar um boletim eletrônico (newsletter).

  • O erro da E é esse que a LI DN falou, agora o erro da D que fala: Publicar na intranet da filial e da sede, para contemplar os públicos dirigentes (executivos da sede/ pq não todos os públicos da sede???) e diretamente interessados (os da filial) nas obras. No caso narrado na questão o melhor a ser feito é comunicar a todos os colaboradores da empresa ( como fala a alternativa B) e por um canal que seja ágil e barato, o que torna a comunicação eletrônica ideal.

  • Gente qual o erro da D ?

  • Questão bem manhosa. O erro da D é restringir a comunicação ao público interno. Percebam que a alternativa fala apenas dos executivos da sede e aos interessados da filial, nesse caso os funcionários da filial. Temos aí dois erros. O primeiro é quando se fala em apenas os "executivos da sede". E os outros funcionários da sede? Não precisam saber das obras que vão interditar setores inteiros?

    O segundo erro é a restrição ao público interno. Se setores inteiros vão parar, toda a rede de relacionamento daquela fiial deve ser avisada. Essa rede pode ser formada por inúmeros atores, entre eles clientes, fornecedores, prestadores de serviço, empresas parceiras etc...

    A intranet costuma ser fechada ao público interno. Isso por si só já poderia eliminar a alternativa, mas ela foi bem enfática ao falar apenas do público interno. O instrumento mais eficaz seria, de fato, o boletim eletrônico para todos os reais colaboradores, não apenas os funcionários.