SóProvas


ID
2837863
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, integra-se na vida particular de cada servidor público. De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: a ausência injustificada do servidor em seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público e que os repetidos erros e o acúmulo de desvios caracterizam imprudência no desempenho da função pública. 

    ANEXO

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

  • Seção I - Das Regras Deontológicas


    a) o servidor público poderá omitir a verdade quando contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.

    CORRETO: VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. (...)


    b) a ausência injustificada do servidor em seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público e que os repetidos erros e o acúmulo de desvios caracterizam imprudência no desempenho da função pública. 


    c) a moralidade da Administração Pública deve limitar-se à distinção entre o bem e o mal, evitando, assim, a subjetividade no desempenho de suas funções.

    CORRETO: III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. (...)


    d) a moralidade do ato administrativo depende do equilíbrio entre a legalidade e oportunidade na conduta do servidor público.

    CORRETO: III - (...) O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.


    e) a publicidade do ato administrativo constitui requisito de eficácia, e, de acordo com o princípio da conveniência, a sua omissão não configura comprometimento ético contra o bem comum.

    CORRETO: VII - (...) a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.


    Gabarito: B

  • Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    A publicidade conduz à eficácia ao ato administrativo.

    GAB:B.

  • Alternativa B

     

  • Primeiramente, essa questão (na minha humilde opinião) é considerada uma questão difícil.

    A banca simplesmente misturou dois incisos em uma única alternativa, ela colocou metade do inciso XI e o começo do inciso XII o que fez (certamente) muita gente errar, por achar que a letra B estaria errada/ou não ter a certeza absoluta da veracidade dos incisos.

    Segue os dois incisos:

    XI- "O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública. " ;

    XII - "Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas."

    Agora percebam que a banca uniu a parte que está em vermelho no inciso XI e XII, e colocou na alternativa (B):

    "a ausência injustificada do servidor em seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público e que os repetidos erros e o acúmulo de desvios caracterizam imprudência no desempenho da função pública. " .

    A) ERRADA - não pode omitir a verdade (VIII);

    B) CORRETA - gabarito- (XI e XII);

    C) ERRADA - não se limita à distinção entre o bem e o mal (III);

    D) ERRADA - legalidade e finalidade (III);

    E) ERRADA - a omissão configura SIM o comprometimento Etico (VII).

  • GABARITO: LETRA B

    Das Regras Deontológicas

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    FONTE: DECRETO N° 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

  • Repetidos erros = imprudência

    Descaso = imprudência

    Acúmulo de desvios = imprudência

    Fonte: Jovem aqui do QC (Vinícius Itália)

  • Essa banca ai mistura tudo induzindo ao erro!