SóProvas


ID
2838076
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A compostagem é uma tecnologia utilizada para tratamento de resíduos sólidos provenientes de diversas fontes, como resíduos urbanos, agroindustriais e agropecuários, que, ao final do processo, são transformados em fertilizantes. Com relação à compostagem, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Ewerton e Luan...

    Vocês deveriam ter vergonha na cara de ficar postando essas "mazelas" aqui no qconcursos.

    Postem comentários úteis.

  • vi que tinha comentário, fui olhar, nada de útil. Fala sério ein.

  • Sobre compostagem

    O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases: mesofílica, termofílica e de maturação. A primeira fase é caracterizada por ser curta e se estender por aproximadamente 15 dias. Esta fase é denominada mesofílica. Os micro-organismos (principalmente bactérias) que atuam nesta fase sobrevivem em temperaturas mais amenas (de até 40ºC). Essas bactérias vão metabolizar principalmente os nutrientes mais facilmente encontrados, ou seja, as moléculas mais simples.

    A segunda fase, denominada termofílica, é mais longa e se estende por aproximadamente dois meses, sendo caracterizada pela atuação de fungos e bactérias denominados termofílicos ou termófilos, que sobrevivem em ambientes com temperaturas mais elevadas que os mesofílicos e irão atuar sobre a matéria orgânica, degradando as moléculas mais complexas. Nesta fase, a temperatura das pilhas de compostagem pode atingir 65-70ºC, que possibilita também a higienização do composto, ocasionando a morte de eventuais microrganismos patogênicos presentes.

    A última fase do processo, denominada fase de maturação, pode durar de um a dois meses e é onde haverá uma diminuição da atividade microbiana, com a temperatura baixando gradativamente e se aproximando da temperatura ambiental. Nesta fase ocorre também diminuição da acidez antes observada no composto, o que poderia ser prejudicial às culturas caso fosse aplicado diretamente na agricultura.

  • Durante a fase mesófila do processo, há uma transformação da matéria orgânica em ácidos inorgânicos, reduzindo-se, assim, o pFH da massa de resíduos. resposta E

  • A) estabilização é feita na fase de maturação (não na fase termófila)

    B) a presença de odores desagradáveis e baixas temperaturas durante todo o processo de compostagem é um indicativo de que o processo está ocorrendo sob condições anaeróbias; para reverter essa situação, deve-se manter a umidade em 80% e revolvera massa de resíduos. a umidade ideal é entre 40 a 60%

    C) ecomenda-se que a massa de resíduos tenha uma relação C/N inicial de 30:1; caso parte do carbono disponível seja de difícil degradação, é aconselhável uma relação C/N inicial menor. (final)

     apontam que o limite para a relação da  varia entre 20/1 e 35/1, mas, de uma forma geral, a melhor é de 30/1 por ser a proporção em que os micro-organismos absorvem esses nutrientes. Isto significa que devem ser adicionados às composteiras materiais misturados que forneçam, mais ou menos, 30 partes de carbono para 1 parte de nitrogênio. Desse modo, a reprodução será mantida, assim como as funções metabólicas dos organismos, além da possibilidade de obtenção do composto final em menos tempo, evitando mau cheiro. Durante o processo, 20 partes do carbono são liberadas como dióxido de carbono e utilizadas pelos micro-organismos para obter energia. As outras 10 partes, junto com o nitrogênio, são absorvidas para a sua biomassa. Então, durante a compostagem, o resíduo entra com relação inicial de 30/1 e quando atinge a maturidade, transforma-se em produto ou vermicomposto com relação 10/1.

    D) quanto menor a granulometria do material orgânico a ser compostado, maior será a área que poderá ser atacada pelos microrganismos e maiores serão as temperaturas nas pilhas de compostagem.  Quanto menor for o tamanho das partículas, maior é a sua superfície específica, e, portanto, mais fácil é o ataque microbiano ou a disponibilidade biológica das partículas, mas, em contrapartida, aumentam os riscos de compactação e de falta de oxigênio. 

    fonte:https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Compostagem_000fhc8nfqz02wyiv80efhb2adn37yaw.pdf