-
Press day é uma ferramenta de relacionamento com a imprensa pela qual os jornalistas visitam, em um dia determinado, as instalações e o funcionamento da organização.
GAB D
Artigo: Seu conteúdo é basicamente opinativo e interpretativo e, em geral, oferece uma análise sobre assunto de interesse público. (p. 258)
Press kit: Conjunto de material (...) entregue como apoio a jornalistas durante uam cobertura, lançamento, coletiva, visita, buscando informar ar espeito de determinado assunto. (p. 267)
Publieditorial: Material pago veciulado sob a forma de matéria jornalística e muitas ezes produzido por assessores de imprensa. (p. 268)
Assessoria de imprensa e Relacionamento com a Mídia, Jorge Duarte
-
Essa parte da letra A não estaria errada, uma vez que o release não é um artigo opinativo e sim informativo sobre as ações presentes e/ou futuras das organizações?
"O artigo opinativo do assessorado, elaborado com o apoio do assessor, analisa um tema de relevância pública, geralmente, da área da organização assessorada.",
O publieditorial é função de qual departamento?
-
Respondendo a Li DN, a letra A está correta. O artigo, que é um texto do gênero opinativo, está entre as responsabilidades do assessor de imprensa. Não confundi-lo com o release. O release poderá ser alterado pelo jornalista, já o artigo não. Este deverá ser publicado na íntegra, tal como foi recebido. O texto original do artigo deverá ser escrito pelo assessorado, e, posteriormente, o assessor de imprensa poderá alterá-lo para deixá-lo mas palatável, traduzindo termos técnicos, suprimindo redundâncias e até mesmo adequando o texto ao tamanho máximo de caracteres do espaço oferecido pelo jornal. Geralmente o artigo aborda algum tema de relevância pública e atual.
Sobre o publieditorial, geralmente é escrito pelo assessor de imprensa, ou de comunicação, e diagramado pela agência de publicidade contratada. Poderá, excepcionalmente, ser feito quase que totalmente pela agência, mas, neste caso, o tempo necessário para que se alcance um texto preciso poderá ser tão grande que é mais fácil que o mesmo seja escrito pelo assessor, que já conhece o tema e os pormenores da "cena" que se deseja abordar. (Este conceito sobre publieditorial é baseado somente na minha própria experiência, pois desconheço referência bibliográfica).