SóProvas


ID
283738
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IPHAN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No desenvolvimento de aplicações, a análise e o projeto orientados para objetos estudam os problemas com a utilização de modelos fundamentados em conceitos do mundo real. Com relação à análise orientada para objetos, assinale a alternativa que não faz parte da construção de um modelo de objetos.

Alternativas
Comentários

  • Na programação orientada a objetos, implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software (Letra B). Cada classe determina o comportamento (definido nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos (Letra E) , assim como o relacionamento com outros objetos (Letra C) .

    Classe representa um conjunto de objetos (letra B) com características afins. Uma classe define o comportamento dos objetos através de seus métodos, e quais estados ele é capaz de manter através de seus atributos (Letra E). Exemplo de classe: Os seres humanos

    Subclasse é uma nova classe que herda características de sua(s) classe(s) pai. (Letra A)

  • De qual literatura você tirou estas informações?

    Abraços.
  • Fonte::
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Orienta%C3%A7%C3%A3o_a_objetos

  • Eu recorreria esta questão, existe restrição de classe que são publica e pacote. Abs.

  • Na análise OO são ignorados: Tecnologia de implementação e requisitos não funcionais;
    Logo, por se tratar de um RNF a alternativa D é a resposta da questão.
  • E aí galera. Tentando contribuir.

    Acredito que análise e Projeto são dois momentos distintos. Na análise o foco é entender o que é o problema, não se atendo a tecnologias. No projeto a preocupação é em como vai resolver o problema (quais e como as tecnologias serão utilizadas). Portanto definir restrições de classes como público, privado ou protegido é um recurso técnico da fase de projeto pois está mais ligado à programação.
  • Segundo Fernado Pedrosa, identificar relacionamentos de herança faz parte do refinamento do modelo de classes, o que está em Projeto, não em análise.

    Como alguns também dizem: http://www.dimap.ufrn.br/~flavia.delicato/ClassesProjeto2008.pdf

    P
    orém, outros falam que está na Análise também. No fim das contas a gente tem que marcar a mais errada.
  • Segundo Pedrosa, na etapa de análise orientada a objetos são identificadas as classes conceituais no domínio do negócio em questão. São mostrados basicamente os atributos e relacionamento entre essas classes. Demais propriedades ou restrições não fazem parte dessa etapa e sim das etapas posteriores, de especificação e implementação.

  • d-

    Como observado, em analise orientada a objetos, somente requisitos funcionais (aquilo que o usuario quer q o sistema faça) entram na questao. As fases:

     

    Análise OO – desenvolvimento de modelo OO focado no domínio. A identificação dos objetos relaciona-se com o problema.


    Projeto OO – criação de um modelo OO para implementar os requisitos.


    Programação OO – execução do acima