SóProvas


ID
2840386
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Marque a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B)

     

    S.V. 25 do STF - É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito.

  • Gabarito B

     

    O STF decidiu que a prisão por despositário infiel é inconstitucional, uma vez que o Brasil é signatário do Pacto de San José da Costa Rica sobre direitos humanos (HC 96.772 de 09/06/09 e HC 94.013 de 10/02/09).

    Atualmente somente existe a possibilidade de prisão civil por dívida no caso de não pagamento injustificado de pensão alimentícia.

  • GABARITO LETRA B.

     

    a) Cabe ao procurador-geral da República a apreciação de conflitos de atribuição entre órgãos do Ministério Público. O PGR é o responsável por dirimir alguns dos principais conflitos de atribuições envolvendo o MP. Obs: Não confundir com os conflitos de competência, em que dois órgão do poder Judiciário divergem acerca de quem deve ser o julgador da causa. O CPP, por exemplo, trata deste assunto nos arts 113 a 177. 

     

     b) É lícita a prisão civil por dívida do depositário infiel. INCORRETA! Súmula Vinculante 25 STF É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito.

     

     c)  A garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização. Súmula Vinculante 12 do STF . A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas viola o disposto no art. 206, IV, da Constituição Federal.

     

     d)  A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição. Art. 3º, IV da Lei 9.784\99. Fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

     

     e) É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo. Súmula Vinculante 21 do STF. É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo.

  • Carai, fiquei com medo que tivesse alguma pegadinha nessa B kkkkk

  • Não disse se era pela CF ou pelo STF.


    Cabe recurso nessa questão.

  • Comentário simples, sem lenga lenga:

    a) Informativo 835 STF - Cabe ao Procurador-Geral da República a apreciação de conflitos de atribuição entre órgãos do ministério público.

    b) SV 25 STF - É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito.

    c) O Supremo Tribunal Federal admitiu, em sede de repercussão geral, a cobrança de mensalidades por universidades públicas em cursos de especialização. A gratuidade prevista no art. 206, IV, da CRFB refere-se ao ensino básico obrigatório, cuja finalidade seria distinta daquela dos cursos de pós graduação lato sensu. Afirma que tais cursos têm por objetivo a “capacitação profissional” e que, ao contrário dos cursos de pós-graduação stricto sensu, não contam com recursos financeiros do Poder Público.

    d) SV 5 STF - A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

    e) SV 28 STF - É inconstitucional a exigência de depósito prévio como requisito de admissibilidade de ação judicial na qual se pretenda discutir a exigibilidade de crédito tributário.

  • A garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança, por universidades públicas, de mensalidade em curso de especialização.

    [RE 597.854, rel. min. Edson Fachin, j. 26-4-2017, P, DJE de 21-9-2017, Tema 535.]

    Vide RE 500.171, rel. min. Ricardo Lewandowski, j. 13-8-2008, P, DJE de 24-10-2008, Tema 40


  • Quando a questão não citar o STF, subentende-se que seja conforme a constituição federal.

  • art.5 LXVII- não haverá prisão civil por dívida, SALVO do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia E A DO DEPOSITÁRIO INFIEL

  • QUESTÃO NÃO ESPECIFICOU, LEVANDO O CANDIDATO AO ERRO.

  • GABARITO: B

    SÚMULA VINCULANTE 25: É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.

  • Bom a alternativa B é a correta porém.

    Tinha que específicar de acordo com o que o examinador quer a resposta. Isso ao meu ver cabe recurso

  • Súmula Vinculante 25: é ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.

    Atualmente, em suma, a única prisão civil por dívida admitida no Brasil é a do devedor de alimentos.

    gab. B

  • GAB B

     

    ART. 5º, CF LXVII - NÃO HAVERÁ PRISÃO POR DÍVIDA, SALVO A DO RESPONSÁVEL PELO INADIMPLEMENTO VOLUNTÁRIO E INESCUSÁVEL DE OBRIGAÇÃO ALIMENTÍCIA E A DO DEPOSITÁRIO INFIEL. (STF DECIDIU QUE A PRISÃO CIVIL DO DEPOSITÁRIO INFIEL É INCONSTITUCIONAL)

     

    CABE RECURSO FIQUEI EM DÚVIDA E ERREI ..AGORA SE CONSIDERA QUE DE FORMA GERAL SEGUE O STF, PODIA AO MENOS DIZER OU A JURISPRUDÊNCIA TÁ TÃO CONSOLIDADA ASSIM QUE NEM PRECISA MAIS ESPECIFICAR E TEMOS QUE  ESTUDAR E SER MÍSTICOS.

  • É ilícita a prisão civil do depositário infiel em qualquer que seja a modalidade do depósito.

  • GAB: B

    - Antigamente: possível a prisão de DEPOSITÁRIO INFIEL e DEVEDOR DE ALIMENTOS

    - Hoje: é possível apenas a prisão de DEVEDOR DE ALIMENTOS (O STF considerou inconstitucional a prisao de depositário infiel).

  • Vamos analisar as alternativas, com atenção ao fato de que é preciso indicar a alternativa incorreta.

    - alternativa A: errada. De fato, cabe ao Procurador-Geral da República a apreciação de conflitos de atribuição entre órgãos do Ministério Público. Veja o entendimento adotado na ACO n. 1567/QO, julgada em 2016.

    - alternativa B: correta. Nos termos da Súmula Vinculante n. 25, "é ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito". 

    - alternativa C: errada. Em entendimento adotado no RE n. 597.854, o STF entendeu que “a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança, por universidades públicas, de mensalidades em cursos de especialização".

    - alternativa D: errada. Este é o entendimento adotado na SV n. 5: "A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição".

    - alternativa E: errada. Este entendimento foi adotado na SV n. 21: "É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo".



    Gabarito: a resposta é a LETRA B.