SóProvas


ID
2837215
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Texto I
As empresas, instituições e organizações não estão livres de terem que gerenciar uma crise. Seja fruto de um acidente em suas instalações, problemas com seus produtos e serviços ou quaisquer outros motivos que gerem essa situação de crise.
Assim sendo, a melhor atitude a ser tomada pela assessoria de imprensa é:

Texto II
Divulgar rapidamente o que está sendo feito pela empresa, instituição ou organização para solucionar ou minimizar o problema, sem entrar em detalhes sobre o ocorrido, pois isso poderia fragilizá-la perante os concorrentes.

É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • é parcialmente verdadeira a assertiva II pois nem sempre a melhor conduta é a divulgação sem detalhamento dos erros ou da situação.

  • GABARITO E


    Durante uma crise, a empresa deve manter os colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, imprensa, grupos de pressão, sociedade e governo informados sobre o problema ocorrido e assim como quais são as ações que estão sendo tomadas para solucioná-lo. Qualquer falha nessa comunicação pode gerar novas crises ou destruir a imagem da corporação.

     

    Outra medida necessária em um momento de crise, e que os manuais orientam, é a instituição prévia de um porta-voz, que deve estar inteirado de todos os acontecimentos pertinentes à crise. Essas informações, ou mensagens-chave, munem o porta-voz de conceitos e declarações para o melhor posicionamento diante da mídia. É interessante que todas as informações sobre o problema sejam passados para a imprensa por meio de uma única pessoa. Fazendo assim, a organização evita que informações incorretas ou desencontradas sejam repassadas para a mídia – que passa a ter apenas uma fonte. Falhas de comunicação durante esses processos podem gerar novas crises. 


    FONTE: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL - ESTRATÉGIA CONCURSOS

     

  • Transparência e prestação de contas são a mãe e o pai da gestão de crise!