SóProvas


ID
2837896
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Em um motor elétrico, nem toda a energia elétrica fornecida ao motor é convertida em energia mecânica no eixo. Parte da energia elétrica é perdida no processo de conversão eletromecânica de energia. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir.

I → As perdas mecânicas ocorrem devido ao atrito entre as partes móveis, ou seja, devido à fricção com os rolamentos e devido ao sistema de ventilação.
II → As perdas magnéticas ocorrem devido ao efeito Joule, resultante da corrente elétrica circulando através dos condutores do estator e do rotor do motor.
III → As perdas elétricas, que variam em função da densidade de fluxo magnético e da frequência de acionamento do motor, ocorrem principalmente nas lâminas de ferro do estator e do rotor.

Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I - V. Há 2 tipos básicos de perdas mecânicas em motores CA: atrito e ventilação. II - F. Neste item foram descritas as perdas elétricas. Tbm são conhecidas como perdas no cobre e se dão por superaquecimento resistivo nos enrolamentos do estator e do rotor. III - F. São as perdas magnéticas ou no núcleo que variam com a densidade de fluxo (B^2) e c/ a velocidade de rotação dos campos magnéticos. As perdas no núcleo se dão por histerese e por corrente parasita. Fonte: Fundamentos de máquinas elétricas - Chapman