SóProvas


ID
2841163
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os 20 milhões de itens expostos ao público, objetos de pesquisa e testemunhas à mão da memória e da História do Brasil, ainda ardiam no incêndio que devastou o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, por não haver água nos hidrantes do prédio, e vários oportunistas já vinham à tona para se aproveitarem da tragédia.

O esqueleto de Luzia, a mulher mais antiga do continente, resistente a 12 mil anos de intempéries, era apenas uma imagem virtual quando os repórteres dos telejornais, enfrentando a desinformação absoluta com a necessidade de falar alguma coisa, noticiaram que a polícia terá de descobrir e revelar se o incêndio foi acidental ou criminoso. Truísmo é pouco para definir essa platitude. Minhas senhoras, meus senhores, o que se assistiu na noite de domingo passado foi ao assassinato sem piedade de milhares de anos da História do País e da humanidade pelas castas que dilapidam há séculos o patrimônio público. A documentação do registro da passagem do mamífero bípede, impropriamente definido como racional, e da identidade nacional de uma pretensa civilização, instalada nestes tristes trópicos em substituição à barbárie dos silvícolas, anterior a ela, virou cinzas molhadas pelos jatos impotentes de uma escada de bombeiros jorrando água suficiente para apagar uma fogueira junina, se muito.

NÊUMANNE, José. Incêndio do Museu Nacional foi um crime. O Estado de S. Paulo, 05 de set. 2018. Disponível em: https://opiniao.estadao.com.br/ noticias/geral,incendio-do-museu-nacional-foi-um-crime,70002488267. Acesso em 05 set. 2018


No trecho “Os 20 milhões de itens expostos ao público, objetos de pesquisa e testemunhas à mão da memória e da História do Brasil, ainda ardiam no incêndio que devastou o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, por não haver água nos hidrantes do prédio [...].”, a passagem destacada pode ser reescrita, sem prejuízo de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • Porquanto e uma conjunção causal e pode ser substituída por:pois,porque,visto que,como, uma vez que , na medidaem que, haja vista que, já que.


    Conquanto e uma conjunção concessiva e pode ser substituída por: embora, não obstante, ainda que,mesmo que,se bem que,posto que,por mais que, por pior que,apesar de que,a despeito de,malgrado, em que se pese.

  • Dona Flor!! VOU DEIXAR CLARO QUE NÃO SOU PROFESOR DE PORTUGUÊS, MEU COMENTÁRIO É APENAS COM BASE EM ESTUDOS E TENTANDO AJUDAR OS AMIGOS.


    C) O PORQUANTO também pode possuir valor EXPLICATIVO, e no caso em questão é isso que ocorre, com o valor de PORQUE.


    D) O CONQUANTO tem valor CONCESSIVO, a segunda frase deveria contrariar a primeira para ter esse valor, mas não é o que ocorre, por isso está errada.


    ESPERO TER AJUDADO E NÃO ATRAPALHADO.

  • Porquanto - explicação, justificação (porque, visto que, já que)


    Conquanto - contrário à afirmação (embora, se bem que)

  •  por não haver água nos hidrantes do prédio [...] 

    Oração subordinada adverbial causal reduzida de infinitivo. 

    Transcrevendo-a fica: Porquanto não havia água nos hidrantes do prédio