SóProvas


ID
2838109
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A base para um sistema de gestão ambiental é fundamentada no conceito Plan-Do-Check-Act (PDCA), um processo interativo utilizado pelas organizações para alcançara melhoria contínua.


Com relação ao ciclo PDCA, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Incorreta é a letra D, pois a definição descrita está relacionada ao "Do"e não ao "check".

    Plan – Planejamento, Estabelecendo os processos e objetivos necessários para atingir os resultados em concordância com a política da organização, bem como de todos os requisitos legais;

    Do – Implementação e operação dos processos;

    Check – Verificar, monitorando e medindo os processos em conformidade com a política da organização, programa de objetivos e metas, requisitos legais e outros, relatando os resultados.

    Act – Agir para continuamente melhorar o desempenho do sistema de gestão.

  • Discordo da Elizandra, a assertiva ainda fala do item Check, porém acredito que o erro esteja no final da frase (sendo estas verificáveis ou não).

    As evidências da auditoria são baseadas apenas em informações verificáveis.

  • 1 – PLAN (PLANEJAR) – Neste primeiro passo para a aplicação, você deve elaborar um plano. Deve desenvolver, com base nas diretrizes e políticas da sua empresa, uma estratégia que se proponha a resolver os problemas levantados.

    A partir disso, deve levar em consideração três fases fundamentais: a primeira é o estabelecimento dos objetivos do ciclo; a segunda é a escolha do caminho para que estes objetivos sejam atingidos; e a terceira é a definição do método que deverá ser utilizado para isso. E deve também montar a equipe, escolhendo os profissionais que liderarão os processos.

    2 – DO (FAZER) – O planejamento está pronto e bem detalhado? Hora de colocá-lo em prática. Hora de arregaçar as mangas e tocar a execução do plano, que consiste também em treinar os envolvidos para prepará-los para o método que será empregado. Esta é a etapa mais importante do ciclo e deve ser acompanhada bem de perto para que em nenhum momento se desvie do que foi planejado.

    3 – CHECK (VERIFICAR) – O terceiro passo é a análise ou verificação dos resultados alcançados e dos dados coletados. Esta etapa pode se desenvolver tanto ao mesmo tempo em que o plano quando é elaborado – quando se verifica se o trabalho está sendo feito da forma devida – quanto após a execução, quando são feitas as análises estatísticas dos dados e a verificação de todos os itens. O principal objetivo desta fase é detectar eventuais erros ou falhas.

    4 – ACT ou Adjust (AGIR, CORRIGIR)– É a última fase. Nela, são tomadas as ações corretivas com base no que foi verificado. Ou seja, deve-se corrigir as falhas encontradas no passo anterior. Então, após realizada a investigação das causas destas falhas ou desvios no processo e após agir para solucioná-las, comece tudo de novo. Exatamente: como um ciclo, o PDCA deve ser retomado sempre para que, as práticas e os processos se aprimorem continuamente.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o ciclo PDCA. Neste caso, marquemos a alternativa INCORRETA.

    O ciclo de Deming, ou PDCA, representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que busca a melhoria contínua dos processos de trabalho. Foi idealizado pelo americano Walter Andrew Shewhart e implementado por William Deming, no Japão.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas:

    • Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.

    • Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada, e na coleta de dados que serão utilizados na etapa seguinte, toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.

    • Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada.

    • Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos

     Dito isso, passemos às alternativas.

    A - correta. na etapa Plan, são definidos os objetivos ambientais que devem ser coerentes com a política ambiental, mensuráveis (se viável), monitorados, comunicados e atualizados, como apropriado.

    B - correta. na etapa Act, poderão ser feitas melhorias como ação corretiva, melhoria contínua, mudança inovadora, inovação e reorganização.

    C - correta. na etapa Check, os resultados são medidos em relação à política ambiental da organização, aos objetivos ambientais e a outro critério, usando indicadores.

    D - incorreta. durante a etapa Check, são obtidas as evidências de auditoria, que consistem em registros, declarações de fato ou outra informação pertinente aos critérios de auditoria, sendo estas verificáveis ou não.

    • As evidências DEVEM ser verificáveis.

    E - correta. na etapa Plan, a organização determinará os aspectos ambientais, sendo estes elementos de atividades, produtos ou serviços que interagem ou podem interagir com o meio ambiente, podendo causar impactos ambientais.

    Concluímos que a alternativa que atende ao comando da questão é a "D".

    GABARITO: D

    Fontes:

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.