SóProvas


ID
2840956
Banca
CONSULPAM
Órgão
Câmara de Juiz de Fora - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto e responda à questão.


    As instituições sociedades se configuram em padrões econômicos, culturais e ético-políticos. Esses padrões são correlatos de uma ordem historicamente construída. A ordem social pode ser chamada de “autogerada” somente no sentido em que ela resulta da atividade dos seres humanos, que são seres sociais, não sendo, portanto, definida por um ser supremo fora de nosso mundo, nem muito menos resultante meramente de nossas tendências biológicas, tais como se verificaria numa colmeia ou num formigueiro. A ordem social é autogerada coletivamente a partir da produção e reprodução coletiva da existência humana. Essa empreita, transformando-se constantemente de acordo com as reconfigurações da correlação de forças econômicas e ético-políticas, possui uma dimensão histórica radical, pois tudo está em um processo, em um “devir” contínuo. A história não dá saltos, nada acontece sem ter sido preparado, sem que condições específicas não tivessem possibilitado o advento do novo. A ordem social é construída historicamente e só é criticamente compreensível segundo a configuração das forças sociais em dado momento, o que pode ser investigado a partir da pergunta sobre a quem ela serve. Essas forças expressam o entrelaçamento das relações de poder econômico, político, técnico-científico, comunicativo e bélico.

    Devido ao caráter instável da configuração e constituição social, nenhuma ordem, padrão de reconhecimento entre as pessoas, em relação ao qual se estabelece o que cabe a cada uma fazer, ceder, oferecer e receber, deve ser entendida fora do processo contraditório de destruição e criação de padrões, da desordem que lhe é correlata, das ações que não se enquadram nos padrões de reconhecimento estabelecidos num determinado momento, mas que os tornam relativos.

    O poder público tem-se definido como esquema de constrangimento, capacidade de definir prioridades para a coletividade, controle dos meios de produção e reprodução da existência social e dos meios de persuasão e de repressão. A sociedade é desigual porque a partilha do poder econômico gera diferenças históricas definidas pela divisão social do trabalho e da propriedade. Assim, a desigualdade de poder de consumo é apenas a ponta do iceberg da configuração das forças sociais, do processo histórico segundo o qual uma sociedade se constitui. A ordem expressa nas leis constitucionais que modulam juridicamente uma sociedade reflete e justifica a configuração de forças históricas, que define como os frutos da cooperação social são diferentemente apropriados.


SILVA, S. R. Ética pública e formação humana. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 645-665, out. 2006. p. 648-649. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br (com adaptações).

No trecho “[...]a desigualdade de poder de consumo é apenas a ponta do iceberg da configuração das forças sociais [...]” há uma figura de linguagem conhecida como metáfora. O sentido dessa expressão metafórica assemelha-se ao do provérbio presente no item:

Alternativas
Comentários
  •  “[...]a desigualdade de poder de consumo é apenas a ponta do iceberg da configuração das forças sociais [...]”


    Pegamos o termo ICEBERG e trocamos pelas palavras correta, "o início de um grande conjunto de diferenças ", ou seja, não só isso de problema (a ponta do iceberg), mas tem vários outros problemas que não se fala e não se mostra. Como se diz "não é só isso aí que fulano está falando não. Tem caroço nesse angu (tem mais coisas) e ele não quer falar"

  • Letra A.


  • A frase "tem caroço nesse angu" está sendo utilizada no sentido figurado, e pode ter o mesmo significado de "tem algo de errado nessa situação".


    GAB: A


  • A meu ver comentar apenas o gabarito tbm é válido, pois é útil para quem não é assinante.

  • A metáfora é a figura de linguagem que transporta o significado de uma palavra para outra devido à relação de semelhança entre os significados.

  • A expressao "ponta do iceberg" significa que algo é a menor parte ou o começo de X.


    O sentido assemelha-se ao de "tem caroço nese angu" onde ambas demonstram que há algo a mais em um determinado fato além daquilo que é diretamente observável.

  • WHALISON BEZERRA, se você não fosse premium saberia a utilidade que tem "só" comentar o gabarito.

  • Quem nao é assinante pode muito bem ver as respostas pelas estatisticas, mas voces teimam com essas noias de escrever o gabarito

  • isso que me quebra no Portugues, não consigo ver diferença entre as alternativas.todas são figuradas, e se empregadas num texto não sei a diferença por ser uma metáfora.

  • Matheus Moreira, tem questão com alto índice de erro. A mais marcada é a errada. E aí? Qual incrível solução você dá?

  • Eu acho importante que o pessoal comente e explique as erradas também e não somente o gabarito, pois muitas vezes é preciso saber qual o erro nas outras alternativas ou qual a pegadinha do examinador, isto porque há questões que têm mais de uma correta, mas não é aquilo que o examinador pediu.

    Que me corrijam, mas acho que esta questão é uma dessas que várias estão certas, mas não é isso que o examinador pede e sim qual tem o sentido semelhante, ou seja, "a ponta do iceberg" quer dizer que há mais coisas escondidas, assim como em "Tem caroço nesse angu"

  • Eu espero não ser ignorante ao achar isso, mas essa questão me deixou chateada mais que todas. Todas são figurativas, apesar do colega acima ter dito que é a alternativa A, eu ainda não entendi a lógica rsrsrs

  • Eu espero não ser ignorante ao achar isso, mas essa questão me deixou chateada mais que todas. Todas são figurativas, apesar do colega acima ter dito que é a alternativa A, eu ainda não entendi a lógica rsrsrs

  • eu entendo que a ponta do iceberg mostra apenas uma parte de um todo, assim entendo que o caroço no angu tbm está escondido. Fui por essa lógica boba, mas acertei.

  • Essa frase: Tem caroço nesse angu. É uma explicação, assim como a frase: ...É apenas a ponta do Iceberg da configuração...
  • Gabarito''A''.

    A desigualdade de poder de consumo é apenas a ponta do iceberg da configuração das forças sociais=> provérbio presente no item: Tem caroço nesse angu.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • O QC deveria cobrar mais caros de usuários que AMAM os não assinantes e a diferença DOAR para os mais pobri. Acho justo! hastagMelancianoPescoço