SóProvas


ID
2839177
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O mundo estaria se ‘desterritorializando’? Sob o impacto dos processos de globalização que ‘comprimiram’ o espaço e o tempo, (...) o que restaria de nossos ‘territórios’, de nossa ‘geografia’?

Fonte: HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização – do fim dos territórios à multiterritorialidade. 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp. 19 e 20.


Na geografia, o debate contemporâneo sobre territorialização, desterritorialização e reterritorialização conclui acerca

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Na geografia, o debate contemporâneo sobre territorialização, desterritorialização e reterritorialização conclui acerca

    A de uma tendência ao enfraquecimento dos controles territoriais, em consequência de uma rearticulação das velocidades na sociedade do movimento. (HA UM FORTALECIMENTO DO CONTROLE TERRITORIAL EM CONSEQUÊNCIA DAS TENDENCIAS GLOBALIZANTES QUE IMPÕE)


    B do predomínio da fluidez sobre a estabilidade, resultando numa sociedade de fluxos sem necessidade de base material. ( HA UMA NECESSIDADE DE SE MANTER O TERRITÓRIO ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DO PROCESSO HISTÓRICO {BASE} E SOCIOESPACIAL)


    C do aumento da hibridização cultural e, portanto, de uma multiplicidade de identidades que esvazia o território.( NA VERDADE EXPANDE AS TERRITORIALIDADES CONSIDERANDO ALÉM DA CONCEPÇÃO DE TERRITÓRIO FÍSICO- POLITICO MANTIDO PELAS RELAÇÕES DE PODER, TEMOS TERRITÓRIO COMO PRÁTICAS HUMANAS


    D da formação de uma multiplicidade de territorialidades, que vai dos limites fixos do gueto aos mais flexíveis territórios-rede.


    FONTE: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/22589/pdf

  • Marquei a letra "C". Talvez eu tenha feito uma interpretação equivocada do conceito de "esvazia o território", vez que a multiplicidade de culturas resultam na perda da própria identidade cultural territorial.

    Quanto aos guetos estampados na letra "D", por si só, já uma miscigenação de culturas, independente do processo de globalização, contemporâneo ou não.

    Essa é minha análise acerca da questão.

  • Alguem pode explicar pq N a? E pq a D??